Pimenta jalapeño: benefícios e receitas para todos os gostos


A pimenta é o condimento mais consumido no mundo. Com tantas variedades de sabores e ardências, tem pimenta para todos os gostos. Hoje vamos falar da pimenta jalapeño, suas qualidades, benefícios e receitas, para aproveitar ao máximo mais essa maravilha da biodiversidade.

Características e origem

De acordo com a engenheira agrônoma Sabrina Isabel Costa de Carvalho, a jalapeño é a que mais se destaca entre os tipos de pimenta da família Capsicum, nativa da América. No Brasil, apresenta uma grande variabilidade de cores e sabores, passando do verde-claro ao verde-escuro – quando os frutos estão imaturos – ao vermelho, quando estão maduros. Também podem ser encontradas variedades de frutos da cor amarela, sendo mais rara no Brasil.

Em todos os casos, o sabor e a ardência são marcantes.

A pimenta jalapeño é a mais popular da América do Norte, considerada uma das melhores pimentas para a produção de molhos. Seu nome homenageia a cidade de Xalapa, capital de Vera Cruz, México, país considerado seu centro primário de diversidade.

No Brasil as espécies cultivadas em sua maioria são importadas, principalmente os frutos de cor amarela, oriundos dos Estados Unidos. As pimentas de cor vermelha, possuem um grau de maior adaptação no Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.

Benefícios da pimenta jalapeño

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Paula Rodrigues, a  pimenta jalapeño é uma hortaliça muito benéfica para o organismo porque tem ações antimicrobianas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Ainda melhora a digestão, os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer.

Paula diz em estudo feito pela Embrapa que a pimenta do tipo jalapeño é um alimento funcional, rico em carboidratos e fibras alimentares, vitaminas A, E e C, ácido fólico zinco e potássio.

A pesquisadora afirma também que o mesmo princípio que provoca a ardência, a capsaicina, encontrados nas pimentas da família Capsicum, é usado para aliviar dores musculares, dores de cabeça e artrite reumatoide. Esse é o mesmo princípio que está presente na composição daqueles famosos adesivos que aliviam dores musculares.

Ainda de acordo com Paula Rodrigues, estudos indicam que pimentas atuam na prevenção de doenças cardíacas. No caso específico das pimentas jalapeño, elas possuem propriedades antioxidantes e bioflavanoides e ainda pigmentos vegetais que previnem o câncer.

Receita de molho de pimenta jalapeño

Ingredientes

  • 200 gramas de pimenta jalapeño
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 3 colheres (sobremesa) de açúcar mascavo
  • 1/2 colher (sobremesa) de goma xantana
  • 300 ml de vinagre
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo

Coloque no liquidificador todos os ingredientes menos a goma xantana. Bata por um minuto. Despeje em uma panela e deixe ferver, sempre mexendo por quinze minutos. Peneire a mistura. Bata novamente no liquidificador com a goma. Depois é só colocar num recipiente esterilizado e até 6 meses fora da geladeira.

Recita de molho de pimenta jalapeño defumada

Ingredientes

  • 800g de Pimentas jalapeño
  • 1L de Água
  • 1 Colher de Sopa Rasa de Sal
  • 160ml de Vinagre

Modo de fazer

Primeiro, grelhe as pimentas na churrasqueira, para ficar com sabor defumado. Depois bata por 1 minuto no liquidificador as pimentas tostadas com 1 litro de água e coe, reservando a parte que sobrar na peneira. Numa panela junte o líquido coado, com os demais ingredientes e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até engrossar um pouco. Após, junte o molho com o que sobrou na peneira da pimenta coada e coloque num recipiente de vidro esterilizado. Duração de até 6 meses fora da geladeira.

Receita de conserva de pimenta jalapeño

Ingredientes

  • 10 pimentas jalapeño grandes
  • ¾ de xícara de água
  • ¾ de xícara de vinagre
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo

Primeiro, limpe as pimentas, tirando o cabinho e as sementes de dentro. Manipule com cuidado para não queimar as mãos. Junte todos os ingredientes num pote de vidro esterilizado e aguarde de 3 a 5 dias para o consumo.

Receita de geleia de pimenta jalapeño

Eduardo Perrone ensina a fazer essa receita de geleia super exótica, de pimenta, sim! Pode ser jalapeño ou dedo-de-moça. Muita gente aprecia geleia de pimenta servida com queijo para acompanhar uma taça de vinho ou até um copo de cerveja. É provar para crer!

Receita de pimenta jalapeño recheada

Frita, crocante, ótima para petiscar com os amigos. Veja a incrível receita do Vix Yum Brasil no vídeo abaixo:

Talvez te interesse ler também:

Pimenta rosa: tempero delicado e saudável. Como usar

Pimenta-biquinho: benefícios e a receita para conserva

Shichimi togarashi a pimenta japonesa. Como usar e receita

Como fazer um óleo aromático com alecrim e pimenta: a receita passo a passo

Como plantar pimenta. Conselhos práticos, fáceis e completos




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...