Chás detox: quais ervas usar para limpar e desintoxicar o corpo

chá

O que comemos, o que bebemos, os produtos cosméticos e de limpeza que usamos, e até mesmo o ar que respiramos, podem estar cheios de toxinas que paulatinamente vão enchendo nosso corpo de substâncias tóxicas que nos fazem mal.

Fazer uma limpeza de vez em quando é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, mas como promover esta limpeza? De vários modos: eliminando ou reduzindo alguns hábitos prejudiciais que nos intoxicam no dia a dia, por exemplo, reduzindo o uso de maquiagem, de produtos tóxicos de limpeza, de alimentos industrializados, de bebidas alcoólicas, de cigarros e por aí vai.

Além de preferirmos alimentos saudáveis que ajudam a limpar o organismo a se purificar (veja links abaixo), podemos fazer passeatas e respirar ar puro nos grandes parques, junto à natureza, além de beber bastante líquido: água pura sim, mas também sucos e chás feitos com ervas que têm o poder de limpeza e ajudam a eliminar os resíduos tóxicos do organismo.

Sobre sucos falamos aqui:

SUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER

SUCO DE COUVE: DESINTOXICA, EMAGRECE E DÁ ENERGIA!

E sobre alimentos falamos aqui:

COMO SE DESINTOXICAR DE METAIS PESADOS COM ALIMENTAÇÃO

BRÓCOLIS PARA SE DESINTOXICAR DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Leia também: PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

Agora vamos falar sobre os chás que são, além de saudáveis e gostosos, uma bebida que socializa, pois nada melhor que um bom chazinho com os amigos queridos para relaxar e descontrair.

Ervas detox para fazer o chá

 

Chá-verde

Essa erva fantástica pode ser usada como base para qualquer chá purificador. Estudos indicam inclusive que o chá-verde atua sobre células cancerígenas e tem seus efeitos antioxidantes, diuréticos, depurativos e emagreceredores comprovados.

Erva-mate

Essa erva corriqueira para nós - do chimarrão dos gaúchos ao mate gelado dos cariocas - é realmente maravilhosa pois, estudos confirmam seu potencial antioxidante e purificador do sangue, reduzindo os níveis do colesterol ruim e retardando a oxidação de células nervosas.

Leia mais: CHÁ MATE: TODOS OS BENEFÍCIOS

Hortelã

Esta erva é desinfetante e limpadora dos sistemas digestivo e hepático. Além de dar aquele gostinho ao chá, pode ser usada com este propósito purificador.

Leia mais: HORTELÃ: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

Dente-de-Leão

Considerada mato (planta selvagem que cresce sozinha e está espalhada por todo lugar) esta planta de linda flor amarela é considerada ótima para purificar o fígado e depurar o sangue.

Leia mais: DENTE-DE-LEÃO - A COROA DO SOL - USOS CULINÁRIOS E MEDICINAIS

Erva-doce

Outra erva deliciosa e que pode ser combinada a outras ervas para fazer um chá detox, é a erva-doce. Cheia de propriedades depurativas e antioxidantes dadas à sua riqueza nturicional: vitamina C, potássio, manganês, ferro, ácido fólico e fibras.

Leia mais: ERVA-DOCE: 10 INDICAÇÕES DE USO E BENEFÍCIOS COMPROVADOS

Citronela

Usada para tratar distúrbios digestivos, a citronela também é considerada um erva depurativa por suas ações bactericida, insetífuga e calmante. De sabor bom e suave, não será difícil misturá-las com outras ervas para fazer um chá especial.

Leia mais: CITRONELA: USOS, PROPRIEDADES E QUALIDADES MEDICINAIS

Limão

Umas gotinhas ou uma rodela de limão no chá, além de dar sabor, dá saúde. O limão, apesar de parecer ácido, é na verdade um alimento alcalino que pode, e deve, ser consumido para reduzir a acidez do sangue, o que causa diversos males.

Outras ervas

Além destas, existem outras ervas depurativas como a alcachofra (Cynara cardunculus), a bétula (gênero da família Betulaceae), o cardo-marino (Silybum marianum), o sabugueiro (Sambucus nigra) mas mais difíceis de se encontrar no Brasil.

Combinações de ervas

Dá para combinar um pouco de cada erva para fazer um chá, mas sempre bem pouquinho de cada uma. Por exemplo o famoso Kusmi Tea em sua receita bb detox mistura chá-verde, erva-mate, erva-doce, hortelã, dente-de-leão e outras ervas e sabores. Em uma sua outra receita detox, eles usam uma mistura de erva-mate com chá-verde, citronela e limão.

Outras marcas, como a Angelica, misturam hortelã com erva-doce, cardo-marino e outras ervas e a Pompadour usa urtiga, dente-de-leão e chá-verde.

Qualidade das ervas

É claro que a qualidade das ervas fazem toda a diferença quando usadas com propósitos medicinais, e devem ser orgânicas para não levar ainda mais toxinas para o corpo.

Açúcar mascavo ou mel? Nenhum dos dois! Além de cobrir o sabor natural e delicado das ervas, não são necessários.

Recomendação médica

Pessoas que fazem uso de qualquer tipo de medicamento, crianças, grávidas e mães que amamentam, devem procurar um médico ou profissional de saúde antes de beberem chás pois estes podem reagir com remédios, diminuindo ou aumentando o efeito deles, bem como não serem recomendados para organismos frágeis.

Além disso algumas pessoas são alérgicas a algumas destas ervas.

Tendo isso em consideração, dá para fazer misturas com as ervas acima com o propósito de se purificar.

Doses

Para cada xícara de chá, use meia colher de café da mistura de ervas (isso mesmo! pouco, uma pontinha de colher, principalmente no começo) e deixe o chá em infusão por pelo menos 5 minutos.

Leia mais sobre saúde e bem-estar:

INTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA

10 PLANTAS QUE TE AJUDARÃO A PARAR DE FUMAR