Receitas da vovó: remédios caseiros que funcionam

Receitas da vovó

No dia a dia, tanto mães quanto avós trazem, a todos nós, uma série de “conceitos medicinais” que, de tão simples, parecem engraçados. Mas será mesmo que esses remédios caseiros fazem efeito?

É claro que sempre precisamos levar em conta o fato de que não se tratam de cura para males sérios, mas sim, podem solucionar situações de saúde mais simples e corriqueiras, e até ajudar em uma emergência.

Então, com ingredientes que a maioria de nós temos em casa, criamos uma lista contendo algumas das mais interessantes opções de remédios caseiros.

Acompanhem:

1. Curar feridas pequenas com mel

O mel é conhecido por suas propriedades antibacterianas, que são capazes de eliminar bactérias, limpando machucados pequenos e feridas. O mecanismo ocorre porque o mel rouba água de células bacterianas, combinando-a com açúcares de sua composição formando peróxido de hidrogênio, isso faz com que os microrganismos sejam eliminados pela desidratação;

2. Aliviar queimadura solar com chá preto

Chá preto pode ser um ótimo recurso para suavizar o efeito de queimadura, quando se fica tempo demasiado sob o sol. Tal resultado é obtido pela ação dos taninos – elementos responsáveis pela tonalidade escura dessa bebida, reduzindo descamações e recuperando a pele. Para máxima eficácia, basta preparar chá preto bem forte e, após ficar bem escuro, só aplicar o líquido nas áreas mais sensibilizadas;

3. Durma bem com alface

Um pé de alface contém, na área do talo, uma substância chamada lactucina; trata-se de uma espécie de calmante natural. Para fazer o melhor uso dessa propriedade da verdura, proceda da seguinte maneira: em uma xícara de água fervente coloque uma colher de sopa de folhas de alface picadas, deixe abafado e descansando por 10 minutos e coe, bebendo o líquido três vezes, todos os dias.

4. Cure gripe com pimenta

Há um tipo de pimenta que é excelente para descongestionar pulmões: a pimenta-malagueta. Para fazer com que seu efeito seja potencializado, faça esta mistura: com 3 unidades de pimentas-malaguetas secas, 1 cebola, 30 g de açúcar, 2 dentes de alho, 50 ml de sumo de limão, 50 ml de água e uma colher de chá de sal, deixe cozinhar em fogo baixo e depois consuma.

5. Livre-se da dor de dente com óleo de cravo

Riquíssimo em eugenol – bactericida natural – o óleo de cravo tem excelente efeito de minimização da dor de dente. Deve ser consumido com poucas gotas, misturadas a um quarto de colher de chá de azeite de oliva, em seguida, com um algodão, aplica-se a mistura e coloca sobre o local dolorido. Entretanto, muito cuidado: óleo de cravo não diluído pode queimar tecidos das mucosas orais.

E você, conhece mais alguma receita da época da vovó ou da mamãe? Compartilhe conosco!

Leia também:

VOVÓ ECOLÓGICA: 10 DICAS DE SUSTENTABILIDADE QUE NOSSAS AVÓS USAVAM

10 BONS HÁBITOS QUE DEVEMOS APRENDER COM NOSSOS AVÓS

REMÉDIOS CASEIROS COM EFICÁCIA CIENTÍFICA COMPROVADA