Curiosidades sobre os Gatos que Talvez você Desconheça

  • atualizado: 
Gato

Gato: esse bicho misterioso, amado por muitos mas também odiado - infelizmente e sabe-se lá porquê - é muitas vezes tema de discussão sobre o seu comportamento peculiar, selvagem, calmo, de quem não está nem aí pra nada, porque, misteriosos como só eles são, buscamos desvendar seus aspectos mais estranhos. Estes animais têm várias características interessantes que talvez você desconheça.

Por exemplo, entre tantas curiosidades, você sabia que:

  • Quando um gato se roça numa pessoa ele está marcando seu território liberando um odor liberado pelas glândulas de sua face, caudas e patas.
  • A aversão de um gato à água é devido à falta de isolamento térmico de seu pelo, quando se encontra com umidade, assim ele sente incômodo e frio, mas há uma raça, a Van Turco, cujo pelo é resistente à água.
  • Um gatinho dorme 2/3 de seu dia, desta forma, durante 9 anos de vida ele permanece acordado por apenas 3 anos.
  • Um outro detalhe é que um gato passa 1/3 do dia limpando-se, quer dizer que ou ele está dormindo ou está fazendo sua higiene;
  • Nunca dê para um gatinho uma ração de cães ou comida humana, pois pode provocar complicações na sua nutrição e problemas de saúde.
  • Também não ofereça alimentos como cebola, alho, tomate verde, batata crua, chocolate, uvas e passas. Tenha cuidado ainda com medicações, usar paracetamol e aspirina são prejudiciais aos bichanos;
  • Um gato sempre encontra sua casa, esta é uma afirmativa popular e isso está sendo estudado pela ciência, que está compreendendo melhor esta sua característica, havendo a possibilidade disto ser devido ao senso de orientação dos gatos que usam o ângulo solar para se direcionar corretamente, ou que células magnéticas localizadas no cérebro deles, permitam a eles de ter um "GPS" que os oriente;
  • Gatos possuem tufos de pelos nas orelhas e eles devem ser mantidos assim, pois têm a função de evitar que a sujeira entre no ouvido, servem para direcionar os sons para sua audição e proteger as orelhas.
  • Outra característica é que o suor dos gatos é eliminado pelas patas, pois não possuem glândulas sudoríparas;
  • Os gatos têm uma grande habilidade de sempre caírem de pé e isso ocorre porque possuem reflexos que os fazem alinhar seu posicionamento numa queda.
  • Os gatos não têm lactase, a enzima responsável pela digestão do açúcar característico do leite. Esta enzima está presente em recém-nascidos, mas desaparece após o desmame. Portanto, dar leite a um gato adulto pode causar problemas gastrointestinais. Os gatos são animais carnívoros.
  • Os bigodes do gato são na verdade órgãos sensoriais chamados vibrassas e são muito importantes para a orientação do bichano, inclusive para seu equilíbrio. Se o gato perde seu bigode, terá que confiar muito mais em seus outros sentidos. As vibrissas são sensíveis ao ar e permite ao gato sentir as forças da natureza como o tremor de terra,  a chegada de um temporal, etc. É por isso que os gatos às vezes correm pra cá e pra lá como loucos, sem que haja um motivo aparente.
  • A toxoplasmose, ao contrário do que se acredita é muito rara de ser transmitida pelos gatos (apenas em 1% dos casos a transmissão dá via gato ). 
  • Os gatos enxergam até 6 vezes melhor do que os seres humanos à noite, graças à anatomia e à fisiologia da retina deles. Naturalmente, na ausência total de luz eles não vêem, mas são capazes de se direcionarem através de suas vibrissas e de sua audição.
  • Gato preto dá azar? Há culturas que, ao contrário, creem que o gato preto dá sorte. Fique sabendo mais aqui: Gato preto: história da superstição (e porque, ao contrário, dá sorte).

 

São tantos os mistérios a se descobrir sobre estes seres que, bem por isso, eles seguem nos encantando com sua sabedoria e maestria.

Leia também:

ATÉ OS GATOS FALAM: VEJA O QUE ELES QUEREM DIZER COM MIADOS E RONRONADOS

A LENDA DA LETRA M NA TESTA DE ALGUNS GATOS

POR QUE OS GATOS AFOFAM OU AMASSAM PÃO?

POR QUE OS GATOS ENTRAM NO CÍRCULO? TENTE FAZER EM CASA