Paciente que recebeu chip da Neuralink move mouse com o pensamento


O experimento humano liderado por Elon Musk na Neuralink está dando frutos: “Um paciente move o mouse com a mente”.

Chip Telepathy da Neurolink Divulgação © Twitter

Chip Telepathy da Neurolink Divulgação © Twitter

A Neuralink, startup fundada por Elon Musk, está revolucionando a neurotecnologia com um objetivo ambicioso: desenvolver um chip capaz de conectar o cérebro humano a um computador, ou a qualquer outro dispositivo digital. Desde 2016, a empresa tem enfrentado desafios significativos, incluindo críticas por suas práticas de experimentação que envolveram um alto número de primatas, resultando em fatalidades.

No entanto, após anunciar os primeiros testes em humanos em dezembro de 2022, os primeiros resultados promissores acabam de ser divulgados. Elon Musk anunciou pessoalmente que o implante Neuralink está funcionando conforme o planejado:

“O progresso é promissor, e o paciente parece ter se recuperado totalmente, sem efeitos colaterais conhecidos. O paciente é capaz de mover o cursor na tela do computador simplesmente com o poder da mente.”

Embora mover o cursor seja apenas o primeiro passo, o potencial do chip Neuralink é imenso. Musk afirma que esses chips poderão permitir que pessoas com paralisia usem smartphones e computadores com total autonomia. Além disso, no futuro, eles podem até ajudar a melhorar a mobilidade e detectar certas doenças.

Nós falamos aqui sobre isso:

O primeiro modelo de chip, previsto para ser lançado, é chamado de Telepathy. Embora essas possibilidades sejam ainda especulativas, se o sucesso da Neuralink se confirmar, poderemos estar testemunhando o início de avanços significativos.

O site oficial da empresa descreve o objetivo final como sendo “criar uma interface cerebral generalizada para restaurar a independência daqueles com necessidades médicas não atendidas hoje, e liberar o potencial humano no futuro”, ou seja, a ideia é possibilitar que no futuro o homem possa competir com a Inteligência Artificial.

Imagine um mundo onde você possa abrir um documento, navegar na internet ou escrever um texto sem precisar mover um músculo sequer… No entanto, é importante notar que os resultados da Neuralink ainda não foram validados por outras entidades e a empresa ainda não forneceu comentários oficiais à imprensa. De qualquer forma, é espantador enxergar que os filmes de ficção científica já são realidade.

Fonte: The Guardian

Talvez te interesse ler também:

Elon Musk e seus Projetos contra a Extinção da Humanidade

O que é Telepatia: estudos, exemplos e como desenvolvê-la

Ambientalistas podem extinguir a humanidade, diz Elon Musk




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...