A relação entre a Forma do Corpo, o Caráter e a Personalidade


A relação entre a forma do corpo, o temperamento e o caráter de uma pessoa é um campo fascinante que destaca a complexa interação entre hereditariedade e experiências de vida na formação da personalidade humana. Tanto a estrutura genética quanto a configuração física do corpo desempenham papéis cruciais na determinação de traços comportamentais e emocionais. Neste conteúdo, abordaremos os estudos de psicanalistas como Wilhelm Reich e seu seguidor Alexander Lowen, que exploraram profundamente como as emoções e experiências armazenadas no corpo moldam não apenas a saúde física, mas também aspectos psicológicos e comportamentais. Além disso, examinaremos a aplicação atual desse conhecimento por meio do método ‘O Corpo Explica’.

Os Estudos de Reich e Lowen

Wilhelm Reich foi médico psiquiatra e psicanalista discípulo de Freud, que verificou a existência da correlação entre o formato do corpo  e a maneira de pensar de uma pessoa. Essa abordagem propõe que existe uma correlação profunda entre a mente e o corpo, e que o formato e a postura do corpo de uma pessoa podem oferecer informações sobre seu estado psicológico e emocional.

Na década de 30, no auge das descobertas relacionadas ao universo da mente, Reich iniciou a análise da Estrutura do Caráter. Para ele, as emoções reprimidas se manifestavam no corpo na forma de couraças musculares, tensionamentos que bloqueavam a livre circulação da energia vital (orgone). O trabalho de Reich influenciou profundamente a compreensão da relação entre mente e corpo.

Outro psicanalista, Alexander Lowen, que foi discípulo de Reich, expandiu ainda mais as ideias do mestre. Além disso, desenvolveu a bioenergética, uma forma de psicoterapia que integra técnicas corporais e análise emocional para liberar as tensões musculares e promover a expressão emocional.

Lowen enfatizou a importância de reconhecer e liberar as emoções armazenadas no corpo para alcançar um equilíbrio psicológico e físico.

Reich e a Estrutura do Caráter

Wilhelm Reich fundamentou um sistema psicanalítico baseado na identificação de Cinco Traços de Caráter. Posteriormente, Alexander Lowen desenvolveu uma terapia com base nesse conhecimento para diagnosticar e tratar problemas psicológicos.

Os Cinco Traços de Caráter de Reich refletem as maneiras como as pessoas lidam com as demandas da vida e as emoções. São eles:

  1. Esquizoide
  2. Oral
  3. Psicopático
  4. Masoquista
  5. Rígido

Lower integrou os Cinco Traços de Caráter em seu Sistema de Análise Bioenergética.

Reich e Lowen na Atualidade

Os conhecimentos de Reich e Lowen reverberam nos dias atuais na abordagem “O Corpo Explica”, a qual busca explorar e compreender as emoções e traumas enraizados no corpo, manifestando-se por meio de padrões posturais, gestos e expressões corporais identificados pelos Cinco Traços de Caráter.

O Método “O Corpo Explica”

O método terapêutico “O Corpo Explica” foi criado por 3 pesquisadores brasileiros, Elton Euler, um especialista em comunicação, Guilherme Geest, fisioterapeuta especialista em sistêmica, e Vanessa Cesnik, doutora em psicologia pela USP.

Esse método tem como referência os conhecimentos de Wilhelm Reich e Alexander Lowen. Segundo seus criadores, a análise corporal com base nos Cinco Traços de Caráter, é uma ferramenta ideal para o trabalho de profissionais especializados em desenvolvimento e comportamento humano. O método procura desbloquear as couraças musculares, promover a consciência corporal e permitir que as emoções reprimidas sejam expressas e processadas.

O método é terapêutico e busca não apenas aliviar sintomas físicos, mas também promover uma transformação psicológica e emocional duradoura.

A Relação entre a Forma do Corpo, o Caráter e a Personalidade

O Corpo Explica é um método inovador, no qual o formato do corpo explica o tipo de mente da pessoa e revela os problemas que ela possa estar enfrentando. Através da análise corporal realizada visualmente, observando seis partes do corpo: cabeça, olhos, boca, tronco, quadril e pernas, examinando o quanto de cada traço de caráter aquela parte possui, é gerado um gráfico, do qual é feita a devolutiva ao paciente.

O método O Corpo Explica manteve a mesma nomenclatura científica dos traços atribuída por Reich. Nenhuma pessoa é formada 100% de um único traço. Somos a mistura dos cinco traços, e geralmente apresentamos picos maiores em 2 a 3 traços.

Veja na ilustração abaixo a ordem cronológica da formação no corpo dos traços de caráter, que, dependendo do indivíduo e de suas respostas às experiências, podem perpetuar-se ao longo de outras fases de sua existência.

A relação entre a Forma do Corpo, o Caráter e a Personalidade

                                Fonte da Ilustração: Revista Saúde

Segue a descrição das características que marcam os Cinco Traços de Caráter, estabelecendo a relação entre corpo e mente:

Esquizoide

Descrição: Pessoas com características esquizoides tendem a se desconectar emocionalmente, evitando a intimidade e o contato emocional profundo. Elas podem parecer distantes, frias e preferir a solidão.

Forma do Corpo: Os indivíduos esquizoides geralmente são descritos como magros e frágeis, com uma postura muitas vezes encurvada. Há uma tendência a expressar um corpo mais contido e retraído.

Expressão Corporal: O corpo muitas vezes reflete uma postura esguia e inexpressiva.

Dor Emocional: Durante a fase da gestação até o nascimento, experimentou a sensação de rejeição, razão pela qual desenvolveu o medo de ser rejeitado.

Recurso Psicológico: Criatividade e raciocínio lógico. “Pensa fora da caixa”.

Mecanismo de Defesa: Evita contato com as pessoas.

Não espere do Esquizóide: Fazer sempre a mesma coisa e contato físico.

Oral

Descrição: O traço oral está relacionado a questões de dependência emocional. Indivíduos com características orais podem apresentar dificuldades em estabelecer limites e buscar gratificação e segurança através de relacionamentos que envolvam dependência afetiva.

Forma do Corpo: Corpo arredondado e fisionomia sorridente, infantil e fofinha.

Expressão Corporal: Tensões podem se manifestar na mandíbula, pescoço e região da garganta. Apresentam uma aparência mais infantil.

Dor Emocional: Durante a fase da amamentação, sentiu a sensação de abandono, razão pela qual se apresenta emotivo, chorando por qualquer coisa e às vezes sem motivo algum. É muito sensível e intenso em tudo que faz. Possui forte empatia e percebe o que os outros sentem.

Recurso Psicológico: É comunicativo, sociável e acolhedor.

Não espere do Oral: Objetividade, racionalidade, lógica e silêncio.

Psicopático

Descrição: Este traço está associado à busca de poder e controle sobre os outros. Pessoas com características psicopáticas podem ter dificuldade em aceitar a autoridade, desafiando normas sociais e buscando dominar os outros.

Forma do Corpo: O aspecto do corpo é triangular, maior em cima e menor em baixo. Apresenta uma aparência atraente e charmosa.

Expressão Corporal: A postura do traço psicopático pode refletir uma rigidez muscular, indicando uma atitude defensiva.

Dor Emocional: Sentiu o peso da manipulação vinda dos outros, por isso  tem muito medo de ser manipulado.

Recurso Psicológico: É hábil negociador, possui liderança, é extremamente prático e busca sempre tirar vantagens e receber algo em troca. Boa capacidade de se adaptar socialmente

Não espere do Psicopático: Docilidade, emotividade e submissão.

Masoquista

Descrição: Características masoquistas estão relacionadas a padrões de autossabotagem e autonegação. Indivíduos com esse traço podem se submeter a situações difíceis ou desagradáveis, muitas vezes em busca de aceitação ou aprovação.

Forma do Corpo: Aspecto corporal com formato quadrado e musculatura densa e contraída.

Expressão Corporal: Tensões podem ser evidentes em áreas como os ombros e a parte superior das costas.

Dor Emocional: Durante o período de adaptação ao desfralde, experimentou humilhação, como por exemplo, ao receber repreensões por fazer xixi na cama. Por isso, tem muito medo de ser humilhado.

Recurso Psicológico: Desenvolveu força, resiliência e poder de organização.  Tem sentimentos, porém é reservado e não os demonstra.

Não espere do Masoquista: Espontaneidade, descontração e capacidade de improvisação.

Rígido

Descrição: O traço rígido está associado à busca de prazer e evitação da dor. Pessoas com esse traço buscam constantemente experiências prazerosas e evitam confrontar emoções dolorosas.

Forma do Corpo: Indivíduos rígidos são propensos a ter  um formato do corpo harmonioso, atlético e bem delineado.

Expressão Corporal: A expressão corporal é caracterizada por postura firme, ereta e atraente.

Dor Emocional: Sentiu, durante a fase dos 3,5 aos 5 anos, o sentimento de traição, como a falta de atenção ou ciúmes em relação a um dos pais. Por isso, desenvolveu o medo de ser traído.

Recurso Psicológico: Apresenta forte competitividade e agilidade. Gosta de brilhar, ser o primeiro, tem facilidade de encantar e convencer as pessoas. É perfeccionista ao extremo.

Não espere do Rígido: Vulnerabilidade e passividade.

Como se formam os Traços de Caráter

Explore no vídeo abaixo a temática de ‘O Corpo Explica’, mergulhando com Elton Euler na formação dos Traços de Caráter e nas conexões entre sistema nervoso, mente, emoções e corpo:

@ocorpoexplica Já se perguntou como são formados os 5 Traços de Carácteres que você tem? #empreendedorismo #sucesso #prosperidade #pensamentopositivo #sabedoria #autoconhecimento #carreira #autoconfiança #altaperformance #mentalidade #mentalidadedesucesso #desenvolvimentohumano #desenvolvimento #reflexao #inteligenciaemocional #curiosidades #ciencia ♬ som original – O Corpo Explica

Conexão entre Corpo e Emoções

O corpo, como expressão viva da experiência emocional, revela nuances essenciais para o entendimento de quem somos. Que as informações deste conteúdo tenham sido úteis para o autoconhecimento.

Fontes:

  1. Centro Reichiano
  2. Bioenergetics
  3. Revista Saúde
  4. Essência Exponencial
  5. OR Coaching
  6. Terra
  7. O Corpo Explica

Conheça outros métodos terapêuticos alternativos: 

Como e por que elevar sua vibração: Benefícios físicos e espirituais

Meditação: O que é, como vivenciá-la e os benefícios que ela nos traz

Escala de Hawkins: A influência das emoções na energia da vida

O que é Psicoterapia Contemplativa e quais são seus benefícios

Método Self-Healing: A cura que vem do movimento e consciência corporal




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...