Alface: todos os benefícios da salada mais amada do Brasil


Como é bom poder comer uma salada de alface, especialmente se estiver acompanhando algum prato saboroso como arroz e feijão. Mas, comer alface fica melhor ainda quando descobrimos todos os benefícios que esta hortaliça pode trazer para nossa saúde. Alface: todos os benefícios da salada mais amada do Brasil.

Propriedades da alface

Embora todos os tipos de alface sejam benéficos para a saúde, a mais recomendada é a alface-romana por oferecer cerca de 3 vezes mais nutrientes que os outros tipos de alface. Dentre as propriedades, a alface destaque-se por sua riqueza em minerais como o cálcio, o sódio e o ferro. Quanto as vitaminas, podemos citar ao menos vitamina A, C e K, além da grande quantidade de folato.

alface romana 2

foto: alface-romana

Benefícios da alface

O benefício da alface não está apenas no paladar. Quando optamos por comer alface estamos optando por obter os seguintes benefícios para a nossa saúde:

Previne problemas cardiovasculares

Comer alface é colaborar com a saúde do coração. Por sua riqueza em betacaroteno e vitamina C, a alface previne oxidação do colesterol no sangue, evitando a mais variada gama de doenças circulatórias.

Auxilia na perda de peso

Este é um benefício muito conhecido da alface. A alta quantidade de fibras faz com que alfaces sejam capazes de melhorar as funções gastrointestinais, incrementando o funcionamento do organismo nos processos do intestino e favorecendo a perda de peso.

Alface é detox natural

A quantidade expressiva de mineiras presentes na alface funciona como um alimento detox. A alface é capaz de manter o equilíbrio alcalino do organismo, eliminando todos os tipos de toxinas que possam estar em nós.

Poucas calorias

Se você comer 100 g de alface você estará ingerindo apenas 15 calorias. Este fato, em complemento com as funções das fibras, faz com que a alface previna doenças do organismo relacionadas ao descontrole do colesterol.

alface

Melhora a saúde dos ossos

A alface é capaz de melhorar a saúde dos ossos por sua alta concentração de vitamina K. Esta vitamina, por sua vez, melhora a função do metabolismo ósseo, promovendo atividades osteotróficas no organismo.

Previne Alzheimer

Além de melhorar a saúde dos ossos, a vitamina K também é relacionada ao tratamento de Alzheimer. A ingestão de alface será altamente eficaz na prevenção desta mazela da mente.

Protege contra os raios UV

A quantidade expressiva de carotenoides como a zeaxantina fazem com que a ingestão de alface seja extremamente eficaz na prevenção de problemas da pele oriundos dos raios UV. Estes benefícios podem ser especialmente aproveitados por idosos que carecem do nutriente.

Previne gripes e resfriados

A alface pode prevenir gripes e resfriados com grande eficácia, uma vez que é rica em vitamina C que agirá no organismo como agente protetor de eventuais alterações, como os resfriados. Além disso, pode colaborar com a saúde da pele ao combater radicais livres.

Trata a insônia

Este é um mais famosos benefícios da alface. Por ter lactucário em sua composição, a alface é capaz de induzir sensação de relaxamento e sono. Para obter este benefício, basta comer algumas folhas de alface ou beber do seu suco.

Para facilitar, vimos então que a alface apresenta os seguintes benefícios para a saúde:

• Previne problemas cardiovasculares

• Auxilia na perda de peso

• Desintoxica o organismo

• Melhora a saúde dos ossos

• Previne Alzheimer

• Protege contra raios UV

• Previne gripes e resfriados

• Trata a insônia

Salada de alface

E então? Prontos para comer uma bela salada de alface? O bom é que esta hortaliça de sabor delicado combina com tudo: tomate, rúcula, nozes, castanhas, rabanete e até com frutas como romã e laranja. Pode ser temperada de 1001 maneiras mas simplesmente com limão, azeite e sal fica uma delícia. Use a imaginação e bom apetite 🙂

salada de alface

Com moderação

A alface não costuma apresentar grandes problemas quando consumida com moderação. Cabe, no entanto, o bom senso de não exagerar com nenhum alimento. Tudo que é demais faz mal, e a base da boa saúde é uma alimentação equilibrada e variada.

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR ALFACE EM CASA: DICAS FÁCEIS E PRÁTICAS

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...