Anvisa recolhe fórmulas suspeitas de contaminar bebês: 4 bebês internados e 1 morto


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu recolher 5 fórmulas infantis pelo risco de estarem contaminadas com uma bactéria que pode ser letal para os bebês.

A contaminação foi detectada depois de a Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, ter feito uma inspeção na fábrica da empresa Abbott Nutrition da cidade norte-americana de Sturgis.

As marcas em questão são: Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, produzidas pela empresa Abbott Nutrition. Até o momento, nos Estados Unidos, quatro bebês com menos de 6 meses foram internados e um morreu, após o consumo do produto.

As bactérias que podem estar contaminando as fórmulas mencionadas são a Cronobacter sakazakii e Salmonella Newport. A contaminação pode ter ocorrido em função de uma falha no controle nas etapas de produção e da falta de uso de roupas de proteção necessárias.

Reconheça os lotes contaminados

Embora a representante brasileira da empresa Abbott tenha destacado que, no momento, nenhum produto nutricional vendido no Brasil faz parte dos lotes contaminados, a Anvisa informa que os lotes com suspeita de contaminação começam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contém K8, SH ou Z2, e têm data de validade para 1 de abril de 2022 ou data posterior.

Essas informações podem ser obtidas verificando a parte debaixo da embalagem.

A recomendação da agência é evitar a aquisição e consumo de tais produtos. Caso a fórmula suspeita tenha sido ingerida, é importante interromper o uso, comunicar ao médico e ficar atento aos sintomas de intoxicação, como náuseas e vômitos.

Vale lembrar que o Brasil não registrou nenhum caso desse tipo, até o momento.

Talvez te interesse ler também:

Leite no copinho é a melhor opção? Por que dar e como dar

Recém-nascido que dorme muito é normal? Quando se preocupar?

Polvo de crochê: para que serve e por que funciona

O sofrimento dos animais explorados pela indústria do leite

Amamentação prolongada – Por que ela é tão importante para a criança




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...