Como ser atraente? Quem, ou o quê, você quer atrair?


Uma das perguntas trend do Google 2022: como ser atraente. O que será que as pessoas buscam com essa pergunta? Interessante saber: ser atraente para quê e para quem?

Sim! Porque ser atraente pode ter muitos significados.

Primeiramente porque o que é atraente para um, pode não ser para outro. Daí vem a pergunta: atraente para quem ou para quê?

O quê, ou quem, você quer atrair?

Imagino que as pessoas queiram ser atraentes no sentido sexual. Mas o que atrai em uma pessoa, pode não ser a mesma coisa que atrai em uma outra.

Por exemplo: quem gosta de dinheiro, acha o luxo atraente, vai se sentir atraído por pessoas que demonstrem riqueza, mesmo que tudo que essa pessoa tenha de material para demonstrar riqueza, seja falso ou esteja sendo pago em infinitas parcelas em infinitos cartões.

Uma outra pessoa é atraída pela inteligência. Então ela pode se sentir atraída por alguém que denote sabedoria através de diplomas, masters e doutorados, ainda que toda a sabedoria da pessoa seja superficial, aprendida, não vivida ou criada por ela mesma.

Outras pessoas podem se sentir atraídas pela beleza física: o corpão sarado, musculoso, mas também pode ser magro como a modelo anoréxica da passarela, ou curvilíneo e carnoso como as figuras das obras de Botero.

Tudo é uma questão subjetiva. Dá para perceber?

Não dá para atrair gregos e troianos

Não dá para ser atraente e atrair todo mundo simplesmente porque, as pessoas sendo diferentes, se sentem atraídas por pessoas e coisas diferentes. Não dá para atrair gregos e troianos.

Voltando aos exemplos: quem se sente atraído pela riqueza, pode preferir bons modos em vez de boas roupas.  Quem é atraído pela beleza física pode ser atraído por um corpo harmonioso, nem sarado, nem magro, apenas harmonioso. Quem gosta de inteligência pode se sentir atraído por uma pessoa de raciocínio claro e original.

A questão é simples: se beleza, dinheiro, inteligência, etc são questões relativas, afinal, o que é bonito para um pode não ser para outro, é impossível ser atraente se, ser atraente signifique agradar ao outro.

Isso porque, a ideia que o outro tem sobre as subjetividades da atração, nem sempre são fáceis de ele mesmo entender. Ou seja, a maioria de nós sequer entende o porquê de se sentir atraída por certas coisas e pessoas. Há quem diga que a atração acontece quando inconcientemente encontramos no outro algo de familiar para nós.

Falamos sobre isso aqui -> Não é a beleza física que nos torna atraentes, diz a ciência

Seja quem você é

Talvez a única fórmula para ser atraente é ser você mesmo. Apenas a transparência é capaz de criar atrações verdadeiras e recíprocas. Se você for verdadeiro, consigo sobretudo mesmo, estará mostrando ao outro uma imagem mais clara possível de si. E o outro pode te achar atraente ou não, mas ao menos não se sentirá enganado com o tempo.

Ser atraente é ser orgulhoso de si. Não orgulhoso no sentido egoísta, narcisista e sim, orgulhoso no conhecimento de ser único e de não estar aqui para satisfazer as expectativas alheias.

Claro que tudo tem um equilíbrio. Não é Síndrome de Gabriela (eu nasci assim e os outros que gostem de mim, insuportável, como eu sou), nem tampouco mitomania (minto para ser atraente ao outro). É ter autoconhecimento, saber quem é seguir o baile na certeza que atrairá para si, e sem esforço, quem se alinhar com a sua maneira de ser.

Simples assim!

E se você chegou até aqui e pensou que dinheiro e beleza não são subjetivos porque Brad Pitt é unanimidade e que ninguém duvida da riqueza de Jeff Bezos, calma! Dinheiro poder ter fim e é sempre relativo, assim como a beleza. E nunca é apenas UMA coisa que nos faz atraentes.

Não basta ser rico, tem que ter caráter. Não basta ser bonito, tem que ser humilde.

Veja no vídeo do psicólogo Marcos Lacerda do Nós da Questão dicas não para ser atraente, e sim, para ser IRRESISTÍVEL.

Talvez te interesse ler também:

Querer agradar demais aos outros tem nome: People Pleaser 

O que, de fato, é a Lei da Atração e como usá-la com Sabedoria

Estoicismo, a Filosofia do Viver em Paz. 10 Ensinamentos para a Vida

Como ter Autocuidado Emocional: 10 Dicas!

Indisponibilidade emocional: o que é e como reconhecê-la




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...