Neuralink, de Elon Musk, é acusada de matar macacos em experimentos


Espécimes de macacos rhesus são alvo de experimentos cruéis com chips no cérebro, patrocinados pelo bilionário Elon Musk.

A empresa de neurotecnologia do empresário Musk, a Neuralink, usa chips cerebrais que estão sendo instalados e testados em macacos, sujeitos a “sofrimento extremo” durante testes realizados no centro de pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis.

A notícia foi relatada por uma organização americana de mais de 17.000 médicos, que possui “documentos perturbadores” mostrando o sofrimento destes animais usados ​​nos testes da Neuralink.

O Comitê de Médicos para Medicina Responsável (PCRM), entrou com uma petição no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos por violação da Lei de Bem-Estar Animal em relação às práticas invasivas e letais de experimentos cerebrais em 23 macacos.

Experimentos em macacos com chips no cérebro

O PCRM, que promove pesquisas médicas responsáveis ​​e alternativas aos testes em animais, explicou que tem acesso à documentos preocupantes, que mostram “o sofrimento extremo dos macacos devido aos cuidados inadequados com os animais e implantes cerebrais altamente experimentais e invasivos durante os testes“.

O comitê ressalta ainda que a equipe da Neuralink e da Universidade da Califórnia:

“Não forneceu cuidados veterinários adequados aos macacos moribundos, usou uma substância não aprovada conhecida como ‘Bioglue’ que matou os macacos destruindo partes de seus cérebros, afetando no bem-estar dos animais destinados ao experimento”.

Sofrimento extremo

Esses primatas, que são espécimes de macacos rhesus, foram trancados em gaiolas sozinhos, tiveram pinos de aço aparafusados ​​no crânio e sofreram trauma facial e convulsões após implantes cerebrais, bem como infecções recorrentes nos locais dos implantes.

Em alguns casos, devido à deterioração da saúde, o PCMR mostrou que os animais foram sacrificados antes mesmo de serem usados ​​nos experimentos planejados.

Uma situação muito diferente da apresentada em um vídeo divulgado pela própria Neuralink que, após a implantação de um dos primeiros chips no cérebro de um macaco, mostrou como o Pager (nome do animal) foi capaz de jogar o videogame “Pong”.

 

$$$ Milhões e milhões $$$

Para realizar os experimentos, o centro de pesquisa da Universidade da Califórnia recebeu mais de US$ 1,4 milhão e entregou suas instalações com financiamento público a uma empresa privada de um dos homens mais ricos do mundo, Elon Musk.

O coordenador de defesa do PCMR, Jeremy Bechjam, comunica:

“Isso não significa que possa burlar os requisitos de transparência e violar as leis federais do bem-estar animal. Os documentos revelam que os macacos tiveram seus cérebros mutilados em experimentos de má qualidade e foram deixados para sofrer e morrer”.

Fotos e vídeos dos animais não foram publicados pois, como argumenta a Universidade, os documentos são de propriedade da Neuralink que, por ser uma empresa privada, não está sujeita à Lei de Registros Públicos da Califórnia.

Como assim, produção?

A Lei é, deveria ser, para todos.

As evidências de animais alojados e submetidos a experimentos em uma instituição pública são documentos públicos!

Que feio a Neuralink fugindo das responsabilidades.

Alô, Elon Musk?!

Talvez te interesse ler também:

Chega de crueldade: veja alternativas ao uso de animais em laboratórios 

Elon Musk está procurando 3 pessoas para dar um rolê no espaço. Partiu? 

Teste do Nado Forçado, um dos testes em animais mais cruéis que existem




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...