Sua casa pode ESTAR CHEIA de toxinas nocivas

toxinas-nocivas

É possível que você nem desconfie, mas nossos lares podem estar repletos de toxinas que devem ser evitadas a todo custo, especialmente se há crianças por perto.

As toxinas são dificilmente detectadas, uma vez que muito comumente as informações da maioria dos produtos são eivadas de detalhes obscuros, além dos detalhes frequentemente omitidos. Isso significa que, em sua grande maioria, os lares estão expostos aos mais variados tipos de toxinas nocivas que são muito prejudiciais para os organismos mais sensíveis, como os das crianças.

As toxinas escondidas

Quando falamos a respeito das toxinas escondidas na maioria dos lares, falamos a respeito da composição de determinados produtos que são potencialmente prejudiciais à nossa saúde. Embora haja uma grande gama de possibilidades e causas, é certo afirmar que uma alta exposição às toxinas pode causar problemas endócrinos, neurológicos, imunológicos e até mesmo de fertilidade.

Felizmente, embora o mercado continue produzindo produtos que podem ser nocivos à saúde, há alternativas saudáveis que podem ser adotadas para uma vida melhor. Veremos agora quais são estas toxinas:

Ftalatos

Os ftalatos causam distúrbios do desenvolvimento, asma, reações alérgicas e prejudicam o desenvolvimento do sistema reprodutivo dos meninos, além de causar problemas de fertilidade. Ftalatos são frequentemente encontrados em plásticos, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Para evitá-los, procure comprar e utilizar produtos de limpeza sem fragrâncias. No caso dos plásticos, procure por produtos compostos de silicone hospitalar, como os bicos de mamadeira, por exemplo.

setaLeia também: COMO ENGRAVIDAR COM FACILIDADE - VERDADE E FICÇÃO

Metanal

O metanal (ou formaldeído) é encontrado em xampus, sabonetes líquidos e produtos para bebês. É uma substância considerada altamente nociva, sendo responsável por casos de câncer. Só é possível evitar esta substância prestando bastante atenção aos ingredientes e propriedades dos produtos antes de adquiri-los.

setaLeia também: JOHNSON&JOHNSON PAGA US$ 72 MI POR LIGAÇÃO ENTRE TALCO E CÂNCER DE OVÁRIO

Pesticidas prejudiciais

Há grandes quantidades de pesticidas de altíssimo risco em produtos de limpeza, repelentes de insetos e sabonetes. Este tipo de toxina é responsável por casos de câncer, especialmente em crianças. Para evitar, recomenda-se a aquisição de produtos totalmente orgânicos e dos que mencionem serem livres de pesticidas.

Leia também: 

setaCOMO FAZER REPELENTE CASEIRO

setaCOMO FAZER SABÃO CASEIRO USANDO CENOURA E CALÊNDULA EM APENAS 5 PASSOS

Elementos antichamas

Antichamas ou produtos retardadores de fogo estão presentes essencialmente em assentos de carros, roupas de cama, almofadas e produtos para bebês. Este tipo de substância é facilmente absorvida pelo organismo, evidenciando-se principalmente através de um teste de urina. Pode causar problemas endócrinos a longo prazo. Para evitar, deve-se utilizar preferencialmente produtos 100% algodão ou de lã para lençol e fronhas ou mesmo o algodão orgânico.

Como utilizar produtos seguros para crianças

Como todos sabemos, vivemos em uma sociedade onde a regra primordial da indústria é o lucro, e não o bem-estar. Isso significa que, infelizmente, produtos devem ser feitos e confeccionados de forma que não encareçam o processo de produção. Como agravante, muitas vezes elementos nocivos à saúde são adicionados a esses produtos.

Uma forma simples e direta de saber se um produto pode ser utilizado ou não é verificar em sua composição se há a presença do elemento Quaternium-15. Caso este ingrediente esteja presente, então o produto deve ser evitado, pois pode causar todas as mazelas já citadas acima devido à sua altíssima toxicidade. Outras toxinas que devem ser igualmente evitadas: parabenos, trietanolamina, isopropanol ou álcool isopropilo e benzyl.

Além disso, é importante estar sempre em dia em relação aos exames médicos, principalmente caso haja qualquer suspeita de intoxicação. Se você perceber a presença de qualquer um dos elementos, produtos ou toxinas acima, é recomendado que um médico seja consultado para uma orientação adequada a respeito das condições de saúde e também a respeito do tratamento ideal caso seja necessário.

Especialmente indicado para você:

setaMENOS MAQUIAGEM, MENOS CREME, MENOS COSMÉTICOS ÀS NOSSAS CRIANÇAS

setaOS INGREDIENTES MAIS TÓXICOS PRESENTES NOS COSMÉTICOS