Formas simples e ecológicas de se proteger da Covid-19 e outras doenças contagiosas

Tirar sapatos e trocar de roupas ao chegar em casa são medidas eficazes para evitar contágios? Na verdade, por si só, não! É essencial lavar as mãos sempre e prestar atenção em tudo o que se toca.

Esses cuidados e outros, são necessários pois, estamos expostos a todos os tipos de patógenos em nosso dia a dia, não somente ao novo coronavírus. Por isso, certas medidas de prevenção de contágio são absolutamente necessárias para a proteção da nossa saúde.

Pensando em termos de prevenção às doenças contagiosas, seguem algumas medidas ecológicas e conscientes de evitarmos contágios, principalmente em tempos de coronavírus, mas não somente neste período.

Tire os sapatos e desinfete

Antes de entrar em casa, retire os sapatos e desinfete as solas com um spray de álcool. Depois, de um tempo você pode trazê-los para dentro de casa e colocá-los em algum canto. Esse cuidado serve não somente para ser feito em tempos de pandemia pois, trazer sujeiras da rua para dentro de casa é sempre desaconselhável.

Limpeza das carteiras, bolsas e malas

É bom também desinfetar malas, carteiras e bolsas porque são objetos que ficam sempre pra lá e pra cá e quase nunca nos lembramos de higienizá-los. Você pode limpar todos eles com a pulverização de álcool ou desinfetante. Caso, sejam feitos com materiais delicados, é recomendável usar um pano macio molhado com uma solução de detergente e água.

Desinfecção de superfícies, objetos e mobílias

Superfícies e objetos que suportam altas temperaturas como pavimento, cama-box, colchão, paredes, algumas mobílias, pias, tapetes, entre outros, podem ser desinfetados com vaporizador.

O vaporizador é uma aparelho que limpa e desinfeta devido à sua função de atuar com a emissão de jatos de água em altas temperaturas, impedindo que microrganismos se proliferem.

Para utilizar o vaporizador é recomendável ler seguir com atenção o manual de instrução que acompanha esse aparelho.

Ao chegar em casa, lave as mãos imediatamente

Lavar bem as mãos com água e sabonete por de 20 a 30 segundos é importante, mas lembre-se de lavar sem desperdiçar água. Por isso, enquanto esfrega as mãos mantenha a torneira fechada e só abra, quando for enxaguar.

Desinfete os dispositivos eletrônicos

Estudos relacionados aos coronavírus mostraram eles podem sobreviver várias horas ou até vários dias, dependendo do tipo de superfície, temperatura e umidade. Por isso, é importante limpar regularmente os aparelhos eletrônicos que você usa, principalmente o smartphone que é que o mais usamos.

Para desinfetar os dispositivos eletrônicos, primeiramente, é necessário desligá-los. Em seguida faz-se a limpeza utilizando um pano de microfibra com uma pequena quantidade de solução de detergente ou álcool diluído em água morna.

Outra opção que tem se popularizado entre os técnicos de aparelhos eletrônicos é o uso de dispositivos de desinfecção de luz UV.

Moradores da mesma casa precisam colaborar

Se você morar com outras pessoas, é importante que todos pratiquem essas medidas de prevenção e limpeza, para que realmente surtam efeito e todos se mantenham protegidos das contaminações.

Cuide-se

Além dessas medidas, é importante fortalecer o sistema imunológico com alimentação saudável, sono regular e menos estresse. Afinal, nossa imunidade é muito importante para nos proteger das doenças contagiosas.

Talvez te interesse ler também:

Cuidado! Incêndios domésticos aumentam em SP e a culpa é, em parte, do álcool gel

As compras devem ser todas desinfetadas?

Como fazer máscara contra o Coronavírus. Veja os tutoriais

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos fala e escreve para GreenMe desde 2017.
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook