Morango: 10 razões para comer mais e mais

morango

Os morangos, frutos típicos de inverno aqui no Brasil, são ótimos para a saúde. Com morangos você recebe muitas vitaminas e antioxidantes mas, deve ter muito cuidado com a procedência já que, o morango de produção industrial é carregado de agrotóxicos.

Você pode misturar morango em diversos pratos - doces, tortas, geleias, saladas, sucos, batidos, sorvetes, pudins e até em pratos salgados como o risoto. Não há nada melhor do que comer, logo de manhã, uma salada de frutas de variadas cores, em que se incluam alguns morangos bem vermelhos. Ou, no final da tarde, bater algumas frutas no liquidificador - frutas vermelhas, por exemplo, que são carregadinhas de antocianinas e vitaminas - e tomar lentamente, vendo o sol se pôr. Saúde em copo grande.

Benefícios que os morangos trarão para a tua saúde

A ingestão de morangos pode ter ação preventiva, quando consumidos regularmente e, mais ainda, se os morangos estiverem na sua época natural. O que quer dizer que, bom mesmo é morango amadurecido naturalmente, na época e ciclo que a natureza manda.

As 10 melhores razões para você abusar do morango:

1. Morangos são ricos em antioxidantes

Junto com as outras frutas vermelhas - groselhas, amoras, ameixas, uvas e bagas silvestres - morangos estão entre os frutos mais ricos em antioxidantes, substâncias que ajudam o corpo a retardar o processo de envelhecimento do nível de células, protegendo-os contra a acção dos radicais livres.

2. Morangos são excelente fontes de vitamina C

Uma porção de 8 morangos contêm mais vitamina C do que uma laranja. Juntar morango com kiwi, em um batido ou salada de frutas, te dará toda a vitamina C que você precisa.

3. Morangos equilibram o açúcar no sangue

Alguns estudos já demonstraram que os morangos são capazes de ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue, impedindo o nosso organismo de fazer picos de glicemia. Portanto, sua ingestão rotineira previne o ganho de peso, alterações de humor, diabetes e hipoglicemia.

4. Morangos têm propriedades anti-inflamatórias

Morangos têm ação anti-inflamatória, comprovado em algumas recentes pesquisas. Para obter este benefício, coma morangos três vezes por semana, pelo menos.

5. Morangos, memória e energia

O conteúdo de antocianinas dos morangos contribuem para a transformação dos lipídios em energia e também na melhora da capacidade de memorização.

6. Morangos têm propriedades anti-câncer

De acordo com os pesquisadores do Departamento de Medicina Interna da 'Universidade Estadual de Ohio, os morangos têm ação redutora do desenvolvimento das células pré-cancerosas no câncer de esôfago. Após seis meses de consumo terapêutico de morangos por 36 pacientes, foi registrado um decréscimo significativo no grau histológico das lesões pré-cancerosas no esôfago em 29 casos.

7. Morangos protegem o esmalte dentário

Morangos contêm xilitol, uma uma substância capaz de proteger os dentes do acúmulo de tártaro e formação de placa bacteriana. Por esta razão, antigamente se usava morango com folhas de sálvia, esfregados nos dentes, para obter seu branqueamento.

8. Morangos são antialérgicos

O teor de ácidos fenólicos do morango agem positivamente na redução dos processos bioquímicos relacionados com as reações alérgicas. Mas, os morangos também podem causar alergias em algumas pessoas especialmente sensíveis.

9. Morango ajuda quem tem artrite e reumatismo

De acordo com a American Arthritis Foundation, o consumo abundante de morangos ajuda a reduzir em até três vezes o risco de artrite. As suas propriedades benéficas também contribuir para combater a artrite, a gota e o reumatismo, assim como tem uma ação positiva contra o metabolismo ósseo.

10. Morangos na varanda - fácil e bonito

Morango é planta que dá em vaso, jardineira ou jardim. Você até pode cultivar morangos no balcão estreito da janela do seu quarto. Ou em vasos pendurados uns por cima dos outros, no canto da varanda. Ou até, dentro de casa, desde que o lugar dos morangos seja farto de luz e sol direto. Ficam uma beleza, é uma planta muito harmoniosa, de flores brancas, pequeninas. A minha dica é de que você compre mudas já formadas, assim terá morangos para comer, mais cedo.

setaLeia mais aqui como plantar morango!

Especialmente indicado para você:

setaCOMO SECAR FRUTA EM CASA

setaMANUTENÇÃO INTESTINAL COM ERVAS, FRUTAS E CEREAIS - ALGUMAS RECEITAS

setaTRUQUES PARA CONSERVAR MELHOR OS ALIMENTOS