Austrália impõe coleira e toque de recolher para gatos: eles matam bilhões de animais


Agora é lei: gatos na Austrália terão que andar de coleira e não será possível encontrá-los soltos pelas ruas.

De acordo com dados, gatos e raposas (tanto as raposas vermelhas quanto os pequenos gatos) são responsáveis ​​pela morte de mais de 2,6 bilhões de animais selvagens por ano, o que pode levar à consequências devastadoras na biodiversidade e causar desequilíbrios ecológicos.

Espécies invasoras e super predadoras

Este animais foram introduzidos na “terra dos cangurus” por colonos europeus. Segundo o documento do governo australiano “Tackling Feral Cats and Their Impacts – Frequently Asked Questions“, desde que foram levados para a Austrália, eles causaram o desaparecimento de pelo menos 20 espécies de pequenos mamíferos nativos, enquanto mais de 120 estão atualmente ameaçadas de extinção por sua presença.

De acordo com o estudo “Contando os corpos: estimando os números e a variação espacial de répteis, pássaros e mamíferos australianos mortos por dois mesopredadores invasivos“, conduzido por cientistas do Instituto de Pesquisa para o Meio Ambiente e Meios de Vida da Universidade Charles Darwin, estima-se que na Austrália existam 2,8 milhões de “gatos selvagens” e 6,6 milhões dos chamados animais de estimação, que juntos matam 466 milhões de répteis todos os anos, 265 milhões de aves e 815 milhões de pequenos mamíferos.

Não é à toa que os gatos estão incluídos entre as 100 espécies mais invasoras do planeta na lista “100 das piores espécies alienígenas invasoras do mundo – uma seleção do banco de dados global de espécies invasoras”.

Toque de recolher

Devido a estes “desastres ecológicos“, o ser humano começou a tomar medidas, muitas vezes drásticas e brutais, para conter sua propagação.

Para evitar a matança sangrenta e ao mesmo tempo proteger a fauna nativa, vários municípios australianos introduziram um verdadeiro “toque de recolher” para os gatos.

Contenção de gatos

Ou seja, os donos dos gatinhos são obrigados a mantê-los fechados dentro de casa, para evitar que matem outros animais e causem um desequilíbrio na natureza.

Em Canberra, capital do país, foi desenvolvida uma lei chamada “Contenção de gatos” que prevê uma mudança drástica no manejo de gatos a partir de 1º de julho de 2022.

Os gatos, de fato, não poderão mais sair de dentro de casa para passear, a menos que estejam acompanhados de uma coleira, assim como os cães.

Multa

Aqueles que não usarem a coleira com guia, correm o risco de multas entre 300 e 1.600 dólares. Já em Fremantle, na Austrália Ocidental, os felinos serão totalmente banidos das áreas públicas.

Adin Lang, membro do Conselho de Fremantle, afirma:

“Trata-se de proteger nossa vida selvagem e também de ajudar a manter os gatos das pessoas a salvo de brigas de gatos ou de serem atropelados por carros. Isso significa que, se os guardas encontrarem gatos nas calçadas ou nas ruas, uma multa pode ser imposta ao dono, assim como uma multa é aplicada a um dono de cachorro cujo cachorro não está na coleira”.

Para ele, manter os gatos confinados ajuda a prevenir impactos no meio ambiente e na saúde e impede que eles saiam e dêem à luz a mais gatos selvagens.

Na Itália, os especialistas recomendam manter os gatos dentro de casa, porque esses pet felinos são responsáveis ​​por matar mais de 200 espécies selvagens.

Afinal, o gato doméstico não é um animal que existe na natureza (foi selecionado pelo gato selvagem há milênios) e quando introduzido sem controle é capaz de causar sérios danos ao equilíbrio ecológico e à biodiversidade.

Já pensou em castrar seu gatinho?

Talvez te interesse ler também:

Símbolos e significados do gato: misticismo e lições de vida

Pode levar o gato na praia? 12 Dicas para conseguir essa façanha 

Gato-bravo: gato selvagem extinto na Holanda reaparece depois de séculos

Alimentação vegana para cães e gatos é possível? 

Savannah: conheça o maior gato doméstico do mundo

Guerra aos gatos na Austrália: salsicha envenenada em todo o país para dizimar 2 milhões deles




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...