Gato preto: história da superstição (e porque, ao contrário, dá sorte)


O gato preto é um dos gatos mais elegantes do mundo, mas muitas vezes é vítima de superstições e lendas que às vezes acabam prejudicando suas vidas. Vamos descobrir algo mais sobre este belo animal e, acima de tudo, por que ele, ao contrário do que dizem, não traz má sorte!

O gato preto é um felino muito terno e com um bom caráter, mas muitas pessoas continuam a acreditar que ter um em casa ou ver um que atravessa a rua, traz infortúnio e má sorte. As superstições relacionadas ao gato preto são muitas, mas antes de lhes contar, descobrimos algo mais sobre esse animal.

Gato preto: aparência e tamanho

O gato preto, como diz o nome, é caracterizado por ter um pelo preto, embora às vezes algumas áreas do corpo podem ser castanho escuro ou castanho avermelhado. Essas sombras, geralmente mais visíveis no abdômen, são mais evidentes sob a luz solar.

Igualmente fascinantes são os olhos que geralmente são amarelos ou de uma cor muito semelhante ao âmbar, isso é devido à alta concentração de pigmento de melanina.

gato preto 2

Gato preto: temperamento

Como dissemos, ao contrário do que se costuma acreditar, o gato preto tem um bom caráter: educado, leal e, acima de tudo, muito disposto a socializar. No entanto, sua natureza é a de um espírito livre, então ele pode simplesmente adorar vagar sozinho e ficar por horas em contato com a natureza.

De acordo com alguns especialistas em comportamento felino, existem algumas diferenças entre o gato preto feminino e masculino. As fêmeas seriam mais irascíveis, enquanto os machos seriam mais calmos e astutos. Mas em geral, eles são considerados felinos leais e não estão dispostos a agressividade com seus semelhantes. Em suma, eles têm uma má reputação, mas, pelo contrário, são doces, prudentes e adoram ser mimados.

Gato preto: raças

gato preto 3

Se você acha que os gatos pretos são todos iguais, você está errado. Existem algumas raças de gatos em que a cor preta é predominante, vejamos as principais.

Gato preto Bombaim

Bombaim é o gato preto por excelência e sua aparência se assemelha à de uma pequena pantera. É uma raça de origem norte-americana resultante do cruzamento entre o gato americano de pelos curtos e o gato birmanês.

O gato preto Bombaim tem olhos amarelos típicos, mia pouco e é também um pouco ganancioso! Muito fiel e ligado à família, ele é um felino doméstico e não é particularmente dotado de instinto de sobrevivência. Mas, se de um lado adora a companhia dos humanos, dificilmente tolera a presença de outros gatos, mas poderia se dar bem com os cães.

Este gato adora brincar, então é uma boa companhia para as crianças, mesmo que odeiem ser perturbados pelo barulho.

gato preto 4

Devon rex

Mesmo dentro da raça Devon rex, pode haver espécimes de cor preta (embora não completamente) que tenham um corpo magro e musculoso, mas certamente a melhor característica é a cabeça que é sempre em formato de um pequeno triângulo.

Na verdade, este gato preto tem uma cabeça ligeiramente mais longa do que larga e um focinho curto bem desenvolvido com um queixo forte, maçãs do rosto proeminentes e bigode em almofadas. As orelhas, muito abertas na base, são grandes e devem ser tratadas com cuidado. O pelo é curto e ondulado, enquanto o temperamento deste gato preto é alegre e animado.

Ele é um felino que confia em sua natureza, mas adora ficar em lugares isolados e, acima de tudo, no calor! Este gato bonito também é extremamente sensível e precisa de muita companhia e atenção porque ele não gosta de ficar sozinho. Ele é brincalhão e sempre atento ao que acontece ao seu redor.

gato preto 5

Gato preto persa

Mesmo entre os persas, há o gato preto, um felino muito encantador, originário da Pérsia, que tem uma aparência muito robusta, uma cabeça redonda, larga, um nariz achatado e olhos muito particulares: laranja escuro ou mesmo de cor cobre.

A característica do gato preto persa é o pelo grosso e brilhante que não tem nuances. Ele é um amigo fiel, doce e carinhoso, mas às vezes pode suspeitar e desconfiar de estranhos, mas é muito sociável com outros gatos.

gato preto 6

Entre as raças onde a cor preta pode ser predominante, há também o gato angorá preto, o coon de Maine, que é um gato maior do que os gatos comuns e o siberiano nativo da Rússia com mais de mil anos de história. Finalmente, o gato Sphynx ou egípcio não tem pelo, mas sua pele pode ter cores diferentes, incluindo o preto.

Há também muitas outras raças em que você pode encontrar com nuances de preto. Nós, como sempre, na escolha de um amigo de quatro patas sempre recomendamos visitar abrigos ou salvar animais das ruas, independentemente de uma ou de outra raça, porque o carinho não tem pedigree.

Gato preto e superstições pelo mundo

Depois de termos falado um pouco sobre os vários tipos de gato preto, vejamos agora por que eles sempre foram vítimas de superstições e lendas.

Vamos começar com uma pergunta: o gato preto traz boa ou má sorte?

Enquanto isso, digamos que os países onde se acredita que o gato preto traz má sorte estão entre outros, o Brasil, os Estados Unidos, a Espanha e a Itália, enquanto em países como a Escócia, o Japão e a Inglaterra, apenas para citar alguns exemplos, o gato preto é um símbolo de sorte e pensa-se que ter um em casa signifique prosperidade.

Não esqueçamos que nos países anglo-saxões o gato preto foi mantido em barcos para propiciar proteção no mar.

Na Alemanha, se um gato preto atravessa a rua da direita para a esquerda, geralmente se pensa que traz má sorte; pelo contrário, da esquerda para a direita, trará boa sorte. Na China, muitos acreditam que os gatos pretos sejam portadores de fome e pobreza, enquanto na Letônia o nascimento de gatinhos pretos indica que haverá uma boa colheita.

gato preto 7

Gato preto dá azar?

Quantas vezes você ficou paralisado na frente de um gato preto que atravessou a rua? Esperamos que nenhuma, mas, infelizmente, há muitas pessoas que associam o gato preto ao infortúnio.

A razão deve ser encontrada nas superstições que nasceram da Idade Média, é a partir dali, que esse rumor tolo começou. Naquela época, viajávamos com carruagens e podia acontecer que, nas ruas escuras, os cavalos ficassem assustados com os olhos dos gatos pretos por causa de um cruzamento inesperado deles.

gato preto 8

Os cavalos, em um frenesi, causariam desarranjo em alguns passageiros, daí a lenda de que os gatos pretos eram controlados diretamente pelo diabo. Mas a lenda também deve muito de sua repercussão porque, em 1200 o Papa Gregório IX, denominou o gato preto como sendo um fiel amigo das bruxas, dando assim luz verde à uma caça implacável a estes seres.

Em geral, durante a Idade Média, o gato preto foi considerado um amigo do diabo e vários papas ordenaram queimá-los durante as festas populares.

Mas por que o gato preto estava associado ao diabo? A única resposta possível é a ignorância do povo. A cor preta era um símbolo de luto e seus brilhantes olhos amarelos na noite despertavam o medo.

E, no entanto, outras lendas dizem que a chegada de um gato preto trazia consigo também a chegada dos piratas, já que esses felinos frequentemente viajavam em navios para caçar ratos do porão.

Gato preto: animal sagrado

Enquanto na Idade Média os gatos foram perseguidos e mortos, no antigo Egito, os gatos pretos e os gatos em geral foram adorados. Não surpreendentemente, a deusa Bastet é representada como um belo gato preto ou como uma mulher com cabeça de gato.

Esta divindade era um símbolo positivo de harmonia e felicidade, protetor de casa, guardião de mulheres grávidas e capaz de evitar os espíritos malignos.

Na mitologia egípcia, a irmã de Bastet, Sekhmet, é retratada com características felinas. Mas, em geral, os gatos eram animais sagrados e aqueles que matavam um gato, eram severamente punidos.

gato preto 9

Símbolo das forças do bem, graças aos seus olhos luminosos, o gato preto foi preservado em todos os aspectos. Em caso de incêndio, por exemplo, não era possível escapar sem primeiro ter salvo o gato e, se um deles morresse, toda a família ficava de luto.

Gato preto: traz boa sorte

Ao lado das superstições existem as lendas mais positivas que melhoram o gato preto em toda sua beleza. Por exemplo, na Roma antiga, considerava-se que os gatos pretos trouxessem fortuna, então, após a morte deles, costumava-se queimá-los e depois espalhar sua cinzas para desejar uma boa colheita. Em muitos outros países, ter um gato preto em casa é símbolo de prosperidade e boa sorte.

Sonhar com gato preto

gato preto 10

O que significa sonhar com um gato preto? De acordo com a interpretação dos sonhos, um gato preto nos sonhos poderia estar associado à sua necessidade de independência e rebelião contra imposições demasiado sufocantes. Ou então, a cor preta poderia enfatizar a conexão com o mistério e o inconsciente e, portanto, poderia ser um convite para abrir-se à essa dimensão, e confiar mais no seu instinto.

Talvez te interesse ler também:

O GATO E SUA MAESTRIA, COM SEUS MISTÉRIOS E SABEDORIA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...