Vídeo mostra paciente da Neuralink jogando xadrez com a força do pensamento


A Neuralink, uma empresa que vem trabalhando para criar um chip revolucionário desde 2016, anunciou os primeiros resultados de seus testes em humanos, que começaram em dezembro de 2022. O mais recente desenvolvimento impressionante? Um paciente portador de tetraplegia conseguiu mover o cursor do computador e jogar xadrez online apenas com o poder da mente.

©Divulgação

©Divulgação

Impressionante!

Noland Arbaugh, de 29 anos, que ficou paralisado do ombro para baixo após um acidente durante um mergulho, foi o primeiro paciente humano a receber o dispositivo da Neuralink, conhecido como Telepathy. Ele descreveu a experiência como se estivesse usando a “Força”, em referência aos poderes de Jedi dos filmes Star Wars. Após uma cirurgia feita em janeiro, Arbaugh conseguiu jogar xadrez online, movendo o cursor sem tocá-lo.

A Neuralink tem como objetivo desenvolver uma interface cérebro-computador (BCI) para ajudar pacientes com paralisia grave a controlar dispositivos externos apenas com sinais neurais. O chip, alimentado por uma pequena bateria, é capaz de detectar e processar esses sinais, permitindo que o usuário controle tecnologias externas, como computadores ou membros robóticos, apenas com o pensamento. Os testes em humanos foram aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos em maio de 2023, para pessoas com tetraplegia devido a lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Desbloquear o Potencial Humano

A Neuralink visa não apenas ajudar pessoas com paralisia, mas também desbloquear o potencial humano, melhorando nossas capacidades físicas e mentais até atingir a simbiose com a Inteligência Artificial. Isso mesmo! Se o homem não se cuidar, vai ser dominado pela IA:

A cirurgia para implantar o chip é realizada atrás da orelha e inserida cirurgicamente no cérebro por um robô desenvolvido pela própria Neuralink. O chip registra a atividade neural por meio de 1.024 eletrodos distribuídos em 64 filamentos, essenciais para minimizar danos durante a implantação e ao longo do tempo.

O avanço da Neuralink marca uma nova era na conexão mente-máquina e promete transformar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Este é apenas o começo de uma jornada emocionante rumo a um futuro onde a tecnologia e a mente humana se fundem para alcançar novos patamares de potencial e possibilidade.

Vídeo

Talvez te interesse ler também:

Elon Musk no Brasil: monitorar a floresta amazônica e disponibilizar internet para 19 mil escolas em áreas rurais

Elon Musk e seus Projetos contra a Extinção da Humanidade

Microchip para fazer pagamento: qual o preço dessa conveniência?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...