Ilusões morais: mentir e nem sentir para esconder nosso egoísmo


Uma pesquisa inusitada revela que criamos ilusões morais como ilusões de ótica, por um “simples” motivo: mentir para nós mesmos e nos sentirmos menos egoístas.

Tais ilusões modificam a nossa percepção da realidade a ponto de fazer com que não percebamos a realidade dos fatos.

O estudo vem da Universidade de Linköping por mérito de uma tese. Nele, pesquisadores estudaram o comportamento humano diante de noções de justiça e descobriram que, assim como acontece com as ilusões de ótica, colocamos em prática ilusões morais para modificar nossa capacidade de tomada de decisões e obtermos egoisticamente alguma vantagem para nós mesmos.

Como isso funciona na prática?

Tal qual uma ilusão de ótica, onde vemos o que não existe, a ilusão moral faz com que enxerguemos o que queremos enxergar. Por exemplo, em um jogo onde perdemos, vemos “de verdade” a culpa nos meios, nas regras, nos outros, enfim… Mas quando ganhamos, enxergamos nitidamente as nossas habilidades de vencedor.

A ilusão moral nos permite um egoísmo camuflado através de um, assim chamado, espaço de manobra.

Há um ‘espaço de manobra moral’ em que nos movemos quando agimos em determinadas situações que pedem escolhas egoístas, ainda que não a percebamos como tal.

Essas ilusões morais entram em jogo em situações nas quais avaliamos a equidade de uma maneira diferente, dependendo do que nos favorece ou não.

Altruísmos que gostaríamos de evitar

Os especialistas da Linköping University explicam que quando temos que tomar decisões, mas não temos informações suficientes, não nos aprofundamos para evitar as informações que possam nos comprometer, e fazer com que nos sintamos culpados ou conscientemente egoístas.

Muitas vezes, o conhecimento nos obriga a um altruísmo que gostaríamos de evitar. A isso se chama ilusão moral.

Egoísmo como mecanismo de defesa

É como já dissemos algumas vezes antes: o egoísmo é talvez a característica humana que mais contribuiu para a sua evolução. Agora, saber que existe um mecanismo mental que nos faz sentir menos, ou nada, egoístas explica muita coisa. O cérebro humano é um universo a ser descoberto!

Fontes:

  1. Linköping University
  2. fanpage

Talvez te interesse ler também:

A ética do remorso: o senso de culpa que ajuda a superar o egoísmo

Pessoas avarentas: o que leva alguém a ser tão avaro?

Lições de vida que muita gente aprende quando é tarde demais

O que é especismo? Como evitar essa discriminação?

Narcisismo: todos os tipos, desdobramentos e sintomas

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...