© Luc Viatour (CC BY-SA 3.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Gato-bravo: gato selvagem extinto na Holanda reaparece depois de séculos

Gato-bravo: gato selvagem extinto na Holanda reaparece depois de séculos

O gato-bravo (Felis silvestris) andava desaparecido da Holanda desde o início da Idade Média. A espécie que tem sua população considerada extinta naquele país, segundo a IUCN, agora está dando o ar de graça novamente por lá.

Gatos domésticos (Felis catus) são descendentes domesticados dos gatos selvagens e um dos animais mais numerosos no mundo. Os domésticos se hibridizam facilmente com os selvagens e, por isso, é difícil quantificar quantos gatos selvagens puros restam na natureza.

Acredita-se todavia que populações de gatos selvagens estejam em constante declínio, dada a perda de habitat desses pequenos felinos.

Contudo uma boa notícia: na Holanda, os Felis silvestris está regressando naquele país.

Como explicou ao Wilder a bióloga Hettie Meertens, a história deste regresso teria começado em 1963. Os gatos estão à procura de novos territórios, indo em direção ao Sul da Holanda, especialmente à província de Limburgo.

Em 2002 o país registrou a presença de um indivíduo em Limburgo, infelizmente morto atropelado. Mas de lá pra cá os registos começaram a ser mais frequentes, todos naquela cidade.

Já a reprodução do gato-bravo na Holanda foi confirmada em 2014.

Criando o ambiente ideal

Hettie Meerten trabalha na ONG ARK Nature que busca preservar a espécie protegida na Europa pela Convenção de Berna (1979), explica:

 “Temos desenvolvido as florestas naturais e os campos com muitos arbustos (e ratos) e temos criado corredores naturais entre essas florestas através da plantação de sebes robustas em zonas agrícolas”.

Para que gatos selvagens sobrevivam na natureza é necessário que mantenham uma reprodução sustentável entre eles, evitando a hibridação dos selvagens com os domésticos, através da esterilização destes.

Também é necessária a preservação do habitat deles: a floresta local com sua rica biodiversidade, além de formar corredores entre as populações de gato-bravo da Holanda, Bélgica e Alemanha, com passagens seguras para evitar atropelamentos.

© Luc Viatour (CC BY-SA 3.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
© Luc Viatour (CC BY-SA 3.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Quantos gatos-bravos existem?

“Não é possível saber exactamente qual o número de gatos-bravos na Holanda, mas estimamos que sejam mais de 25 e menos de 50, a maioria na província de Limburgo”, informa a bióloga.

Como se vê, são poucos exemplares que, para garantirem a sobrevivência, precisam de habitat preservado.

Lugar de animal selvagem é na natureza. O homem tem mania de domesticar tudo, até jacaré e cobra. Claro que muitos humanos domesticam por amor, mas é preciso entender que é mais amor deixar o bicho no lugar dele trabalhando pela conservação das espécies em seus habitats.

O gato é um dos animais que ainda preserva em si o caráter selvagem, e por isso são tão misteriosos, furtivos e encantadores!

Veja no vídeo abaixo a vida dos gatos-bravos na natureza, mãe gata e 5 gatinhos. Leia AQUI a reportagem completa da Wilder.

Talvez te interesse ler também:

Maria, a mulher que tem 60 jacarés e chama cada um pelo nome. Vídeos

Viaduto para animais? Conheça uma ideia que deu certo e salva vidas

Tráfico de animais, um crime perverso sustentado por você!

Nascem 4 filhotes do raríssimo gato-de-pallas: a coisa mais fofa do universo

Como fazer casinha para salvar gatos de rua do frio

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

1 comentário em “Gato-bravo: gato selvagem extinto na Holanda reaparece depois de séculos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *