Surpreendentes usos da cânfora: limpeza energética, calmante e muito mais


Em tempos de tensão nervosa, a cânfora pode ser muito útil para acalmar devido ao seu efeito antiestresse. Por isso, neste conteúdo, vamos mostrar como usar a cânfora para essa finalidade, além de outras mais.

Mas, antes disso, conheça melhor este calmante natural.

Propriedades medicinais da cânfora

A cânfora é uma substância cristalina e branca, extraída da madeira da canforeira, que pode ser utilizada em diversas apresentações como creme, óleo, sabonete, pomada e tablete.

Seu óleo pode ser usado em fórmulas cosméticas e medicinais, sua resina em incensos e a pedra serve para preparo de soluções terapêuticas e de limpeza, além de outros usos.

Todas essas utilidades se devem às suas propriedades medicinais tais quais:

  • calmante
  • antisséptica
  • cicatrizante
  • analgésica
  • sedativa
  • anti-inflamatória
  • repelente

Com todas essas maravilhosas propriedades, saiba como usar a cânfora para promover seu bem-estar.

Relaxa os nervos e o cérebro

Na aromaterapia, a cânfora é bem utilizada para acalmar os nervos e tranquilizar o cérebro. Por isso, reduz o estresse, a ansiedade  e a tensão nervosa, promovendo o equilíbrio emocional e mental.

Isso se deve ao fato que o aroma da cânfora promove estado de tranquilidade.

Ajuda a reduzir distúrbios nervosos

Devido à sua propriedade calmante, o óleo essencial de cânfora ajuda a tratar distúrbios nervosos, ataques epilépticos, crise de ansiedade, neurose, convulsão nervosa, histeria e pânico.

A cânfora também tem ação analgésica, anestésica e tranquilizante, por isso alivia e trata dores como as de artrite, gota, reumatismo e lesões musculares, entre outras.

Esses efeitos benéficos acontecem porque a cânfora ajuda a circular melhor o sangue, de forma que haja menos bloqueio e tensão nos tecidos. Dessa forma, proporciona alívio da dor e promove relaxamento.

Banho de cânfora

A cânfora também pode ser usada para melhorar a vibração e limpar a aura. Para isso basta misturar algumas gotas de óleo de cânfora, sais de banho à base de cânfora ou pedaços de cânfora bem triturados na água do banho.

Preparo para a meditação

Para pessoas que buscam realizar a meditação, a cânfora pode ajudar a acalmar a mente e a melhorar a concentração. Para tal fim, basta pegar uma pequena porção do óleo de cânfora, em seu dedo anular, e aplicá-la no chacra do terceiro olho (entre as sobrancelhas).

Incenso de cânfora para promover a calma

De acordo com a Antiga Escritura Sagrada indiana, a cânfora simboliza a conexão com o sagrado. Ela pode ser queimada como incenso ou óleo essencial, em um difusor ou réchaud com vela, que com o aquecimento, libera vapores que se expandem no ambiente.

A fumaça do incenso ou vapor do óleo essencial de cânfora libera energias benéficas e curativas que acalmam e neutralizam sentimentos maléficos e bloqueios oriundos de emoções negativas. 

Purificar o ambiente: que plantas usar para fazer limpeza energética

Limpeza energética do ambiente

Para realizar uma limpeza energética do ambiente, você precisará de meio litro de água, uma pedra de cânfora (que você pode comprar na farmácia) e um borrifador.

  1. Primeiro, você deve ferver meio litro de água.
  2. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e insira na água a pedra de canfora.
  3. Depois, abafe a panela com uma tampa e deixe a mistura esfriar.
  4. Quando estiver fria, coloque a solução de cânfora no borrifador.
  5. Borrife essa solução de cânfora pela casa, a fim de fazer uma limpeza energética e deixar o ambiente mais leve e agradável.

ATENÇÃO: a inalação de cânfora por animais pode ser mortal, principalmente aves e gatos. 

Cânfora para relaxar, melhorar o sono e acalmar a crise de tosse

As pessoas mais antigas utilizavam a cânfora para acalmar a tosse. Para isso, costumavam colocar um tablete de cânfora dentro de um saquinho (parecendo um patuá), amarrando-o em um colar de barbante ou cordão e pendurando-o no pescoço para promover a calma, ajudar a dormir, respirar melhor e parar com as fortes crises de tosse.

Uma outra forma de utilizar a cânfora para essas finalidades, é fixar o saquinho de tecido com o tablete de cânfora no peito utilizando um esparadrapo.

Também, pode-se fazer inalação usando um tablete de cânfora dissolvido na água quente em um recipiente. A seguir, inale o vapor desta preparação, cobrindo a cabeça e o recipiente com uma toalha.

Esse procedimento ajudará a limpar as vias respiratórias e promoverá estado de mais tranquilidade.

Outros benefícios

A cânfora pode ser usada para outros fins terapêuticos como:

  • Para melhorar a circulação
  • Aliviar os sintomas da catapora
  • Eliminar gases estomacais
  • Combater espasmos musculares e cãibras
  • Afastar fungos e parasitas da pele 
  • Aliviar irritações e coceiras na epiderme
  • Prevenir o aparecimento de acne
  • Ajudar a curar queimadura
  • Tratar os sintomas de gripes e resfriados, por ser um descongestionante natural

Apresentações da cânfora

A cânfora pode ser usada de diversas formas:

  • óleo essencial
  • em sprays
  • sais de banho
  • linimento (preparado oleoso) ou pomadas de massagem
  • em gotas ou glóbulos de fórmulas homeopáticas

Precauções de uso

Não se deve utilizar a cânfora de forma excessiva ou por tempo prolongado demais, pois ela pode causar irritação, alergias e até intoxicação.

Quando for realizar limpeza ou incensar o ambiente, animais, crianças, mulheres grávidas e idosos devem ficar afastados do local, pois estes são mais sensíveis ao cheiro da cânfora e podem passar mal ou se intoxicarem.

Só permita que entrem quando já tiver saído o cheiro.

Quando utilizar o óleo de cânfora na pele, tenha cuidado de retirá-lo antes de sair em exposição ao Sol, para evitar manchas.

Se for utilizar a cânfora para tratamentos de saúde ou de forma terapêutica, consulte um médico antes, para saber se não há alguma restrição em relação à sua utilização.

Tendo tomado os devidos cuidados, você poderá fazer bom uso da cânfora e ficar bem, com a melhora do seu estado de ânimo.

Talvez te interesse ler também:

Astrágalo: a erva da longevidade! Conheça seus super benefícios

Você está sempre estressado? Conheça as plantas com poderes calmantes

Purificar o fígado: 10 remédios naturais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Fernando Antonio da Silva Matos
    Publicado em 17/06/2021 às 6:10 pm [+]

    Muito obrigado, foi bastante útil essa informação. Vou procurar sabonete de canfora para aliviar as dores da chikungunya


  2. Adriene Baroni
    Publicado em 04/06/2022 às 8:15 pm [+]

    BOA TARDE!!!
    GOSTO MUITO DE CANFORA.
    O CHEIRO É MUITO BOM.
    SEUS BENEFÍCIOS – MARAVILHOSOS!


  3. Daia Florios
    Publicado em 05/06/2022 às 10:22 am [+]

    <3 <3 <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...