Vespa-joia: o “Alien” e predador mais temido da barata


A vespa-esmeralda, também chamada de vespa-joia, é um inseto terrível para a barata, porque quando se aproxima dela, com duas ferroadas, paralisa e faz a barata entrar no modo “zumbi”.

Com a barata paralisada, a vespa a arrasta para um esconderijo e faz da sua presa um ninho, depositando no corpo da barata seus ovos. Quando nascem as larvas, a barata serve de alimento para a cria da vespa.

A cena da vespa predando a barata é sinistra e nos leva a ter compaixão desse inseto, que mesmo sendo 4 vezes maior que seu predador, fica totalmente inerte e indefesa!

Mesmo que ela seja salva antes de ser arrastada pela vespa-joia, ainda assim, a barata fica totalmente grogue, como uma morta-viva que não consegue sair do lugar (baseado em fatos reais, porque presenciei isso).

Por que a vespa-joia age assim?

Fabio Nascimento, professor da USP de Ribeirão Preto e coordenador de estudos sobre o comportamento social de vespas e abelhas, com apoio da Fapesp, explicou ao G1 este tipo de predação da vespa-joia.

Tudo começa quando uma fêmea de vespa-joia percebe que está próxima da época de deposição dos ovos e vai atrás de um local seguro para ter os seus filhotes.

Ao encontrar uma barata, a vespa-joia a ataca dando-lhe ferroadas em seu cérebro, com isso inibe os sentidos do inseto para que fique à mercê dos seus comandos.

“Elas ferroam a presa não com o objetivo de matar, mas de anestesiar.

O veneno é um neurotóxico, que paralisa as baratas”, explica Fabio Nascimento.

Ao aplicar as ferroadas no cérebro da barata, a vespa-joia passa a guiar o animal, puxando-o pelas antenas e o direciona para um local onde será o ninho de sua cria e seu refúgio.

A estratégia mantém o corpo da vítima ainda quente, para servir de berçário para os seus filhotes e também de alimento, porque a vespa-joia irá depositar seus ovos nas articulações das patas da barata.

Quando os ovos eclodem, os filhotes passam a se alimentar de todo o interior da vítima, deixando apenas uma casca vazia da barata.

O professor Fabio Nascimento ainda disse que estas vespas são capazes de caçar diversos outros insetos ou até aracnídeos, muito maiores do que elas, para servirem como “hospedeiro” dos seus filhotes.

“O corpo da aranha ou da barata mantém o ambiente estável, o que favorece todo o desenvolvimento de larvas até a fase adulta, dentro do corpo da presa”, esclareceu ele.

Informações sobre a vespa-joia

Saiba mais sobre esse terrível predador da barata, com as informações a seguir:

Espécie

A vespa-joia é a espécie Ampulex compressa, da família Ampulicidae. A espécie também é conhecida no noroeste havaiano como vespa-kanassa.

Origem

Acredita-se que Ampulex compressa seja nativa do sul da Ásia, África e das ilhas do Pacífico, e que fora se espalhando pelo mundo através dos navios de carga.

Características

Este inseto possui coloração verde-esmeralda e tem hábitos solitários.

Predação

Essa espécie de inseto é considerada como um pesadelo para as baratas, apesar de poder atacar diversas outras espécies de insetos, dependendo do ecossistema no qual se encontra.

Comportamento parasitário

Em geral, este inseto utiliza baratas como hospedeiras para sua prole, atacando-as com ferroadas que atingem seu sistema nervoso central.

Após ficar afetada pelo veneno da vespa, a barata perde a capacidade de se defender e reagir, como dito antes, entra no modo “zumbi” .

A vespa-joia prossegue com seu ataque, arrancando as antenas da barata e sugando pelos ferimentos, parte de sua hemolinfa (sangue do inseto).

Por fim, a vespa-joia localiza um abrigo para onde arrasta a barata pelas antenas, então, ali deposita de um, ou mais raramente dois, ovos no ‘sovaco’ da presa, lugar que ela não consegue alcançar.

Procriação

Depois que nascem,  as larvas da vespa-joia se alimentam-se da hemolinfa da barata ainda viva, e depois de cerca de uma semana, invadem o interior da barata alimentando-se dos seus órgãos, até que sobre apenas o exoesqueleto (camada externa/casca do corpo do inseto).

Se caso encontrar os restos mortais de uma barata sem a cabeça, “barriga” e as patas, provavelmente ela foi pega por uma vespa-joia.

Imagens da vespa-joia

Este vídeo do canal Eróu traz imagens e mais informações sobre a vespa-joia:

Curiosidades

Uma curiosidade é que as assombrosas estratégias comportamentais da vespa-joia e seu tipo de predação tem chamado a atenção da ciência e vem sendo alvo de observações científicas.

Outra curiosidade é que esse comportamento sinistro da vespa-joia serviu de base para personificar o monstro alienígena, personagem da produção cinematográfica premiada com o Oscar, Alien, o 8º passageiro.

Como visto, a arte imitou a realidade!

E você? Já tinha visto este inseto?

Fontes:

Para saber curiosidades do mundo animal,veja:

Por que os animais estão andando em círculo?

Diferenças entre Animais Silvestres, Selvagens e Exóticos

Gato de raça é confundido com onça e Bombeiros resgatam o animal

10 Curiosidades do mundo Animal, em ilustrações divertidas

Vespa-cuco: Esse inseto é um espetáculo de cores e brilhos!

Raríssima cobra de duas cabeças encontrada no quintal de uma casa

Tudo sobre pítons: As serpentes do gênero Python

Kallima inachus: a borboleta que se parece com folha de árvore

Raríssima Coruja-do-Ártico é sensação por aparição inusitada

Mariposa-luna: A mais bonita das mariposas, alvo da cobiça dos homens




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...