gengibre-e-limao
gengibre-e-limao

Gengibre e limão: o que acontece ao corpo se consumirmos os dois juntos todos os dias?

Gengibre e limão são dois produtos naturais que devemos ter sempre em casa. Suas propriedades são realmente extraordinárias e pode ajudar em situações diferentes. Mas o que exatamente acontece com o corpo se consumirmos os dois juntos todos os dias?

A maioria de vocês já deve ter experimentado uma bebida famosa: água e limão. Mas você já tentou adicionar nesta mistura simples um pouco de gengibre ralado? O resultado é mais do que bom para a saúde.

Juntos, o gengibre e o limão são grandes aliados daqueles que estão tentando perder peso, entre outras coisas. Na verdade, eles ajudam a diminuir a sensação de fome, especialmente se tomados como uma bebida quente.

Especialmente o gengibre, ajuda a ativar o metabolismo e, assim, a queimar a gordura mais facilmente.

Já o limão ajuda na desintoxicação do corpo e promove a diurese.

Ou seja, gengibre e limão é realmente uma combinação perfeita e não apenas em termos de sabor.

Propriedades do gengibre e do limão

A raiz do gengibre melhora a digestão, evitando a fermentação e a formação de gases intestinais, bem como bloqueando a sensação de náusea.

Este produto natural ajuda a aliviar os sintomas de resfriados, dores de garganta e gripe, é um excelente analgésico (como no caso de dores menstruais, artrite ou dores de cabeça), assim como um controlador da glicemia e do colesterol ruim.

Já o limão é um fruto particularmente rico em vitamina C, capaz de ajudar o corpo a prevenir ou curar mais rapidamente gripes e resfriados.

O suco de limão estimula o fígado, promove a eliminação de ácido úrico e ajuda a atividade intestinal, é, portanto, um purificante natural muito eficaz e acessível a todos.

Veja também que, graças à presença de ácido cítrico, o sumo de limão consumido todo dia ajuda a dissolver cálculos biliares e depósitos de cálcio que podem acumular-se nos rins.

Assim como o gengibre, o limão também ajuda a melhorar a digestão, combate o colesterol ruim e tem poderes antioxidante e antibacteriano.

Gengibre e limão, quanto tomar

De água, limão e gengibre pode-se beber um shot ao dia de manhã em jejum, mas, estes dois alimentos podem ser consumidos durante o resto do dia de outras formas.

O suco de limão é muito útil, por exemplo, para assimilar melhor o ferro contido em vegetais, use-o para temperar saladas e vegetais de folhas verdes.

As raspas de limão (lavar muito bem antes de usar) podem ser colocadas em bolos, risotos, pães e biscoitos.

O gengibre deve ser consumido em uma quantidade variável entre 10 a 30 gramas por dia mas, como colocar o gengibre em sua dieta diária?

Em sucos, chás, até mesmo receitas salgadas de bolinhos, sopas e risotos ficam realmente muito gostosas com um toque de gengibre.

Experimente!

Leia também: GENGIBRE: TODAS AS PROPRIEDADES E VÁRIOS MODOS DE USÁ-LO

Contraindicações do gengibre e limão

Para aqueles que sofrem de gastrite ou úlceras, a solução de água, limão e gengibre não é recomendada, pois pode irritar e agravar os sintomas.

Doses excessivas de gengibre podem dar um efeito contrário à boa digestão e causar azia e problemas digestivos e gastrointestinais.

Aqueles que usam medicamentos e querem fazer uso diário de gengibre devem procurar o conselho de um médico.

Ao suco de limão, no entanto, não há contraindicações particulares, exceto, como acontece com todas as coisas, nada em excesso faz bem.

Importante, no entanto, é sempre colocá-lo como último ingrediente na preparação e nunca cozinhar ou aquecê-lo demais, porque a maioria de suas propriedades (especialmente a vitamina C) se perderão.

Talvez te interesse ler também:

10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO

GENGIBRE: 17 BENEFÍCIOS COMPROVADOS

SUCO DE LIMÃO COM GENGIBRE: DÁ ENERGIA, EMAGRECE E REFRESCA

SUCO DE ABACAXI COM GENGIBRE PARA EMAGRECER

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Reumatismo: os primeiros sintomas e como prevenir

O reumatismo é uma doença que atinge as cartilagens e as articulações provocando muita dor, …