Publicidade de Supermercado Está Dando o Que Falar na Itália


La Pesca (ou O Pêssego)… Pensa em um bafafá daqueles que divide uma sociedade. Pois a publicidade de um supermercado na Itália está dando muito o que falar e, pior, fez aquela distinção social que a gente detesta, entre direita e esquerda.

Mas vamos lá. A publicidade pode ser vista e compreendida sem que seja necessário ser fluente em italiano. A mensagem é clara e objetiva:

Qual foi o bafafá?

Pessoas que se declaram de esquerda reclamaram que a publicidade retrata uma família tradicional, transmitindo uma mensagem triste sobre a separação dos pais. Alguns sugeriram que seria interessante se, em vez de tristeza, a história mostrasse a menina encontrando no carro uma nova mulher ao lado do pai, e entregando a ela o pêssego. Talvez a mãe da criança também estivesse feliz se tivesse um namorado, uma namorada ou um namoradE. Aliás, é isso, quanto mais diversidade, melhor, certo?

Errado para aqueles que se declaram de direita, que valorizam a família e se emocionaram com o vídeo.

Qual é o ponto? O vídeo apresenta a perspectiva da criança (que não deve ser nem de direita, nem de esquerda). Toda criança sente a separação dos pais. Isso é um fato! Mas no mundo do capitalismo da felicidade em que vivemos, acredita-se que seja impossível ter traumas e viver a vida como ela é. Os traumas devem ser apagados, as decepções devem ser esquecidas e com pensamento positivo tudo se resolve.

Diversidade, celebração, famílias alargadas, quanto mais variadas as formas de família, melhor. Bem-vindos ao novo mundo! Pois é, publicidade é publicidade. A vida como ela é não existe mais: é politicamente incorreta ou muito difícil de ser encarada. Foi-se o tempo do Nelson Rodrigues!

De qualquer forma, o fato de essa publicidade causar polêmica significa sucesso garantido. Falem bem, falem mal, mas falem de mim. Parabéns aos produtores do spot!

E você? O que achou?

Fontes:

  1. fanpage
  2. Breaking Italy

Talvez te interesse ler também:

Qual é o significado da vida? E se a vida não tiver significado algum?

Narcisismo espiritual: quem se acha evoluído, espiritualmente superior

Cavalo Tarado? Cultura é Orquestra da Maré e Sinfônica de Heliópolis

A polêmica da professora que faz dancinha no Tik Tok: entretenimento ou adoecimento?

Anitta é orgulho nacional?! Tirem as crianças da sala

O capitalismo quer se livrar das pessoas porque não precisa mais delas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...