Por que os gatos afofam ou amassam pão?


Quem tem gato ou já teve a oportunidade com conviver com esse tipo de felino sabe que eles têm uma engraçada e graciosa mania de “afofar” algumas coisas, como se estivessem amassando pão.

Em muitos casos, este processo pode chegar até mesmo a causar dor nas pessoas, pois o gato pode resolver amassar pão no colo do dono ou de outras pessoas. Vejamos os motivos que explicam por quê os gatos gostam de afofar como se estivessem amassando pão.

Por que o gato fica amassando pão?

Não são todos os gatos que têm o costume de ficar amassando pão ou afofando as coisas. Este hábito é mais comuns em gatos jovens entrando no período adulto, e mesmo assim nem todos os gatos nessas fases fazem isso. No entanto, há algumas teorias que explicam o motivo dos gatos gostarem tanto de afofar ou amassar pão:

Demonstração de amor

Se o seu gato tem o costume de afofar ou amassar pão enquanto está no seu colo, isso pode significar que ele está retribuindo amor. Algumas teorias dizem que quanto mais o gato mostrar as garras na hora de afofar, maior é o amor que eles querem demonstrar. Isso, porém, pode acabar machucando a pessoa que cuida do gato, pois suas unhas são quase sempre muito afiadas. Gato há que não goste de cortar unha de jeito nenhum, o que deixa o amassar do pão quase insuportável para quem o recebe. Uma dica é colocar um pano grosso ou cobertor sobre o colo e somente então deixar o gato se acomodar. Isso fará com que as unhadas do afofamento não sejam direto na pele.

Um laço com as origens

Outra teoria explica que os gatos têm o costume de afofar pois trata-se de uma herança genética. É sabido que os felinos ancestrais procuravam por locais macios para se acomodarem e poderem descansar. Muitas vezes, quando restava-lhes apenas a grama ou mato, tinham o hábito de afofá-la com as patas para deixá-la mais macia e assim poderem dormir confortavelmente.

gatos afofam ou amassam pão

Uma lembrança da infância

É difícil uma gata dar cria a apenas um gato, em geral nascem vários ao mesmo tempo. Isso significa que, enquanto os gatos ainda são bebês, há uma certa disputa para se conseguir mamar. Logo na infância os gatos aprendem que ao afofarem a região dos mamilos da mãe, poderão facilitar a saída do leite, tirando vantagem nesta questão de sobrevivência. Naturalmente, quando o leite é então bebido pelo gatinho, há a sensação de bem-estar e conforto. Isso fica registrado no inconsciente do gato, que então reproduzirá o mesmo ato sempre que se sentir seguro e confortável.

Demarcando territórios

Há ainda a teoria de demarcação de territórios. Normalmente, gatos e outros animais, tendem a demarcar território, a fim de estabelecer limites para outros da mesma espécie (ou até mesmo de outras). E é justamente dessa forma que os gatos marcam território, colocando suas patas sobre a área que desejam demarcar e furando com as unhas, marcando através das glândulas odoríferas localizadas na almofadinha das patas. Percebe-se os sinais deste comportamento justamente no que o gato demonstra possuir, como brinquedos e presas.

Cuidando dos gatos com amor

Embora existam várias teorias que tentem explicar o motivo real dos gatos amassarem pão ou afofarem determinadas áreas, uma coisa é certa: o seu gato está demonstrando uma ligação profunda e carinhosa por você. Portanto, nada mais satisfatório do que ser recompensado com a forma natural e sincera de afeto do gato, retribuindo-lhe com muito amor e carinho. Há também os gatos que não afofam ou não amassam pão dessa maneira, mas isso não deve gerar preocupação. Cada gato é único, e muito normalmente cada gato tem um hábito diferente e um jeito próprio de demonstrar afeto.

Especialmente indicado para você:

POR QUE OS GATOS ENTRAM NO CÍRCULO? TENTE FAZER EM CASA

10 ALIMENTOS QUE NÃO DEVEMOS DAR AOS NOSSOS GATOS

ATÉ OS GATOS FALAM: VEJA O QUE ELES QUEREM DIZER COM MIADOS E RONRONADOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...