Desintoxicar o fígado tomando chá à noite – 5 receitas e outras dicas


Desintoxicar o fígado é uma ação fundamental quando você sente que seu metabolismo está lento, você está estressado, engordando, sem energia suficiente para as atividades diárias. E o melhor é tomar chás, à noite, antes de dormir – mas você sabe o porquê disso?

Bem, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado tem sua hora de maior trabalho na desintoxicação do seu organismo, entre a 1 e as 3 h da madrugada.

Então, se você usar, rotineiramente, algum chá depurativo, antes de dormir, estará facilitando essa ação, que é própria do fígado – limpar o organismo depurando as toxinas que são resultantes do metabolismo, da digestão, da produção de hormônios.

Veja 5 receitas de chás depurativos para beber à noite

Chá de camomila

cha-de-camomila

O chá de camomila é uma das melhores bebidas que podemos ingerir à noite pois, é digestivo, calmante induzindo a um sono reparador e apoia a depuração do fígado, pela presença de antioxidantes da camomila. Fora estes benefícios, a camomila também contêm agentes anti-inflamatórios que ajudam no relaxamento muscular, permitindo uma noite de descanso reparador.

Faça seu chá de camomila assim: junte, a uma xícara de água fervente, uma colher de chá de flores de camomila. Deixe repousar por 10 minutos e beba, ainda quentinha. Repita todas as noites, por 7 dias, e continue o programa de desintoxicação alternando com outra das receitas que damos abaixo.

Leia também: CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

Água morna com limão

agua-limao

Chá de limão ou, simplesmente, água morna com um limão espremido, é muito benéfico por suas propriedades diuréticas e depurativas. Não ferva o limão para não perder a vitamina C que este contêm. Use na proporção de um limão inteiro para uma xícara de chá de água quente. Tome durante 7 noites seguidas e alterne com outro dos chás depurativos.

Leia também: ÁGUA COM LIMÃO: 10 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Chá de gengibre e limão

limao-gengibre

O gengibre e o limão fazem uma ótima combinação se o assunto é depurar o fígado e melhorar a saúde. O gengibre é um anti-inflamatório por excelência e, para muitas pessoas, também age com leve efeito sedativo, calmante e relaxante. Tanto o limão quanto o gengibre têm significativo conteúdo de vitamina C e antioxidantes e, juntos são o melhor estimulante para o sistema imunológico. Você deverá usar, para uma xícara de água fervente, uma rodela de gengibre e meio limão – coloque o gengibre na água fervente, junto com o limão espremido e deixe repousar, abafado, por 10 a 15 minutos. Use alternado com outros chás ou por até 7 noites consecutivas.

Leia também: GENGIBRE E LIMÃO: O QUE ACONTECE AO CORPO SE CONSUMIRMOS OS DOIS JUNTOS TODOS OS DIAS?

Chá de hortelã

cha-de-hortela

A hortelã é um digestivo que aumenta a capacidade de eliminação dos resíduos acumulados no fígado e no cólon. Use duas colheres de chá de hortelã, ou algumas folhas frescas, para uma xícara de água fervente. Tome o chá depois de deixá-lo abafado por uns 10 minutos. Beba meia hora antes de ir para a cama. Alterne, como os outros chás, de 7 em 7 dias.

Leia também: HORTELÃ: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

Água ou Leite de aveia

leite-de-aveia

A aveia é um alimento muito interessante para a limpeza do nosso organismo – possui fibras, vitaminas, minerais, tem ação digestiva, uma verdadeira vassoura do intestino, levando com ela os resíduos e as gorduras. Engolir a aveia que ficou de molho, às colheradas, ou batida em água, lhe trará sensação de saciedade que produzirá relaxamento propiciando um sono reparador para além da depuração necessária.

Você pode tomar a água de aveia ou o leite de aveia, como preferir mas, sempre deixe a aveia de molho por, pelo menos 7 horas.

Esta receita leva 3 colheres de sopa de aveia e uma xícara de água fria. Se for tomar a água de aveia, coe a aveia que ficou de molho e tome o líquido. Se preferir fazer o leite, bata a aveia no liquidificador. Algumas pessoas não tomam a água do molho em que ficou a aveia, preferindo coar esta e acrescentar água nova.

Quando usamos qualquer chá de ervas para tratamento o mais indicado é não tomar por mais de 1 ou 2 semanas o mesmo chá pois, o nosso organismo se habitua e, com o tempo, o efeito benéfico fica reduzido. Por isso, indicamos sempre que você tome por uma semana um chá, alterne com outro, ou tome alguns dias na semana, alternando.

O importante é que todas as noites, antes de dormir, você tome um chá ou água depurativa.

Outras dicas

Outros chás e águas que podem entrar nesse plano depurativo do fígado são:

Quando o fígado não funciona bem, você engorda

O fígado, a maior víscera do nosso organismo, tem uma função importantíssima – ele limpa, desintoxica, transforma as gorduras que ingerimos, produz gorduras sãs, e hormônios, enfim, sem o fígado não conseguiríamos aproveitar aquilo que comemos, nem nos desfazer das toxinas que produzimos.

Então, quando esta víscera está com seu trabalho prejudicado, nosso organismo inteiro começa a funcionar mal.

O fígado é o motor do nosso metabolismo, o que distribui os tijolinhos para a formação dos músculos, o que limpa o sangue à razão de 1,5 litros por minuto (tremendo fluxo). E é no fígado que se acumulam as vitaminas que precisamos para que todas as funções orgânicas funcionem como um reloginho. E mais, o fígado é um produtor de energia.

Quando você se sente esgotado, com a energia baixa, ou que não a consegue recuperar, dê uma olhada na sua língua, observe seus olhos (a parte branca – esclerótica) pois, o fígado avisa, pela formação de saburra na língua, ou amarelando a esclerótica, antes de começar a doer ou piorar, de que alguma coisa não vai bem.

Gordura no fígado

Você já ouviu falar em “gordura no fígado“? Pois, apesar de o fígado ser uma víscera que degrada, ele transforma e fabrica gorduras boas, mas também pode ser prejudicado pelo acúmulo de gorduras ruins.

E quando o fígado está gordo, você estará gordo também e mais, não conseguirá emagrecer.

Por outro lado, algumas patologias podem também criar um fígado gordo – e aí recomeça o ciclo, do engordar sem conseguir emagrecer.

Além de beber chá de noite para reequilibrar suas funções hepáticas (do fígado e da vesícula biliar), é também importante prestar atenção aos alimentos que você consome.

A alimentação exagerada em carne, de qualquer tipo, contribui para o acúmulo de gordura no fígado, bem como a ingestão de bebidas alcoólicas, o uso abusivo de açúcar branco, a ingestão de gorduras trans e de alimentos industrializados.

É fundamental você incorporar alimentos saudáveis à sua dieta rotineira, e fazer algum exercício (passear com o seu cachorro ajudará bastante, ou subir e descer escadas), o que importa é sair do pleno sedentarismo.

Um fígado saudável significa também um humor contagiante. Sim, porque quando estamos “mal do fígado” também sofremos de mau humor, o que é péssimo para a nossa vida, e a daqueles que nos rodeiam.

Veja, no vídeo abaixo – uma boa explicação sobre o fígado, suas funções e quando ele trabalha mal:

Outras dicas para desintoxicar o fígado

O fígado é um dos nossos principais aliados na luta contra as toxinas que ingerimos. Ele trabalha arduamente para que sejamos capazes de eliminar as toxinas e manter uma vida saudável. No entanto, muitas vezes o nosso fígado está sobrecarregado e é incapaz de administrar suas funções corretamente.

Vejamos quais são os sinais de que seu fígado pode estar cheio de toxinas.

Sinais de muitas toxinas no fígado

Mesmo que pensemos ter uma vida saudável, em muitos casos não estamos mantendo uma dieta equilibrada para fortalecer todas as funções do organismo. Há ainda quem faça exercício físico e pareça não notar nenhuma diferença na hora de perder peso. Isso é um sinal claro de que o fígado pode não estar conseguindo realizar sua função mais básica de eliminar as toxinas do corpo.

Quando o fígado é incapaz de gerir as toxinas, elas não são eliminadas por completo do organismo. Consequentemente ficam armazenadas no tecido adiposo, ou seja, tornam-se a famosa gordura que à tanta gente incomoda.

Além disso, há diversos sinais que indicam que o fígado talvez não esteja realizando suas atividades corretamente.

São eles:

  • Acne ou problemas de pele
  • Desequilíbrios hormonais
  • Alergias
  • Dores musculares ou articulares de forma crônica
  • Desorientação visual e cerebral
  • Fadiga excessiva
  • Dor de cabeça ou na parte de trás dos olhos
  • Transpiração anormal

Como livrar o fígado das toxinas

As toxinas que existem no fígado, são as que nós mesmos ingerimos. Isso significa que tudo o que comermos será enviado para a filtragem de toxinas no fígado.

Quando nossa dieta está desequilibrada, o fígado também entra em desequilíbrio, podendo causar as mazelas citadas acima.

O primeiro passo para diminuir os problemas das toxinas excessivas no fígado é parar de consumir alimentos processados, considerados os grandes vilões da alimentação moderna. Além disso, há algumas dicas simples que podem ser seguidas nesta empreitada de desintoxicação do fígado:

  • Beber tanta água (cerca de 1 litro e meio de água por dia, a depender da recomendação do médico)
  • Consumir gordura saudável como a encontrada em abacate, cânhamo e óleo de coco
  • Consumir fibras, ao menos 35g por dia a partir de alimentos naturais como alcachofras, brócolis, sementes de chia ou mesmo couve e espinafre.
  • Cessar ou reduzir o consumo de açúcar refinado, seja ele em qualquer uma de suas formas
  • Não consumir mais do que 20g de frutose por dia
  • Eliminar o consumo de álcool por completo ou evitá-lo ao máximo possível
  • Aumentar o consumo de alimentos que possuam vitamina B e vitamina C, como os vegetais verdes

Como recomendação ampla, sugere-se que não sejam consumidos alimentos que possuam glúten ou altas quantidades de açúcar. O prazer momentâneo de degustar diariamente um doce processado pode trazer amargas consequências para o organismo. Portanto, vale sempre o bom senso, evitando exageros alimentares a qualquer custo.

Cuide bem do fígado

Órgão essencial para a manutenção de uma boa saúde, o fígado deve ser cuidado sempre com muita atenção.

Caso perceba os sintomas de que seu fígado pode estar com excesso de toxinas, procure um médico ou profissional de saúde para obter orientações adequadas a respeito do seu caso.

É importante lembrar que nossa saúde é um reflexo direto de nossos hábitos, portanto um fígado em condições ruins significa muito frequentemente uma alimentação igualmente ruim.

Cuide-se!

Talvez te interesse ler também:

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

CARQUEJA: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO FAZER O CHÁ

10 USOS DIFERENTES PARA A CASCA DE LIMÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 7 comentários

  1. Maria Dantas
    Publicado em 21/01/2021 às 10:04 pm [+]

    Muito obrigada pelas informações muito importante uma ajuda muito boa


  2. Maria Madalena Franco
    Publicado em 17/02/2021 às 7:38 pm [+]

    Fiquei grata pelas informações, elas ajudam muito


  3. Daia Florios
    Publicado em 18/02/2021 às 9:05 am [+]

    <3 <3 Nós agradecemos teu comentário


  4. luiz alberto costa
    Publicado em 28/12/2021 às 10:43 am [+]

    Muito bom, sucesso pra vcs..


  5. Daia Florios
    Publicado em 28/12/2021 às 10:49 am [+]

    Oi Luiz pra vc tb um super feliz 2022 FELICIDADES <3


  6. Auricelia de Jesus Martins
    Publicado em 11/05/2022 às 10:04 pm [+]

    Amei


  7. Daia Florios
    Publicado em 13/05/2022 às 7:56 am [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...