Como plantar citronela em casa


Você que já conhece os usos e benefícios desse capim fantástico, quer plantar uma citronela em casa? Veja aqui a melhor maneira.

Primeiro você tem que ter uma muda, e essa você vai ter que tirar de uma touceira, ou comprar na floricultura, claro.

Lembre-se que as folhas da citronela são muito cortantes então, use luvas. As luvas também são uma boa pedida para evitar coceiras e alergias. As coceiras acontecem com todos, são resultado dos pelinhos que a planta tem na folha e do contato direto com o óleo essencial puro, já a alergia é uma questão de sensibilidade. Faça o teste e, se tiver alergia, não use a citronela. Alguns animais domésticos também podem ter alergia, outros não. Antes de usar, teste sempre.

Bom, mas você vai retirar uma muda da touceira e plantá-la em um vaso amplo, com terra bem adubada e com boa drenagem. Molhe abundantemente, a citronela gosta de água mas não gosta de encharcamento. E pode deixar no sol, sem problemas, desde que não lhe falte água, claro.

Dentro de casa você também pode ter mudinhas de citronela nas janelas, em vasos menores que impedirão a sua evolução para a fase de touceira ou moita. Servirá de repelente pois seu odor, muito agradável para quem dele gosta e não é alérgico, impregna o ambiente espantando mosquitos, pernilongos e borrachudos.

foto

Também é muito bom o banho com chá de citronela nos cachorros e gatos. Ela espanta pulgas e carrapatos. Mas, como já disse antes, alguns animais podem ser mais sensíveis que outros então, se o seu cachorro se sentir mal, começar a babar ou ficar molinho, lave-o com água limpa e não use citronela nele (experiência particular minha).

Talvez te interesse ler também:

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

COMO PLANTAR HORTELÃ EM CASA

COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...