Como limpar o colchão usando somente produtos naturais (VÍDEOS)

Uma pessoa que vive, em média, 70 anos, passa cerca de 24 anos dormindo. Isso mesmo! Uma das maiores necessidades básicas humanas consome duas década de vida. Por isso é essencial a preocupação com todos os elementos que compõem esse momento, entre eles, o colchão. Apesar de ter pouca atenção, esse item pode fazer toda a diferença na hora do descanso. Vale a pena pensar um pouco nele ao organizar a rotina.

No colchão acumulam-se todos os dias milhares de micro-organismos nocivos à saúde, tendo em vista que transpiramos e eliminamos células mortas. Fora todas essas questões, um colchão bom e bem cuidado pode fazer toda a diferença na qualidade do sono.

Por tudo isso, é essencial cuidar dele com eficiência, e, o melhor de tudo, utilizando apenas produtos naturais.

Dicas de como cuidar do colchão

A conservação e higienização do colchão passa por três pilares: renovação, limpeza e rotação.

Renovação

Roupas de cama devem ser trocadas uma vez por semana. Isso possibilita uma maior durabilidade e boa higiene do colchão, tendo em vista que essas trocas constantes evitam a acumulação de ácaros e outros micro-organismos.

É importante também, sempre que possível, colocar o colchão para ventilar ao sol ou pelo menos deixar o quarto aberto para entrada dos raios solares.

Limpeza

Há três grandes amigos da higienização correta do colchão: o aspirador de pó, o bicarbonato de sódio e a água oxigenada. Tenha o hábito de aspirar o colchão a cada 15 dias para eliminar a poeira e outras sujidades e inclua, na rotina quinzenal, o uso do bicarbonato de sódio para limpar o colchão.

Basta polvilhar o bicarbonato na superfície, deixar agir por 30 minutos e aspirar em seguida. O bicarbonato tira praticamente todas as manchas, até mesmo as mais difíceis. Outra aliada da limpeza, a água oxigenada, também é útil na remoção de manchas.

No vídeo abaixo, Gilmara Carvalho ensina como fazer essa limpeza com água oxigenada.

Rotação

É necessário mudar o lado do colchão a cada três meses para reduzir o desgaste natural do material e evitar o afundamento desigual dele. O giro dos lados do colchão ajuda a reduzir esse desgaste, que faz mal, inclusive, à saúde da coluna.

No vídeo abaixo, Flávia Ferrari ensina como fazer essa rotação periódica no colchão.

Por que vale a pena investir em produtos naturais?

Opções não faltam nas prateleiras dos supermercados: são removedores, exterminadores, desinfetantes e toda sorte de itens que prometem pôr fim as sujeiras domésticas. No entanto, pouco se sabe a respeito dos efeitos, em longo prazo, desses produtos químicos para a saúde.

Pensando nisso, é importante investir em produtos naturais, que cumprem bem – ou até melhor – o papel de limpar objetos e superfícies. No caso do colchão, essa troca saudável é ainda mais importante, tendo em vista que é no colchão que descansamos diariamente da rotina frenética do dia a dia.

Especialmente indicado para você:

GATO, CACHORRO NA CAMA? VEJA MOTIVOS A FAVOR E CONTRA

COMO FAZER UMA CABECEIRA PARA A SUA CAMA USANDO PALLETS

O QUARTO DE ACORDO COM FENG SHUI: DICAS PRECIOSAS!

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para GreenMe desde 2017.
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook