Nascem 4 filhotes do raríssimo gato-de-pallas: a coisa mais fofa do universo


O gato-de-pallas (Otocolobus manul) é uma espécie de gato selvagem originário da Ásia Central e sul da Sibéria. Muito lindo, esse animal é também muito raro. Mas eis que filhotes dessa doçura acabam de nascer na Sibéria.

A WWF russa publicou em sua conta no Instagram as imagens mais doces para fechar a semana com chave de ouro!

Raros e misteriosos, o gato-de-pallas (também conhecido por manul) está correndo grande perigo de extinção, pois é caçado para ser vendido como animal de estimação, ou para o comércio de sua pele que, apesar de ilegal, há sempre quem dê um jeito de ganhar dinheiro às custas de crueldade.

Um outro fator que coloca esses seres encantados em risco, é o perigo da morte por atropelamento ou por consumo de ratos envenenados, além da destruição de seu habitat por incêndios e outras causas.

O número exato de exemplares sobreviventes é desconhecido, mas estima-se entre 3 mil e 3,6 mil exemplares na Rússia.

O WWF Rússia, que planeja começar a trabalhar com a conservação desta espécie naquele país, divulgou as imagens dos filhotes, escrevendo (em tradução livre):

Pequenas bolinhas fofas são os gatinhos-de-pallas. Quatro deles não são suficientes, um manul pode ter até dez gatinhos por ninhada. Os bebês têm cerca de um mês, enquanto a mãe os alimenta com leite, mas, provavelmente, ela já está começando a trazer presas. O gato-de-pallas é um dos gatos mais misteriosos da Rússia, ver uma ninhada inteira na selva é um verdadeiro sucesso.

Moradores da região Kosh-Agach da República de Altai, no território fronteiriço à Mongólia, encontraram o covil da família manul. A mãe dos gatinhos provavelmente foi caçar. Sem incomodar os gatinhos, os moradores gravaram um pequeno vídeo e foram embora.

Hoje, ninguém sabe exatamente qual é o número de gatos-de-pallas na Rússia. A última contagem do número da espécie ocorreu em 2009. A caça furtiva ameaça esses gatos incríveis: o gato de Pallas pode se estabelecer em buracos de marmota, onde cai em armadilhas colocadas em roedores por residentes locais, o gato-de-pallas sofre com incêndios na estepe, que se tornaram mais frequentes devido às mudanças climáticas, cães vadios e os cães dos criadores de gado que causam danos às populações dos gatos-de-pallas. Os animais também podem ser envenenados comendo roedores envenenados para o controle de pragas nos campos.

 

Apaixone-se por essas novas criaturas. Que sejam bem-vindas e que restem protegidas.

Talvez te interesse ler também:

Maine Coon: gato gigante vale até R$3000 mas você não deve comprar

Problemas urinários em gatos: como prevenir e tratar com remédios naturais

Como fazer casinha para salvar gatos de rua do frio

Envenenamento de cães e gatos: como proceder em caso de intoxicação




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...