Os 4 tipos de Transtorno de Personalidade Borderline


Borderline é a pessoa cuja personalidade está em uma zona limítrofe entre a neurose e a psicose. Pelo menos foi dessa forma que esse transtorno de personalidade foi descoberto, e passou a ser estudado. Mas será que todos os “borderliners” são iguais?

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) não categoriza subtipos específicos dentro do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). No entanto, é importante notar que cada indivíduo com esse transtorno pode apresentar variações em termos de intensidade e expressão dos “sintomas”.

Aliás, o DSM-5, lista 9 características para o TPB e avalia que pelos 5 dessas características devem estar presentes para o diagnóstico do transtorno. São elas:

  1. Sentimento permanente de abandono
  2. Instabilidade nas relações
  3. Instabilidade sobre a própria identidade
  4. Comportamento impulsivo
  5. ideação suicida
  6. Mudança brusca de humor
  7. Vazio sentimental crônico
  8. Falta de controle da raiva, raiva desproporcional
  9. Ideação paranoica (perseguição, complotismo).

Não havendo “oficialmente” subtipos de borderlines, nem todos os profissionais de saúde concordam com sua subdivisão. Mas existem quatro tipos amplamente aceitos, que foram formulados pelo falecido PhD Theodore Millon, um dos principais especialistas no campo dos transtornos de personalidade.

Os 4 tipos de Transtorno de Personalidade Borderline

Os quatro tipos amplamente reconhecidos de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são:

  1. Desencorajado
  2. Impulsivo
  3. Petulante
  4. e Autodestrutivo.

É possível que uma pessoa apresente mais de um tipo de TPB ao mesmo tempo ou em diferentes estágios da vida. Também é possível que seu quadro clínico não se encaixe em nenhum desses tipos mas, geralmente, pessoas com problemas de saúde mental têm dificuldades emocionais, problemas nos relacionamentos e comportamentos impulsivos. Muitas vezes são essas as dificuldades que acendem o alerta vermelho para as pessoas procurarem ajuda.

Mas vamos aos tipos de transtorno de personalidade borderline e às características distintas que os definem.

Transtorno de Personalidade Borderline Desencorajado

O TPB desencorajado, também conhecido como TPB silencioso, é caracterizado pelo medo intenso de abandono, levando a ações extremas para evitar o abandono real ou imaginário. Pessoas com TPB desencorajado tendem a esconder suas emoções e têm uma tendência maior de se culparem em vez de culparem os outros. Eles podem ser perfeccionistas, altamente funcionais e bem-sucedidos, mas também podem sentir uma falta de conexão emocional com os outros, além de se sentirem alienados e isolados em grupos sociais. Comportamentos autodestrutivos e tentativas de suicídio também são comuns nesse tipo de TPB.

Transtorno de Personalidade Borderline Impulsivo

O comportamento impulsivo é um dos principais sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline. Pessoas com TPB impulsivo tendem a agir de maneira impulsiva e perigosa, sem considerar as consequências para si mesmas ou para os outros. Elas podem parecer energéticas, carismáticas e sedutoras. Exemplos de comportamentos impulsivos incluem agressão física, compulsão por compras, alimentação excessiva, envolvimento em atividades de risco como dirigir sob a influência de substâncias, relações sexuais desprotegidas, uso de drogas ilícitas e consumo excessivo de álcool.

Transtorno de Personalidade Borderline Petulante

Pessoas com TPB petulante experimentam oscilações imprevisíveis de emoções, alternando entre raiva, mau humor e tristeza. Elas podem sentir-se não amadas ou sem valor, o que leva a um desejo insalubre de controle e a desafios nos relacionamentos. A manipulação é comum nesse tipo de TPB, e indivíduos petulantes frequentemente relatam insatisfação em seus relacionamentos, recorrendo ao abuso de substâncias e a comportamentos perigosos como forma de enfrentar esses sentimentos.

Transtorno de Personalidade Borderline Autodestrutivo

Pessoas com TPB autodestrutivo lutam contra o auto ódio e frequentemente sentem amargura em relação a si mesmas. Comportamentos autodestrutivos, como autolesão (cortes, queimaduras), abuso de substâncias (medicamentos prescritos ou drogas recreativas) e envolvimento em atividades arriscadas sem preparação prévia, são características desse tipo de TPB. Ameaças de suicídio também são comuns. Alguns sintomas adicionais desse tipo incluem diminuição do desejo de dormir, aumento de energia e sentimentos de euforia, embora esses também possam ser sinais de episódios maníacos ou Transtorno Bipolar, e é importante buscar a orientação de um profissional de saúde mental para um diagnóstico correto.

As Causas do Transtorno de Personalidade Borderline

As causas do TPB não podem ser determinadas com precisão, assim como ocorre com outros transtornos psicológicos. No entanto, especialistas concordam que a interação entre fatores biológicos, ambientais e genéticos desempenha um papel no seu desenvolvimento. Anomalias cerebrais, influência genética e experiências traumáticas na infância, como abuso sexual, abandono e maus-tratos, são possíveis causas do TPB.

Tratamento

O tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline varia de acordo com o tipo de TPB e de pessoa para pessoa. Embora não haja medicação específica para curar o TPB, certos medicamentos podem ser usados para ajudar a controlar os sintomas, como oscilações de humor e ansiedade, reduzindo o risco de comportamentos autodestrutivos e suicídio. A terapia é um componente fundamental do tratamento, com modalidades como terapia comportamental dialética, terapia cognitivo-comportamental, terapia mentalizadora, terapia psicodinâmica e terapia focada em esquemas sendo comumente utilizadas.

Se você suspeita que você ou um ente querido apresenta sinais de Transtorno de Personalidade Borderline, é importante procurar ajuda profissional o mais rápido possível. O TPB pode ser difícil de diagnosticar e tratar sem a orientação adequada de um profissional de saúde mental qualificado.

Saiba mais no vídeo do Dr. Hugo Martins, neurologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Fontes e Bibliografia: 

  1. Millon T. Disorders of Personality: DSM-IV and Beyond. Second edition. Wiley. 1995.
  2. verywellhealth.com

Talvez te interesse ler também:

Causas emocionais de Fascite Plantar e tratamentos

Kundalini: despertando a Alegria de Viver e o Prazer da Vida 

Dependência emocional não é amor – Saiba como diferenciar 

Responsabilidade afetiva: a transparência é fundamental nas relações




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...