Qual é o sentido da vida? E se a vida não tiver sentido algum?


Nós humanos buscamos o significado de tudo. Se algo não dá certo, há de haver um significado. Buscamos sinais e simbologias em tudo. Ver uma pomba branca significa paz, ver uma joaninha representa sorte. Pequenas coisas dão sentido e significado para as nossas angústias mas, e se tudo isso for uma grande bobagem???

©Emily Morter/Unsplash

©Emily Morter/Unsplash

Condenados a uma vida sem sentidos e significados, nós humanos vagamos pela Terra desanimados, desesperados, ou seja, sem almas e esperanças. Por isso, tudo tem que ter um sentido e o maior sentido que buscamos é o da vida.

E se a vida não tivesse nenhum sentido? E se a vida não tivesse nenhum significado?

Para tamponar nossas angústias, nós buscamos respostas que não existem.

Por mais que a ciência tenha avançado, seguimos sem saber de onde viemos e para aonde iremos. Existem teorias, mas não existem certezas. E como não existem certezas, nós apelamos para o mistério, afinal, tudo é um mistério!

Por que é importante falar sobre isso?  Sobre a possibilidade de a vida não ter sentido algum?

Os bons propósitos

Segundas-feiras, os primeiros dias dos meses e janeiro, o primeiro mês do ano, nos enchem de promessas, esperanças e bons propósitos. Quando um ano se inicia vale tudo: cartomante, pensamento positivo, respiração, meditação, orações aos céus. Os nossos sofrimentos passados devem ter tido o propósito de nos tornarmos resilientes, fortes, experientes (não vamos errar de novo o mesmo erro e… erramos).

Janeiro também é o mês da saúde mental. Porque é tudo uma fobia, um distúrbio, uma síndrome ou uma doença mental. Até ser normal virou anormal (normose).

É uma sociedade global, uma cultura humana, onde nós precisamos o tempo todo:

  • produzir
  • ser competente
  • competitivo
  • vencedor
  • calmo
  • tranquilo
  • positivo
  • grato
  • feliz
  • rico
  • humilde
  • paciente
  • esperançoso

Um lista improponível, surrealista, enlouquecedora e sem fim.

Nada é por acaso

Para dar sentido à nossa vida, buscamos propósitos e significados em tudo porque nada é por acaso, certo?

Talvez seja errado! Talvez a vida não tenha significados. Talvez ser Lady Gaga ou Lady Gari seja a mesma coisa para a vida. Não existe para o Universo a diferença entre o pobre e o rico, entre o casal fértil que tem 10 filhos e o estéril que já gastou milhões sem conseguir inseminar.

Não existe significado algum em morrer jovem ou morrer velho…

Não existe motivo em nascer pobre ou rico na teoria da encarnação, exceto o motivo prático, material, de ter antepassados ricos.

Então, a vida é nada, não tem sentido ou significado, ninguém está pagando pecado nem ganhando recompensa de nada, por nada. Tudo é um acaso sem sentido.

Se assim fosse, ou se assim for, a única coisa que temos a fazer é parar de procurar significados, relaxar e viver a insignificância da vida. Talvez assim seja mais fácil. Por que precisamos achar sentido nas coisas?

Esse texto é uma reflexão inspirada no vídeo abaixo sobre o marketing da existência. Assistam pois muitas vezes o significado das coisas é tão simples que não precisa de significado.

De qualquer forma, se buscar significados nos faz viver melhor, que continuemos na busca, contanto que não nos desesperemos se não encontrarmos tais significados.

Que o sentido da vida de cada um seja uma opinião pessoal e íntima e não um produto, como qualquer outro, que promete resolver problemas.

A angústia, as perguntas sem respostas, as alegrias e as tristezas são… a própria vida.

Talvez te interesse ler também:

Manipulação afetiva, emocional: o que é e como reconhecer

Estoicismo, a Filosofia do Viver em Paz. 10 Ensinamentos para a Vida

Como ser atraente? Quem, ou o quê, você quer atrair?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...