Como plantar alface em casa: dicas fáceis e práticas


Alface vai em qualquer salada, uma delícia. E também se faz chá de suas folhas – é ótimo para quando você está meio nervosa, ou num ciclo de insônias. Aprenda aqui a plantar alface e ter sempre uma fresquinha na mesa.

A alface (Lactuca sativa) é uma das hortaliças mais conhecidas e mais cultivadas no mundo. Existe um “sem número” de variedades, que variam na forma, cor, textura e também, em função do clima.

Assim você poderá escolher as variedades mais adequadas à sua região.

E você pode, com facilidade, cultivar a alface de maneira integralmente orgânica, desde o preparo do solo até adubações e controle de pragas.

Mas, tenha especial atenção à qualidade das águas que usa para irrigar sua alface já que, esta é uma folha que se costuma comer crua (apesar de dar “boas sopas” também.

foto

Clima

A alface gosta de temperaturas amenas, algo entre 10°C e 24°C, mas existem alguns cultivares que toleram temperaturas mais altas e outros que toleram temperaturas mais baixas. As altas temperaturas podem induzir um florescimento precoce.

Luminosidade

Apesar da alface gostar do pleno sol, luminosidade direta a maior parte do dia, em regiões de clima quente você pode plantar alface na meia sombra.

Para isso você pode usar “sombrite“, uma tela furadinha, apropriada para cultivos que você compra em lojas agropecuárias, ou um chapéu de sol, ou mesmo plantar debaixo de uma árvore, desde que o terreno pegue sol no começo da manhã ou no final da tarde. O importante é proteger a planta, e o solo, do calorão do meio dia e manter a terra fresca.

Solo

Alface gosta de solo bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio. A faixa de pH ideal para o solo é de 6 a 7.

Irrigação

A alface deve ser irrigada com frequência para manter o solo úmido, mas sem que o solo permaneça encharcado.

foto

Bandeja para fazer mudas de alface

Plantio

Você pode escolher cultivares para inverno, que aguentam mais frio, ou para verão. É bom plantar as sementes em uma bandeja, fazer um viveirinho, e só transplantá-las ao local definitivo quando já estiverem fortes.

O transplante das mudas de alface deve ser feito quando estas têm de 4 a 6 folhas, de preferência em dias nublados ou chuvosos, ou no final da tarde, com a terra bem irrigada, senão as mudas podem murchar até morrer se estiver demasiado calor. O ideal é você manter um espaçamento entre plantas de 20 a 25 cm, se for plantar na horta, no chão, para os cultivares de menor tamanho ou de colheita mais temprana e de 30 a 45 cm, para aqueles que geram cabeças maiores, ou uma por vaso.

Tratos culturais

Para cuidar dos seus pés de alface, se lembre que chuvas fortes e granizo prejudicam muito as frágeis folhas. No tempo de chuvadas, faça uma proteção com telas agrícolas ou filmes plásticos sobre a horta. Mas se suas alfaces estiverem debaixo de árvore, esse problema fica naturalmente resolvido. Retire as plantas invasoras, em geral, gramas que surgem aqui e ali. Retire também todo bichinho que aparecer tanto nas folhas da alface como na terra (relegue-os ás margens da horta onde você deve ter uns pés de mostarda ou outras folhagens atrativas, para fazer o controle biológico).

foto

Alface dá bem em vaso de barro, que mantem a terra mais fresca

Colheita

A colheita varia de 55 a 130 dias depois da semeadura, dependendo do cultivar plantado e das condições de cultivo. Na colheita da alface você pode só cortar as folhas (2,5 cm acima do solo), deixando parte do caule enraizado, que rebrotará novamente após umas semanas. Alguns cultivares que têm as folhas soltas te permitem colher individualmente somente as que você vai precisar.

Então, boas saladas, ótimos chás e, cultive seu próprio alimento. Este é o lema do ano.

foto

Cultivares diferentes de alface

Neste site aqui encontrei muito boas indicações sobre os cuidados ao regar, e outros, dê uma olhada (está em inglês mas, o google “translate” ajuda).

Talvez te interesse ler também:

CULTIVE SUAS PLANTAS! EM VASOS, CANTEIROS, PENDURADAS OU NO CHÃO – 10 DICAS

HORTAS PRODUTIVAS EM PEQUENOS ESPAÇOS

CULTIVAR EM CASA COM RAÍZES, SEMENTES OU BASES DE PLANTAS

COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA

COMO PLANTAR CITRONELA EM CASA

Fonte: Horta Info




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...