Borragem: matos úteis nos jardins e hortas. Veja porquê!


É uma mudança profunda de paradigma quando você passa a conhecer os matos, antes conhecidos como ervas-daninhas, e a usufruir dos seus benefícios tanto para a sua saúde quando para a sua alimentação.

Outro fator, que ainda não falamos aqui é quais são os benefícios dos matos para o solo do seu jardim e horta.

E para começar o assunto, vamos falar de porquê você deve ter borragem, uma planta que se alastra, crescendo pelo seu jardim e horta. A borragem, Borago officinais, que é uma planta encontrada na composição das pastagens naturais, nas margens das estradas, na orla da mata. A borragem, nativa da bacia do Mediterrâneo está espalhada mundo afora, com suas flores azuis e sua penugem.

A Borragem no jardim – como plantar?

A borragem conhecida como a planta do bom humor, é uma planta anual que, por espalhar suas sementes, se reproduz livremente. Para você ter borragem no seu jardim basta conseguir as sementes dela, ou uma muda, ou também, replantar por estaquia. Mas, esse mato bom não é nativo do Brasil então, aqui você precisará comprar sementes ou mudas, como já disse. Mas, só uma única vez pois, a borragem gosta mesmo é de se espalhar. Sua natureza permite que ela apareça em solos de todo tipo, dos arenosos e pouco férteis aos solos úmidos e mais cheios de matéria orgânica.

borragem 2

Cinco benefícios de se ter borragem no jardim:

  1. A borragem é comestível, rica em nutrientes como cálcio, potássio e ferro, e pode ser usada em saladas, sopas, refogados e outras receitas. Aliás, é uma delícia!
  2. As flores da borragem são atrativas para as abelhas e, se você tiver colmeia e borragens, terá um mel de excelente qualidade e sabor delicioso.
  3. Borragem espalhada entre tomateiros, morangueiros e outras plantas ajuda no controle biológico das pragas naturais das hortas pois, atua como inseticida.
  4. As raízes da borragem trazem para a superfície os nutrientes mais importantes deixando-os disponíveis para as plantas hortícolas. É uma planta que atua como acumulador, com suas raízes pouco profundas. Basta usá-la como adubo verde, deixando seus restos sobre o solo.
  5. E para a sua compostagem, a borragem atua facilitando a degradação dos restos orgânicos.

Isso sem entrar no detalhe, estético, de que as flores da borragem são lindas e o seu azul, profundamente relaxante.

Procure sempre conhecer as ervas e matos do seu quintal pois, apesar de serem chamadas de “ervas-daninhas”, em geral essas plantas são muito úteis na manutenção do equilíbrio do ecossistema no qual estão inseridas e, também, para a preservação da saúde de solo, plantas e pessoas. Mas, para comer mato sem riscos aprenda antes o que são, e como os preparar.

Especialmente indicado para você:

ÓLEO DE BORRAGEM: TODOS OS BENEFÍCIOS E USOS COSMÉTICOS

10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR

PLANTAS QUE ATRAEM ABELHAS – A LISTA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...