5 receitas vegetarianas para as crianças comerem verduras com gosto

receitas vegetarianas para as crianças

Todo pai quer que seu filho se alimente bem. Quer se orgulhar de ver seu pequeno crescer gostando de comida saudável, frutas e verduras principalmente, que são os alimentos mais difíceis de caírem no gosto da criançada; enquanto a carne, diga-se nuggets, salsichas e hambúrgueres, é geralmente mais fácil da criança aceitar.

O hábito de comer bem vem de casa e os pais devem dar o exemplo.

Selecionamos algumas receitas, testadas e aprovadas, que irão ajudar, e muito! seus filhos a comerem legumes e verduras. São ótimas também para refeições saudáveis em creches e escolinhas.

 

1. Risoto de abóbora

Um prato nutritivo, tradicional italiano, de cores brilhantes e um sabor delicado e doce que agrada muito até as crianças menores.

Esta receita é adaptada para crianças, ou seja, bem light.

Descasque e corte uma abóbora japonesa, também chamada abóbora okaido, em cubos e, em uma panela funda e com tampa, junte:

  • 1 cebola (pequena ou média, dependendo do tamanho da abóbora) cortada em pedaços grandes
  • 1 cenoura
  • 1 abobrinha
  • 1 pitada de sal

Leve ao fogo baixo com um dedo de águae deixe cozinhar com a tampa fechada.

Separadamente, cozinhe o arroz lavado em abundante água fervendo e levemente salgada. Use sal grosso para salgar a água, mas vá devagar para não salgar demais. Vá experimento o arroz e quando estiver cozido no ponto al dente, escorra sua água (como se escorre macarrão). Cozida a abóbora com os outros ingredientes, retire-os do fogo e bata tudo no liqüidificador ou mixer, até ficarem como uma papinha de neném. Junte a papinha ao arroz cozido e acrescente um abundante fio de azeite de oliva extra-virgem e uma colher de sopa de queijo parmesão ralado.

Parece sem graça porque é feito sem fritura, pouco sal mas o sabor da abóbora agrada às crianças. Basta provar para crer!

Veja aqui outras deliciosas receitas com abóbora.

2. Sopa de verduras

As variantes deste prato são infinitas. Dependendo dos gostos dos filhos pode-se escolher quais verduras e legumes usar, o mesmo para variar a densidade da sopa que pode ser engrossada com feijão, batata, batata-doce, mandioca.

A sopa pode ser servida como creme, tudo batido, como na receita acima, depois de ter sido cozida com pouca água em panela tampada. Ou servida como uma sopa clássica, mais aguada e com arroz ou com macarrãozinho de letrinhas e estrelinhas para brincar.

3. Falafel

falafel-capa

Vai ser fácil fazer seu filho comer grão-de-bico em um falafel, porque crianças adoram bolinho ou bolinha! Não é a receita mais fácil e rápida de se preparar, mas vale a pena. Falafel é uma delicia!

  • 1 kg de grão-de-bico seco (se quiser pode comprar feijão branco seco e misturar um terço do saco de 1kg com os grãos-de-bico), rende mais e fica bem gostoso.
  • 4 dentes de alho
  • 2 cebolas
  • 1 colher de cafe de fermento em pó royal
  • 2 punhados de salsinha
  • 2 punhados de coentro (inclua mais salsinha em substituição ao coentro para quem não gosta deste aroma)

Aqui abaixo é a gosto, mas vai uma referência (depois q estiver homogêneo frite uma bolinha e prove, se faltar mais sal ou pimenta,ou os outros temperos):

  • 2 colheres de chá de cominho
  • 1 colheres de chá de canela
  • 2 colheres de chá de pimenta do reino
  • 8 colheres de chá de sal

Primeira coisa: Deixar os grãos com o feijão ou só os grãos de bico de molho em água numa tigela grande e com mais um palmo de água em temperatura ambiente de uma noite para o dia para que hidratem.

Como não entra tudo de uma vez no processador, divida a quantidade em 2 ou mais partes e depois junto tudo.

Misturar todas as partes no processador, liquidificador, robot ou varinha elétrica de mão dando paradas para mexer e para que bata tudo fique homogêneo já que a tendência do grão de bico é da parte sólida subir e as laminas não alcançarem tudo.

Depois faça bolinhas ou em forma de croquete mais gordinho e frite em óleo de amendoim bem quente até ficarem douradinhos.

O molho que fica delicioso para acompanhar o falafel é o de iogurte natural (uns 4 copinhos) ou grego (melhor ainda!) com um punhado de menta fresca (ou dill), uma pitadinha de canela e outra de pimenta cayena.

Mexa tudo e está pronto!

4. Fritada de verdura

Essa é ótima para a criança comer vegetais de folhas verde escuras.

Cozinhe um pouco de espinafre, couve ou acelga em pouquíssima água e com a panela tampada. Quando cozida, escorra bem a água retirando todo o seu excesso, bata no mixer ou corte em pedaços bem pequenos.

Bata 3 ovos com uma pitada de sal e uma colher de sopa de parmesão ralado e junte a verdura cozida e escorrida, levando tudo em frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva. Vire a fritada para cozinhar dos dois lados e sirva cortada em cubinhos ou fatias. As crianças que gostam de ovo vão adorar esta fritada verde!

5. Almôndegas de berinjela

Outro bolinho que com certeza vai fazer sucesso com a criançada.

Lave, retire as extremidades de 2 berinjelas e corte-a em cubinhos, levando-as ao fogo, em uma panela antiaderente com um fiozinho de azeite e uma pitada de sal. Quando se verificar que a berinjela está cozida, murcha e que perdeu a coloração esverdeada, retire-as do fogo.

Deixe um pãozinho amanhecido de molho na água ou leite para amolecer. Escorra o excesso d'água e junte à berinjela cozida com um dente pequeno de alho cortado bem pequeno e folhas de hortelã igualmente cortadas finas. O hortelã dá um toque muito especial com o alho! Junte uma colher de parmesão ralado, uma pitada de sal, um ovo e mexa até que a mistura esteja em ponto de enrolar. Se estiver muito mole, junte mais pão amanhecido amolecido em água.

Passe as bolinhas na farinha de rosca e leve-as ao forno ou frite em óleo bom.

Leia aqui como fritar com saúde.

Depois conta pra gente se as crianças gostaram :)

Leia também:

seta

LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS

seta5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL

setaRECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS