Socorro! Como entreter as crianças durante o isolamento? Dicas e atividades


O isolamento social não está fácil para ninguém, e muito menos para quem tem criança em casa. O que fazer com tanto tempo livre na vida delas?

Sem escolas e, muitas vezes, sem atividades educativas, o desafio é ainda maior. Mas tem jeito. E pode ser bem mais divertido do que passar a quarentena sozinho.

Abaixo confira uma lista de atividades e dicas que os adultos podem seguir para promover uma quarentena divertida com as crianças. Lembrando sempre de orientar sobre a importância de lavar as mãos, evitar por a mão no rosto e seguir as recomendações dos especialistas da área para passar por esse isolamento social com mais tranquilidade, ou pelo menos, sem querer arrancar os cabelos o tempo todo.

Brincadeiras à parte, é hora de promover um dia a dia mais bacana para as crianças – e para os adultos.

Confira as dicas:

Rotina é essencial

Nunca subestime o poder da rotina. Mesmo em tempos de quarentena – e ainda mais por causa dela – é essencial organizar o dia. Quem tem criança em casa então percebe a diferença que faz ter horários, regrinhas e atividades no decorrer do dia. Chame as crianças para ajudar a montar esse cronograma, caso elas já sejam um pouco grandinhas, e siga. Faça uma tabela bem bacana e deixe na geladeira, cole na parede do quarto. Lembre-se de deixar um período do dia livre para a criança apreciar o ócio. Isso também é essencial.

Não esqueça dos estudos

É importante que as crianças entendam que não estão de férias e por isso precisam continuar estudando. Se a escola não fornecer material, tente revisar o que ela já sabe para fixar o conteúdo. No caso das crianças maiores, é mais fácil estimular a concentração, já no caso das menores a tarefa é mais complicada. Para isso use o lúdico a seu favor, explorando, por exemplo, a ideia de criar uma escolinha de faz de conta, mas com atividades de verdade. A criança vai se divertir e ainda aprender.

Recorra aos canais educativos

Muitos pedagogos estão disponibilizando material na internet para auxiliar os pais nessa fase difícil. Pesquise e assine canais especializados em educação e ensine as crianças a usar a tecnologia de modo inteligente. Existem ainda sites que dão excelentes dicas de brincadeiras para fazer com as crianças.

Promova gincanas

Na hora da brincadeira, é preciso estimular também a criança a fazer atividades físicas. Não precisa ser nada muito elaborado: brincar de pular, corrida de obstáculos, promover gincanas, dançar, jogar futebol, pular amarelinha. Nunca se esqueça de incluir atividades mais agitadas para fazer a criança se exercitar e liberar a imensa energia que ela tem.

Faça tour virtual educativo

Existem aplicativos e diversos sites que disponibilizam conteúdo cultural, como obras de arte, visita virtual a museus famosos, entre outras atividades. Pesquise e se surpreenda com o tanto de atividade que dá para fazer online.

Incentive trabalhos manuais

Faça instrumentos musicais, deixe a criança montar o próprio brinquedo, dê materiais diversos para ela, como papelão, cartolina e E.V.A para que ela explore e solte a criatividade;

Cozinhe com as crianças

Existem diversas receitas na internet que podem ser feitas na companhia – e com a ajuda – das crianças. Elas adoram sentir-se úteis e vão ficar encantadas em poder fazer a própria comida.

Promova desafios

De peças de montar, de quebra-cabeças, de escrita, de adivinhação…crianças adoram competir, e essa pode ser uma ótima oportunidade de ensinar preceitos importantes, como paciência, saber perder e ganhar, persistência, entre outros.

Promova atividades diferentes

Montar cabana, fazer um cineminha em casa, brincar de acampamento, fazer festa do pijama, piquenique, apreciar o céu. Não perca esse tempo precioso e aproveite para fazer tudo aquilo que, geralmente, você não tem tempo de fazer com as crianças;

Não se esqueça do faz-de-conta

Brincar de casinha, de médico, de navio pirata, de comidinha. Existem muitas opções de faz-de-conta, e essa é uma brincadeira essencial para as crianças e não deve ser deixada de lado.

Talvez te interesse ler também:

Coronavírus e crianças – como explicar o surto e ensinar medidas preventivas

O coronavírus segue ocultando a guerra na Síria, onde crianças são violentadas e usadas como iscas

Este professor explica às crianças como se defenderem de uma tentativa de sequestro




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...