As consequências de passar fome na infância são para toda a vida 


Infelizmente, a tragédia da fome tem se agravado de forma intensa no planeta. No Brasil, as imagens, dados e relatos de agravamento desse quadro e de insegurança alimentar estão afetando milhões de brasileiros.

Estamos convivendo com tais constatações. Porém, existe uma parcela dessa população que tem sido mais afetada, pois as crianças, principalmente aquelas que estão nascendo nesse período, terão suas vidas impactadas para sempre.

Um quadro perverso que se agrava na infância

A ausência de comida gera insegurança alimentar grave, ao impedir manutenção de padrões de alimentação básicos e acarretar subnutrição.

Esse quadro compromete o desenvolvimento do organismo e traz danos irreversíveis para a saúde física e mental.

E os danos já começam a ocorrer nas crianças ainda nos períodos de gestação pela falta de alimentação adequada de suas mães, o que compromete o desenvolvimento do feto e sua vida futura.
Nas décadas seguintes, muitos adultos apresentarão sequelas irreversíveis ocasionadas pela fome.
Por isso, a alimentação correta de crianças com até dois anos de idade é fundamental para que esses comprometimentos não sejam observados na fase adulta.

A desnutrição e suas consequências

A fome que leva à desnutrição causa impactos às pessoas e à sociedade de forma geral, mesmo aqueles que não estão submetidos a esse doloroso processo.

Para quem é afetado por esse drama, todo o funcionamento dos seus órgãos é afetado: intestinos; coração; rins, por exemplo. Isso gera diversas doenças que impactarão nas atividades produtivas e de relacionamento.

Para a sociedade, resulta em um imenso custo, a partir do agravamento do quadro de contingentes da população cada vez maiores, com gastos consideráveis para o sistema de saúde e de geração e riqueza para o país.

Em resumo, a fome compromete o futuro de todos. Seria mais fácil e adequado combater intensamente esse quadro que se expande em nosso país. Entretanto, a vontade política compromete esse progresso.

Talvez te interesse ler também:

Fome e miséria no Brasil: pela REJEIÇÃO da MP 1061

Amaranto: semente milenar que pode reduzir a fome no mundo 

Pandemia da fome: 59,4% dos lares brasileiros vivem situação de insegurança alimentar

Pandemia da fome: outra tragédia que assola o Brasil




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...