Chá mate: todos os benefícios


Os chás são alimentos tidos como benéficos à saúde, mas o que muita gente não sabe é que o Chá Mate tem propriedades importantes que podem ajudar a controlar o colesterol, emagrecer e nos dar energia. E tudo isso com apenas uma xícara por dia!

A erva-mate (Ilex paraguariensis) tem sua origem na região subtropical da América do Sul, o que a fez ser uma das mais escolhidas para consumo de diversos países como Brasil, Uruguai, Bolívia, Chile, Argentina e Paraguai.

No Brasil, a Erva Mate é a base do tereré e do chimarrão, a primeira é uma bebida a base da erva fria e a segunda, uma vchaersão quente consumida principalmente no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul.

Benefícios da erva-mate para a saúde

Pode-se consumir um litro por dia do chá feito com as folhas da erva mate, no máximo. Contudo, o ideal é fracionar sua ingestão ao longo do dia, mas os benefícios à saúde já são sentidos com apenas uma xícara (150 ml – 250 ml) da bebida.

Especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina afirmam que a erva-mate é ótima auxiliar na diminuição do colesterol ruim, conhecido como LDL, e no aumento do colesterol bom, chamado de HDL. Por ser rico em glicídios e alcaloides, o chá mate consegue diminuir o percentual de colesterol no sangue em até 13%. Para isso, bastaria ingerir três xícaras da bebida.

Além disso, suas propriedades antioxidantes são também um benefício para o coração e ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

Já para quem quer emagrecer, o chá mate é tido como um dos termogênicos mais naturais que podemos encontrar, assim como o chá verde, a canela e o gengibre e, por isso, ajudam na hora de afinar a cintura. Tudo isso porque irá agir diretamente nas células de gordura, por sua ação lipolítica.

Outro órgão que também é beneficiado pelos antioxidantes presentes no chá mate é o cérebro, que tem a oxidação dos neurônios retardada. As substâncias do chá mate também contribuem para retardar o envelhecimento de nossa pele.

Mas é preciso ter cuidado, já que o excesso dá bebida pode causar irritabilidade até mesmo insônia, uma vez que a erva-mate contém xantina, grupo de alcalóides do qual faz parte a cafeína. Por isso o ideal é evitar a ingestão da bebida no período noturno.

Leia também: Chá gelado: 5 receitas para preparar em casa

Fonte foto: wikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...