Aprenda como deixar a sua casa livre de ácaros

ácaros

Hoje tiramos o dia para falar de animais que, geralmente, não queremos ter perto de nós. Desta vez, vamos falar de ácaros, insetos invisíveis a olho nu (eles medem cerca de 0,3 mm).

Os ácaros são da família dos aracnídeos e vivem especialmente em tecidos, e plumas. O calor e a umidade são os principais fatores de reprodução e crescimento desses insetos.

A maioria das espécies de ácaro é inofensiva e alimenta-se de células mortas da pele. Entretanto, os ácaros podem causar alergias, erupções cutâneas, problemas respiratórios, conjuntivite e agravar os sintomas da asma. Estima-se que em uma cama haja, aproximadamente, um milhão e meio de ácaros!

Como é impossível eliminá-los completamente, podemos tomar algumas medidas para mantê-los longe de nós, como deixar os ambientes arejados e iluminados.

Vejamos algumas dicas para deixar os ambientes livres de ácaros.

Spray natural contra ácaros

Para eliminar os ácaros de colchões, almofadas, cortinas e móveis, você pode preparar um spray natural barato e simples.

Ingredientes:

- Água destilada

- Álcool

- Azeite essencial (de alecrim, citronela, limão, lavanda ou eucalipto)

- Recipiente com difusor

Preparo:

Misture, em um recipiente, partes iguais de água e álcool. Depois, coloque 30 gotas de azeite essencial. Coloque a mistura no difusor e pulverize todas as superficies da casa, especialmente os tecidos, como os de almofadas, cortinas, tapetes e, também, a cama.

Como deixar os ambientes ambientes livres de ácaros

- Lave suas roupas de cama semanalmente.

- Deixe a cama desarrumada até a noite, já que assim os ácaros ficarão expostos à luz e ao ar fresco do dia. Do contrário, eles ficarão na roupa de cama.

- Matenha a higiene e a limpeza em dia. Desinfete sempre a sua casa, de preferência com produtos naturais.

- Ventile e deixe colchões e almofadas expostos ao sol ao menos duas vezes por mês.

- Deixe o sol entrar nos ambientes abrindo as janelas.

- Passe o aspirador de pó regularmente no colchão e nas almofadas.

Leia também:

seta

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

seta

COMO FAZER PRODUTOS PARA A LIMPEZA (SUSTENTÁVEL) DA CASA