Desintoxicar o fígado tomando chá à noite - 5 receitas

desintoxicar fígado

Desintoxicar o fígado é uma ação fundamental quando você sente que seu metabolismo está lento, você está estressado, engordando, sem energia suficiente para as atividades diárias. E o melhor é tomar chás, à noite, antes de dormir - mas você sabe por quê?

Bem, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado tem sua hora de maior trabalho na desintoxicação do seu organismo, entre a 1 e as 3 h da madrugada.

Então, se você usar, rotineiramente, algum chá depurativo, antes de dormir, estará facilitando essa ação, que é própria do fígado - limpar o organismo depurando as toxinas que são resultantes do metabolismo, da digestão, da produção de hormônios.

Veja abaixo 5 dicas de chás depurativos

 

Chá de camomila

cha-de-camomila

O chá de camomila é uma das melhores bebidas que podemos ingerir à noite pois, é digestivo, calmante induzindo a um sono reparador e apoia a depuração do fígado, pela presença de antioxidantes da camomila. Fora estes benefícios, a camomila também contêm agentes anti-inflamatórios que ajudam no relaxamento muscular, permitindo uma noite de descanso reparador.

Faça seu chá de camomila assim: junte, a uma xícara de água fervente, uma colher de chá de flores de camomila. Deixe repousar por 10 minutos e beba, ainda quentinha. Repita todas as noites, por 7 dias, e continue o programa de desintoxicação alternando com outra das receitas que damos abaixo.

setaLeia também: CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

Água morna com limão

agua-limao

Chá de limão ou, simplesmente, água morna com um limão espremido, é muito benéfico por suas propriedades diuréticas e depurativas. Não ferva o limão para não perder a vitamina C que este contêm. Use na proporção de um limão inteiro para uma xícara de chá de água quente. Tome durante 7 noites seguidas e alterne com outro dos chás depurativos.

setaLeia também: ÁGUA COM LIMÃO: 10 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Chá de gengibre e limão

limao-gengibre

O gengibre e o limão fazem uma ótima combinação se o assunto é depurar o fígado e melhorar a saúde. O gengibre é um anti-inflamatório por excelência e, para muitas pessoas, também age com leve efeito sedativo, calmante e relaxante. Tanto o limão quanto o gengibre têm significativo conteúdo de vitamina C e antioxidantes e, juntos são o melhor estimulante para o sistema imunológico. Você deverá usar, para uma xícara de água fervente, uma rodela de gengibre e meio limão - coloque o gengibre na água fervente, junto com o limão espremido e deixe repousar, abafado, por 10 a 15 minutos. Use alternado com outros chás ou por até 7 noites consecutivas.

setaLeia também: GENGIBRE E LIMÃO: O QUE ACONTECE AO CORPO SE CONSUMIRMOS OS DOIS JUNTOS TODOS OS DIAS?

Chá de hortelã

cha-de-hortela

A hortelã é um digestivo que aumenta a capacidade de eliminação dos resíduos acumulados no fígado e no cólon. Use duas colheres de chá de hortelã, ou algumas folhas frescas, para uma xícara de água fervente. Tome o chá depois de deixá-lo abafado por uns 10 minutos. Beba meia hora antes de ir para a cama. Alterne, como os outros chás, de 7 em 7 dias.

setaLeia também: HORTELÃ: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

Água ou Leite de aveia

leite-de-aveia

A aveia é um alimento muito interessante para a limpeza do nosso organismo - possui fibras, vitaminas, minerais, tem ação digestiva, uma verdadeira vassoura do intestino, levando com ela os resíduos e as gorduras. Engolir a aveia que ficou de molho, às colheradas, ou batida em água, lhe trará sensação de saciedade que produzirá relaxamento propiciando um sono reparador para além da depuração necessária.

Você pode tomar a água de aveia ou o leite de aveia, como preferir mas, sempre deixe a aveia de molho por, pelo menos 7 horas.

Esta receita leva 3 colheres de sopa de aveia e uma xícara de água fria. Se for tomar a água de aveia, coe a aveia que ficou de molho e tome o líquido. Se preferir fazer o leite, bata a aveia no liquidificador. Algumas pessoas não tomam a água do molho em que ficou a aveia, preferindo coar esta e acrescentar água nova.

Quando usamos qualquer chá de ervas para tratamento o mais indicado é não tomar por mais de 1 ou 2 semanas o mesmo chá pois, o nosso organismo se habitua e, com o tempo, o efeito benéfico fica reduzido. Por isso indicamos sempre que você tome por uma semana um chá, alterne com outro, ou tome alguns dias na semana, alternando. O importante é que todas as noites, antes de dormir, você tome um chá ou água depurativa.

Outros chás e águas que podem entrar nesse plano depurativo do fígado são: chá de carqueja, de capim santo, água de uvas passas, chá de maçãs, chá de salsinha, chá de coentro.

Especialmente indicado para você:

setaPURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

setaCARQUEJA: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO FAZER O CHÁ

seta10 USOS DIFERENTES PARA A CASCA DE LIMÃO