Elon Musk e seus Projetos contra a Extinção da Humanidade


É bem provável que você nunca tenha ouvido falar em Elon Musk, mas ele é um cara que, certamente, vai ficar pra história. Dizem que ele é um workaholic enlouquecido, frio e calculista, mas poucas pessoas têm uma visão tão clara do futuro e investem nela.

Elon Musk – Quem é esse cara?

Elon Reeve Musk tem 46 anos e nasceu na África do Sul. É um empreendedor, filantropo e visionário que fundou a SpaceX; cofundou a Tesla Motors; é vice-presidente da OpenAI; fundou a Neuralink; e é cofundador e presidente da SolarCity. Com esse currículo, a sua fortuna hoje é estimada na cifra dos bilhões de dólares.

Mas não é isso que faz dele uma “celebridade”. Musk, em seus projetos, tem demonstrado preocupação com a extinção da humanidade e, por isso, vem propondo soluções através de suas empresas, como: a redução do aquecimento global pelo uso de energias renováveis, o desenvolvimento de inteligência artificial, além de um projeto bastante ambicioso: a colonização de Marte.

Uma de suas empresas, a Tesla Motors, cujo nome é uma homenagem ao inventor Nikola Tesla, é uma empresa de armazenamento de energia que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos.

Além dessa empresa do futuro, Musk anunciou, na semana passada, o lançamento do primeiro foguete de alta capacidade para a órbita de Marte. O seu plano é enviar humanos para Marte e para a Lua. A previsão da primeira viagem comercial à Lua é para o final de 2019!

Seus projetos mais relevantes

Os projetos de Musk não param por aí. Ele ambiciona reutilizar foguetes aproveitando os seus milionários componentes depois de cada lançamento, a fim de reduzir os custos dos voos espaciais.

Outra idealização do bilionário é que foguetes transitem pela Terra. Imagina fazer uma viagem de poucos minutos para o Japão? Musk quer transformar foguetes em veículos de transporte aéreo em breve.

O mais poderoso foguete do mundo acaba de ser lançado ao espaço para dar início a um novo capítulo rumo à primeira missão tripulada à Marte. É o Falcon Heavy, fabricado pela empresa Space X, para ter duas vezes mais capacidade de propulsão do que qualquer outro foguete.

musk projetos

A importância de seus projetos

Com a impressionante propulsão do Falcon Heavy, é possível transportar satélites pesados para uso das inteligências das agências estadounidenses, já que hoje existe uma limitação de carga por causa da performance dos foguetes. Isso permitirá que mais satélites e robôs possam explorar a superfície de Marte e de outros planetas, como Júpiter e Saturno, bem como as suas luas, conforme divulga o UOL.

Outro ponto que vem sendo discutido é o custo bem menor do foguete de Musk em relação aos foguetes da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. O Congresso do país já vem sendo questionado sobre isso, já que as missões bilionárias também são, em parte, financiadas com dinheiro público.

Se você pensa que é inútil explorar outros planetas, saiba que o conhecimento do Universo nos ajudará a entender quem somos, de onde viemos e pra aonde podemos ir. Muitas destas perguntas ainda não foram respondidas de forma certeira pela ciência.

Embora os empreendimentos de Musk sejam considerados importantes para o futuro da humanidade, há quem defenda que é melhor sempre manter os olhos bem apertos sobre as reais intenções de projetos desse porte, pois, como bem sabemos, eles são financiados por empresas que podem esconder sua intenções de exploração e lucro para além da Terra, sob a bandeira da “salvação da humanidade”.

Contudo, é de se admirar a capacidade de Elon Musk em visualizar o futuro de forma assim tão objetiva. Se olharmos o progresso científico que alcançamos até aqui, e em tão curto espaço de tempo (considere por exemplo o quanto tua vida mudou com a internet e os smartphones e pense que “ontem mesmo” tínhamos descoberto o fogo), perceberemos que o futuro já chegou e chegou inclusive com todas as vestes que os filmes de ficção científica imaginaram. Carros que voam, que dirigem sozinhos, viagens interplanetárias, amortalidade (a cura de todas as doenças), comunicação remota, robotização e muito mais, são alguns exemplos de que o futuro, em alguns destes casos, já é realidade, em outros casos o futuro está à porta, e em outros ainda, já está a caminho. É fundamental que saibamos deste progresso para tomarmos as rédeas da situação até porque, ninguém mais será capaz de parar o avanço tecnológico que naturalmente se impôs, seguindo a lógica de uma invenção leva à outra.

Talvez te interesse ler também:

GANHE ANOS-LUZ DE SABEDORIA CONHECENDO A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...