10 chás diuréticos e que ajudam a emagrecer


Inchaço, retenção hídrica, excesso de peso. Os chás de ervas podem ser considerados uma boa ajuda, natural e válida, para a melhorar a forma física, ainda mais se acompanhados por atividade física regular e uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes da estação.

Você pode recorrer à alguns chás de ervas com efeito diurético e emagrecedor, compostos por ervas específicas. Nós mencionamos aqui algumas deles, lembrando que você deve contatar um profissional de confiança para indicar as melhores ervas e saber a quantidade de chá a ser tomada com base em sua condição particular de saúde.

Vejamos alguns chás bons como diuréticos e que por isso, ajudam a emagrecer

{index}

Chá de dente-de-leão

foto

O dente-de-leão é uma das ervas com propriedades diuréticas mais pronunciadas. Para a preparação do chá de dente-de-leão é preciso usar um punhado da planta seca (melhor se comprada porque da rua pode ser contaminada) e deixar em infusão em uma xícara d’água quente por uns bons minutos antes de coar e beber.

Chá verde

foto

O bem conhecido chá verde tem inesperadas propriedades diuréticas. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o chá verde pode ser considerado um diurético seguro. Propriedades adstringentes e emagrecedoras também são atribuídas a ele. Utilize um bom chá verde, de qualidade, de preferência orgânico, que pode ser facilmente comprado em lojas de produtos naturais, supermercados e mercados, a granel ou em saquinhos.

Chá de erva-doce

Um chá tanto diurético quanto emagrecedor pode ser feito utilizando 1 colher de chá de erva-doce em 1 xícara de água. Quando a água ferver, adicione a erva-doce, desligue o fogo, tampe, deixe repousar, coe e beba.

Chá de malva

Um chá de ervas com efeito diurético, além de purificar o corpo e desinfetar o trato urinário, pode ser preparado com folhas secas e picadas de malva. O chá pode ser preparado colocando 2 colheres de chá de folhas de malva em 1 xícara de água, deixando a infusão descansar por 10 minutos antes de coar e beber. Para 1 litro de água, use 30 gramas de flores de malva na preparação de infusões e decocções.

Chá de borragem

Se a dificuldade em emagrecer ou se a retenção hídrica se der por problemas de circulação, que podem causar inchaço, especialmente nos membros inferiores, é possível recorrer a um chá de ervas para preparar na forma de decocção. 10 gramas de borragem devem ser fervidas em 1 litro de água por 5 minutos. O consumo deste chá é recomendado especialmente à noite (1 xícara antes de dormir), no caso de pernas e tornozelos inchados.

Chá de Hibisco

foto

É um chá bom para a circulação sanguínea, é digestivo e tem propriedades emagrecedoras e diuréticas, de redução do colesterol ruim, além de ser anti-inflamatório, antibacteriano e atuar inclusive como antidepressivo. Veja aqui todos os benefícios do chá de hibisco, além da receita em como prepará-lo.

Chá de gengibre

O gengibre é conhecido por sua ação digestiva, além disso é um tgemogenico que ajuda a ativar o metabolismo do copro ajudando a emagrecer. Veja aqui 10 Receitas de chá de gengibre: quente e gelado.

Chá de canela

A canela tem muitos benefícios comprovados, entre estes, o de regular o açúcar no sangue o que pode ser interessante no processo de emagrecimento. Para fazer o chá de canela use 1 g canela em pau para cada xícara de água (200 ml). Deixe a canela em infusão por 10 minutos em água quente antes de beber.

Chá de cavalinha

A cavalinha é um ótimo diurético, ajuda a reduzir a pressão arterial e o inchaço proveniente da retenção hídrica. Para fazer o chá, ferva por no máximo 10 minutos, um punhado de cavalinha seca para cada litro de água.

Chá de salsinha

foto

Entre os vários benefícios da salsinha para a saúde, esta planta aromática tão usada por nós, é um diurético natural que favorece a saúde dos rins e da bexiga. Um chá de salsinha vai fazer o seu papel de combatente do inchaço causado por retenção hídrica e ajudar a emagrecer se for este o problema da sensação de “cheio”. Para fazer o chá, use 1 colher de salsinha picada em um litro de água fervente. Deixe descansar por 5 minutos, coe e beba.

Gostou destas dicas? Talvez te interesse ler também:

CHÁS DETOX → QUAIS ERVAS USAR PARA LIMPAR E DESINTOXICAR O CORPO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...