Purificar o fígado: 10 remédios naturais

purificar o fígado

O fígado é um órgão importante para o funcionamento adequado de todo o organismo. Purificar o fígado melhora as funções digestivas e o funcionamento dos intestinos; ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos e fortalece o sistema imunológico.

Se o fígado funciona bem, toda a digestão prossegue sem problemas e o corpo consegue se liberar das toxinas e substâncias indesejadas.

Há muitos remédios naturais para ajudar a purificar o fígado e para iniciar um programa de desintoxicação dedicado a todo o organismo.

Damos aqui algumas sugestões úteis para cuidar deste órgão vital, mas procure um médico ou um fitoterapeuta para obter mais informações ou para seguir um tratamento.

1. Água e limão

Beber um copo de água morna com limão em jejum na parte da manhã é considerado um remédio natural para purificar o fígado. Além disso, esta mistura ajuda a regular o intestino e a expulsar as toxinas através das fezes. A água morna, ou quente, é usada para neutralizar o possível efeito adstringente do limão.

2. Dente-de-leão

O dente-de-leão também é usado como um remédio à base de plantas para a purificação do fígado. É uma das ervas amargas e selvagens consideradas úteis para promover o bom funcionamento deste órgão. A planta pode ser usada na preparação de infusões. Já para tomar cápsulas, comprimidos ou extratos, é recomendável consultar um médico ou fitoterapeuta.

3. Florais de Bach

O floral de Bach chamado Crab Apple é considerado adequado para a purificação do fígado, e em geral de todo o organismo. Este floral de Bach, em um nível emocional, é recomendado para pessoas que têm vergonha de sua aparência física e são propensas a se considerarem "tóxicas”. Crab Apple é recomendado para aqueles que querem começar um período de desintoxicação.

4. Cardo de leite

O cardo-de-leite (também conhecido como cardo maria ou cardo de santa maria), assim como o dente-de-leão, está entre os remédios naturais que ajudam a função hepática. Em fitoterapia o cardo-de-leite é usado na preparação de um concentrado líquido das suas propriedades de purificação. Esta preparação aproveita as propriedades das substâncias contidas nos seus frutos.

5. Grama de cevada

A cevada é considerada uma verdadeira panaceia para desintoxicar o corpo por meio da purificação do fígado. É muito rica em clorofila, que tem um reconhecido poder desintoxicante, antibacteriano, imunoestimulante e alcalinizante. O pó da grama de cevada pode ser usado na preparação de bebidas para purificar e remineralizar o organismo.

6. O suco de cenoura

O suco de cenoura é considerado ótimo para purificar o fígado. Suco de cenoura com alecrim estimula as funções deste órgão. Então, você pode combinar as cenouras com algumas agulhas de alecrim na preparação de seus sucos caseiros.

7. Bardana

A bardana é utilizada na preparação de infusões úteis para a purificação do fígado. A bardana é purificante, hipoglicemiante e ajuda a controlar o colesterol. Para a preparação do chá utilize as raízes da bardana. O conselho é usar uma colher de sopa de bardana em 300 ml de água para preparar um chá para dois.

8. Extrato de alcachofra

O extrato de alcachofra é utilizado em fitoterapia para ajudar a purificar o fígado, especialmente no caso de problemas digestivos, níveis elevados de colesterol e fígado gordo. O extrato hidroalcoólico, ou tintura, é usado para preservar e explorar as propriedades das plantas. A utilização de extratos hidroalcoólicos, tais como os de alcachofra, é recomendado em casos de distúrbios agudos, para se obter bons resultados num curto espaço de tempo.

9. Seiva de bétula

A seiva de bétula é um remédio antigo sazonal usado principalmente na primavera para purificar o corpo após o inverno, a época do ano em que tendemos a comer alimentos mais pesados e a digestão pode se sobrecarregar, repercutindo sobre o fígado. Recomenda-se tomar uma colher de chá em jejum por 3 semanas seguidas, mas é melhor consultar um médico ou fitoterapeuta para recomendar a dose adequada para cada pessoa.

10. Suco de Aloe Vera

O suco de Aloe Vera é utilizado na preparação de bebidas depurativas concebidas para promover o trânsito intestinal regular, melhorar as funções digestiva e hepática. O suco de Aloe Vera, acompanhado por uma dieta leve, rica em frutas e vegetais, pode, portanto, ser parte de um programa de desintoxicação que irá beneficiar todo o organismo.

Leia também:

setaCONHEÇA 10 ALIMENTOS QUE PURIFICAM O FÍGADO

setaCOMO PURIFICAR O FÍGADO DEPOIS DAS FESTAS: OS CONSELHOS DOS ESPERTOS

setaSUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER