Shot de gengibre ou limão em jejum para desintoxicar, emagrecer e começar bem o dia


Quer uma receita fácil para começar bem o dia, favorecendo em teu corpo uma limpeza que ajuda a eliminar toxinas, queimar gorduras e evitar inflamações?

Pois é, beber em jejum um shot (uma pequena quantidade de água com gengibre ou limão) pode ser um hábito saudável que você vai gostar de adquirir. Veja porquê.

O gengibre

O gengibre é uma especiaria muito utilizada na área gastronômica devido ao sabor característico que confere às preparações. Esta raiz contém fitoquímicos que trazem os inúmeros benefícios do gengibre à saúde tais como:

  • efeito analgésico,
  • antioxidante,
  • anti-inflamatório,
  • antibacteriano,
  • hipoglicemiante,
  • expectorante,
  • antifúngico e anticarcinogênico,
  • melhora os desconfortos gástricos, náuseas e vômitos, favorece a digestão,
  • possui substâncias termogênicas que ajudam na queima de gordura corporal,
  • além de ser um afrodisíaco natural aumentando a libido.

É um condimento bem versátil podendo ser utilizado em shots, sucos, chás, caldos, sopas, iogurtes e para temperar tudo quanto é prato, crus ou cozidos.

O limão

Já o limão é uma fruta rica em magnésio, potássio, cálcio e cobre, minerais de suma importância para o organismo. Mas o principal nutriente dessa fruta é a vitamina C, fazendo com que o limão seja um potente antioxidante, além de favorecer a digestão.

A vitamina C dá um grande suporte ao nosso sistema imunológico e é também super importante na produção de colágeno.

Shots de gengibre ou limão

Uma forma de utilizar esses dois super alimentos é por meio dos shots que podem ser utilizados no início da manhã, em jejum, ou antes das refeições.

Como nos explica a nutricionista Michelle Bortoletto, os shots nada mais são do que um pool de fitoquímicos que atuam de forma sinérgica modulando a inflamação e aumentando a expressão de NRF-2 (fator de transcrição nuclear) que aumenta a expressão de enzimas antioxidantes e enzimas de fase 2 de destoxificação, o que garante a manutenção do equilíbrio celular em resposta ao estresse oxidativo.

Começar o dia com um shot é uma ótima estratégia, pois em jejum nosso organismo absorve melhor as substâncias que chegam até ele, e que também ajudam a limpar e alcalinizar o organismo, que está mais ácido por conta da digestão que permanece levemente ativa durante a noite e pela falta de hidratação.

“E para quem faz jejum, sugiro utilizar apenas o gengibre, pois o limão eleva a insulina, nos tirando do jejum.

É importante entender que temos dois tipos de jejum, o metabólico e o calórico. Neste último somente são permitidas as bebidas sem calorias como água, chás e café, sem adoçar é claro. Já no jejum metabólico, a ingestão de calorias é permitida desde que a insulina seja mantida baixa como o caso do café com óleo de coco ou manteiga ghee”, recomenda Michelle.

E qual destes jejuns seguir? Para esta pergunta o auxílio de um profissional capacitado se faz necessário, haja vista que o jejum é uma prática incrível, mas não é para todos.

Como fazer os shots

A quantidade é pouca mesmo, para um shot:

  • coloque em um copo 50 ml de água filtrada em temperatura ambiente ou morna
  • acrescente 1 colherzinha de chá de gengibre em pó, ou fresco ralado 
  • ou 1 limão espremido

Seguindo a recomendação da nutricionista, os dias que você estiver fazendo o jejum calórico, faça o shot somente com gengibre.

A mesma receita pode ser usada antes das refeições para favorecer a digestão. É aconselhável usar a água morna porque, ao acordar, não é bom dar um choque no organismo com bebidas geladas.

Talvez te interesse ler também:

Água e limão: o que acontece com o corpo tomando todos os dias

Como fazer Óleo de Gengibre em casa: Remédio Natural contra Dor e Muito Mais

10 usos diferentes para a casca de limão




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...