Cama bagunçada faz bem à saúde

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Uma pesquisa, da Kingston University, localizada em Londres, concluiu, de forma preliminar que uma cama desarrumada pode fazer com que ácaros não sobrevivam nesse espaço.

Segundo o estudo feito pela Escola de Arquitetura da Universidade inglesa, microrganismos como ácaros não são capazes de sobreviver em um ambiente seco e quente – ou seja, exatamente o que encontramos em uma cama desfeita.

Embora sejam micro – ácaros costumam ter menos de 1 milímetro de comprimento – e, desse modo, não são visíveis por nós, a olho nu. A grande questão é que são capazes de provocar grandes transtornos, como asma, bronquite e alergias em geral. Para se ter uma ideia, uma cama de dimensões médias podem concentrar até 1 milhão e 500 mil ácaros!

O estudo teve por base um modelo, feito em um software, que conseguiu monitorar diversas mudanças em uma casa, e seu efeito sobre a redução da quantidade de ácaros. Como já se sabia que ácaros necessitam, para sua sobrevivência, da água presente na atmosfera, esses locais, como camas desarrumadas, removem a umidade dos lençóis e do colchão, o que desidrataria esses microrganismos.

Agora, na última fase da pesquisa, os cientistas ingleses trarão essa noção para o mundo real, fazendo testes em 36 casas, verificando a relação entre a rotina das pessoas e a sobrevivência da população de ácaros. Ainda avaliarão variáveis como o sistema de aquecimento, de isolamento e ventilação das casas.

Tanto empenho em comprovar a descoberta tem uma razão: o sistema de saúde inglês pode chegar a fazer uma economia da ordem de £ 700 milhões – R$ 2.6 bilhões –, gastos em média para tratamentos das várias doenças que são ocasionadas pelo contato com ácaros.

Fonte foto: Morgue File

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook