Mãos ressecadas: 10 remédios naturais eficazes


Mãos ressecadas podem causar um desconforto imensurável. Quem sofre com as mãos secas, por qualquer motivo que seja, sente a sensação de aspereza e ressecamento, um reflexo da desidratação naquele local. Embora muitas vezes as mãos ressecadas pareçam constantes e incuráveis, veremos que é possível tratá-las com muita facilidade em casa através de remédios naturais.

1. Mel

Um ótimo hidratante natural com diversas propriedades antimicrobianas, umectantes e antioxidantes. Basta aplicar mel sobre as mãos e deixar agir por 10 minutos. Em seguida, lava-se tudo com água morna. Pode ser repetido até 2 vezes por dia.

2. Iogurte

Por possuir ácido láctico, o iogurte funciona como um limpador e esfoliante natural. Auxilia também hidratando as mãos. Basta aplicar uma colher de iogurte natural sobre as mãos, massagear e deixar agir por 5 minutos. Depois deve ser removido com água morna. Pode ser feito diariamente.

3. Suco de limão

O suco de limão será capaz de afinar a pele das mãos e garantir um tom limpo e mais claro nela. Para preparar este composto, misturamos o suco de 1 limão com 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Passamos sobre aos mãos e deixamos agir por cerca de 5 minutos. Pode ser feito duas vezes por semana.

Leia mais: SUCO DE LIMÃO COM GENGIBRE: DÁ ENERGIA, EMAGRECE E REFRESCA

4. Bananas

Bananas são capazes de eliminar a aspereza e também as rugas e as marcas das mãos, pois tem propriedades hidratantes. Este remédio natural é feito facilmente com uma banana madura amassada. Ela é então aplicada nas mãos e deve ficar lá por 30 minutos agindo. Depois, basta lavar as mãos com água morna. Deve ser utilizado ao menos uma vez por semana.

Leia mais: CASCA DE BANANA SERVE PARA MUITA COISA – PROBLEMAS DE PELE, POR EXEMPLO

5. Abacate

Além de conter gorduras monoinsaturadas que ajudam a prevenir a pele seca, o abacate é rico em vitaminas A, C e E. Traz o aspecto de jovialidade para as mãos. Para este remédio natural, misture a polpa de ½ abacate maduro com 1 colher de sopa de mel. Massageie o composto pelas mãos e deixe agir por 10 minutos, depois basta enxaguar. Deve ser repetido algumas vezes por semana.

Leia mais: ABACATE É MUITO BOM PARA A SUA BELEZA

6. Azeite de Oliva

O azeite de oliva pode fazer um bem incrível para as mãos graças aos seus antioxidantes. Também deixa a pele hidratada e macia. Basta aplicar azeite morno sobre as mãos, massageando-as, deixando descansar depois disso por 5 minutos. Este remédio natural pode ser utilizado duas vezes por semana.

7. Aveia

A aveia é capaz de agir como esfoliante natural, removendo o aspecto de “secura” e aspereza das mãos. Este remédio natural é feito facilmente: 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de mel e algumas gotas de água até que se forme uma pasta. Aplique sobre as mãos e deixe agir por 10 minutos. Basta lavar em seguida com água morna.

Leia mais: COMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

8. Óleo de coco

Os ácidos graxos presentes no óleo de coco tratam e eliminam a pele seca e a aspereza das mãos. Também ajuda na proteção de raios UV. Basta aplicar óleo de coco extravirgem morno sobre as mãos, massageando por ao menos 5 minutos. Aconselha-se cobrir com luvas e deixar agir a noite toda. Pode ser feito diariamente.

9. Creme de leite

O creme de leite é capaz de controlar os níveis de pH da pele. Além disso, age como hidratante natural graças aos seus altos teores de gordura. Basta esfregar creme de leite fresco sobre as mãos e deixar agir por 10 minutos. Em seguida, lava-se bem com água morna. Pode ser utilizado diariamente.

10. Aloe Vera

Aloe vera é capaz de ajudar a manter uma pele saudável e rejuvenescida graças às suas propriedades hidratantes. Para preparar este remédio natural, corta-se uma folha fresca de aloe vera e extrai-se o seu gel. O gel deve ser aplicado sobre as mãos e lá deve ficar descansando por 15 minutos. Em seguida é necessário lavar com água morna. Pode ser feito até duas vezes por dia.

Leia mais: BABOSA: O QUE ACONTECE AO CORPO SE BEBER UM COPO DE ALOE VERA POR DIA?

Orientações gerais sobre mãos ressecadas

Caso perceba quadros persistentes de ressecamento das mãos, é necessário buscar a orientação de um médico ou profissional de saúde. Além disso, nenhum tratamento deve ser iniciado deliberadamente sem antes consultar um médico.

Especialmente indicado para você:

FAÇA VOCÊ MESMO CREMES ANTIRRUGAS

ALGUNS BONS USOS DA BORRA DE CAFÉ PARA A MANUTENÇÃO DA SUA BELEZA

ÓLEO DE ARGAN – PARA CABELOS, UNHAS, ROSTO E CORPO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...