Os lençóis devem ser trocados semanalmente. Entenda porquê


Com que frequência você troca os lençóis da tua cama? Um microbiologista especializado sugere fazer isso com bastante frequência, caso contrário nossa cama “hospedará” não apenas nós, mas também muitas bactérias e fungos!

Para dar esta importante sugestão, Philip Tierno, microbiologista da Universidade de Nova York, lembra a todos sobre a importância de trocar os lençóis a cada semana.

Mas o que acontece se não seguirmos o seu conselho?

Nossa cama se tornará o lugar perfeito para bactérias e fungos e, como resultado, teremos maiores chances de contrair infecções e ficar doentes. Estando em contato próximo com travesseiros e lençóis, na verdade, nós inalamos esses microorganismos e, assim, podemos acabar tendo resfriados, dores de garganta e muito mais.

Manter a higiene dos lençóis é, portanto, importante dado também que um terço de nossas vidas é gasto na cama (sem falar do prazer que é poder se deitar em meio aos lençóis limpinhos!). Também pode ser que dormir em uma cama limpa e perfumada tenha repercussões positivas sobre o sono e seja útil para quem tem problemas de insônia.

Considere que entre travesseiros e lençóis, cada um de nós produz uma média de 26 litros de suor e isso é precisamente o que permite uma maior proliferação de fungos.

Uma pesquisa feita alguns anos atrás revelou que em nossos travesseiros, após um ano e meio desde o primeiro dia de uso, pode-se encontrar até 17 diferentes tipos de fungos, geralmente inofensivos, mas que podem piorar os sintomas daqueles que já sofrem de asma ou sinusite.

Deve-se dizer que não é apenas um problema de transpiração, mas também de troca normal das células da epiderme que acabam na cama, de secreções íntimas, vaginal e anal, que podemos perder nos lençóis ou, de espirros e tosses que semeiam vírus e bactérias em nossas camas. Outros fatores externos que “sujam” nossos lençóis são os ácaros e depois, se você tiver animais de estimação em casa, os pelos de cachorro e ou gato, também.

Ainda é tão importante arrumar a cama todas as manhãs?

Não! Pelo menos de acordo com uma outra pesquisa, ter a cama desarrumada teria vantagens em termos de saúde. Alguns pesquisadores britânicos acreditam que a cama descoberta é um local pouco atrativo para os ácaros do pó que tenderiam se a concentrarem menos entre os lençóis e os travesseiros desarrumados.

Leia mais: CAMA BAGUNÇADA FAZ BEM À SAÚDE

Mas, na verdade, existem boas razões para arrumar a cama todos os dias, incluindo a superação da preguiça e a criação de bons hábitos na família. O senso de cuidado e de arrumação é gostoso e faz bem, mas, claro, cada um é livre para se sentir melhor ao seu próprio modo.

E quanto aos pijamas e às roupas de dormir? Mesmo estas, de acordo com os especialistas, deveriam ser trocadas uma vez por semana.

Leia também: DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVEMOS TROCAR AS TOALHAS DE BANHO?

Gostou dessa notícia? Com quanta frequências você costuma trocar os lençóis de casa?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...