Separe seus hábitos dos objetivos e consiga o que quiser em 2023


Quais são os seus objetivos para 2023? Se você tiver alguns, é bom primeiramente separar seus hábitos de seus objetivos, pois é bem difícil conseguir novos objetivos tendo hábitos antigos.

Quando algo se torna um hábito, é extremamente difícil quebrá-lo, diz para o Wired, Wendy Wood, professora reitora emérita de psicologia e negócios da University of Southern California e autora do livro Good Habits, Bad Habits: The Science of Making Positive Changes That Stick.

Objetivos são os desejos que você quer alcançar, através dos planos que você cria para conseguir realizá-los. Mas os hábitos que você tem podem colocar tudo a perder, porque são os hábitos que nos fazem manter um comportamento.

As pessoas adquirem hábitos inconscientemente, portanto, pode ser que alguns de seus hábitos sejam indesejados ou sabotem seus esforços para alcançar seus objetivos.

Quase a metade do nosso tempo repetimos comportamentos de maneira automática, habitual, diz a professora Wendy. Ou seja, agimos sem pensar. Qual é o problema disso? É que quando estivermos estressados ou cansados, voltaremos aos nossos hábitos estabelecidos e esqueceremos nossos objetivos.

É difícil criar novos hábitos, mas essa é a melhor maneira de alcançar novos objetivos do ano novo.

Veja as dicas resumidas para criar novos hábitos e não cair em tentações ao primeiro sinal de estresse ou cansaço em 2023.

©Engin Akyurt/Wikipedia

©Engin Akyurt/Wikipedia

Fase 1: seja honesto consigo

Não adianta querer virar super saudável da noite para o dia: comendo melhor, dormindo melhor e se exercitando mais ou melhor.

Faça uma lista e priorize o que dá para agora, porque se você colocar tudo no mesmo balaio, vai se cansar e desistir logo.

Atenção também aos sub-hábitos associados a um hábito ruim. Por exemplo comer mal. Comece por fazer a mudança no planejamento das compras. Em vez de supermercado, vá a feira.

Dormir melhor: comece por não usar o telefone antes de dormir.

Fazer ginástica: não pode começar correndo por uma hora, 7 dias na semana. Seja honesto consigo, comece devagar e veja o que pode fazer sem se cobrar demais porque, para mudar um hábito ruim, é mais fácil ir devagar e constante rumo à mudança.

Fase 2: planeje bem

Objetivo escolhido, é hora de planejar de forma objetiva e sem enrolação.

Uma ótima dica é escrever em um papel o que te atrapalhou nas tentativas passadas de alcançar seu objetivo. Por exemplo, comer mal durante o dia e se empanturrar a noite. Planeje comer lanches saudáveis, levar marmita ao trabalho, etc.

O que te fez parar de se exercitar nas vezes anteriores? Será que fazer academia é a sua praia? Não é melhor fazer dança ou outro exercício? O que te impulsiona ao exercício e o que te dá preguiça? Às vezes a  academia era muito longe ou as pessoas eram muito chatas.

Entender o que você gosta e o que não gosta te ajudará a manter o bom hábito de se exercitar com mais frequência.

Fase 3: primeiros passos e manutenção

Depois de ter definido o seu objetivo e ter planejado como consegui-lo – tendo sido muito específico sobre quando, onde e como você fará isso – é hora de seguir o plano e transformar novos comportamentos em um hábito.

A boa notícia é que, segundo os especialistas, as memórias de hábitos se formam muito lentamente mas também decaem lentamente, ou seja, se você vacilar algumas vezes não tem problema, desde que você mantenha constância, voltando logo para o trilho planejado.

Ano novo é um ótimo momento para mudar. De fato, “as pessoas são mais propensas a mudar comportamentos no primeiro dia da semana, no primeiro dia do mês ou no primeiro dia do ano”.

Cada dia pode ser um novo começo. Em 2023 serão 365 oportunidades para ser feliz criando novos hábitos saudáveis.

Talvez te interesse ler também:

Desafio: ficar 1 dia sem reclamar. Será que você consegue?

Veganuary! Por um janeiro vegano em 2023

TOP 10 Frases de Esperança para Começar 2023




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...