Teste do Nado Forçado, um dos testes em animais mais cruéis que existem


Um dos testes em animais mais utilizados pela indústria farmacêutica, e é também um dos mais cruéis, é o chamado Teste do Nado Forçado (TNF). A empresa Johnson & Johnson acaba de anunciar que não fará mais esse tipo de teste.

O Teste do Nado Forçado (TNF) é muito usado para testar medicamentos antidepressivos e ansiolíticos. Trata-se de um experimento no qual camundongos, ratos ou outros pequenos animais são colocados em cilindros de paredes lisas e cheios de água, ou seja, sem possibilidades nenhuma de escapar (por isso o nome).

Os animais nadam desesperadamente para sair do tanque d’água tentando subir pelas laterais ou mergulhando ao fundo, em busca de uma saída.

É um dos testes mais cruéis que existem e por esse motivo um dos mais denunciados pela ONG norte-americana PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), que realizou uma campanha para o fim desse teste.

Os animais nesse experimento sentem desespero, dor, falta de ar, medo, estresse, pânico e acabam morrendo para que depois os cientistas examinem seus cadáveres, e pesquisem as alterações que ocorreram no corpo, cérebro e organismo de cada animal com o intuito de desenvolverem medicamentos para depressão, síndrome do pânico e similares. Mas qual ajuda em específico esse teste poderia dar à pesquisa de novos medicamentos? A comprovação de que aqueles que param de nadar e passam a flutuar sinalizam desespero e desistência de viver? Experimentar uma situação de afogamento (e morte) iminente é diferente de experimentar depressão. Talvez flutuar signifique economizar energia. O teste, nesse sentido, além de cruel, pode dar resultados falsos e em nada, absolutamente nada, ajuda na pesquisa contra os males da psique humana.

Por causa da denúncia e da campanha da PETA, a Johnson & Johnson pronunciou que esse experimento não fará mais parte dos testes em animais de sua empresa que, embora seja mais conhecida no ramo dos cosméticos, também fabrica medicamentos.

A PETA considerou a decisão da Johnson & Johnson uma vitória, um passo significativo nessa sua luta. A ONG espera que outras empresas que realizam este teste façam o mesmo que a Johnson & Johnson fez, e simplesmente parem de praticá-lo.

Ajude a acabar com o Teste do Nado Forçado

Nós podemos ajudar entrando AQUI e clicando em AJUDE-NOS A PARAR ESTE TESTE CRUEL, sendo direcionados para enviar uma mensagem que será encaminhada às empresas reivindicando o fim desse teste.

Nosso apoio à esta campanha aumentará a mobilização contra esse terrível experimento animal!

Como é feito o Teste do Nado Forçado

O vídeo abaixo mostra como é feito o Teste de Nado Forçado e denuncia grandes empresas farmacêuticas que financiam e realizam essa forma de experimento, tais como a Abbott, Bristol-Myers Squibb, Eli Lilly e Pfizer.

As cenas são fortes. Não assista se for uma pessoa sensível:

Na atualidade existe métodos alternativos e substitutivos aos testes em animais, dessa forma existem possibilidades das empresas mudar essa realidade para deixar de utilizar experimentos em animais.

Nossa mensagem às empresas que ainda praticam essa barbárie e outros testes em animais é:

PELO AMOR À VIDA!

PAREM COM ESSA INSANIDADE E CRUELDADE COM OS ANIMAIS!

TENHAM COMPAIXÃO, ELES SENTEM O QUE SENTIRÍAMOS SE ESTIVÉSSEMOS NO LUGAR DELES!

Talvez te interesse ler também:

PESQUISA BRASILEIRA INÉDITA FAZ GRANDE AVANÇO PARA POR FIM AOS TESTES EM ANIMAIS

TESTE ANIMAL EM COSMÉTICOS: PROIBIÇÃO MUNDIAL ANTES DE 2023, O DESAFIO DA UE

NOTÍCIA OFICIAL: AUSTRÁLIA APROVA LEI PELO FIM DOS TESTES COSMÉTICOS EM ANIMAIS!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...