Mariposa-luna: a mais bonita das mariposas, alvo da cobiça dos homens

Mariposa-luna: a mais bonita das mariposas, alvo da cobiça dos homens

Ela é considerada a mais bela entre as mariposas. Pelo menos é assim que um artigo da Universidade da Flórida a descreve, dando como prova de sua popularidade o fato de que, nos Estados Unidos, sua imagem já estampou uma coleção especial de selos e a capa de um guia sobre sua espécie, além de ter inspirado personagens animados em um comercial de TV.

Até seu nome evoca beleza: a mariposa-luna (Actias Luna) é assim chamada por causa das formas circulares que adornam cada uma de suas asas. A coloração verde e a cauda alongada, feito o rabo de uma andorinha, fazem delas exemplares únicos.

Precisamente por isso, infelizmente, elas são alvos de cobiça dos colecionadores, que se aproveitam da sua natural atração pela luz para capturá-las nos ambientes urbanos.

Essa, aliás, é uma das causas que comprometem a preservação da sua espécie, cuja população, como as de todos os demais insetos, já vem sofrendo drásticas reduções devido ao uso excessivo de agrotóxicos e ao desmatamento.

Vida curta mas boa

O propósito de vida deste inseto é o acasalamento para a preservação da espécie.

Como explica o post abaixo, a mariposa-luna vive cerca de uma semana apenas, pois não possui um sistema digestivo. Por isso, ela precisa se alimentar na fase da lagarta. Os machos geralmente emergem dos casulos primeiro e ganham vantagem sobre as fêmeas.

Em condições normais, seu ciclo reprodutivo começa na primavera, quando se dá a desova das fêmeas em folhas de nogueira, que depois servem de alimento para as larvas recém-nascidas.

Quando atingem cerca de 8 cm de comprimento, elas constroem seu casulo, que cai no chão no outono e assim atravessa o inverno, até que, junto com a primavera, uma mariposa ganha os céus.

Como explicam os pesquisadores da Universidade da Flórida, o cheiro das fêmeas é capaz de atrair os machos a distâncias consideráveis. Quando se dá o encontro, a natureza cumpre seu papel: e aí começa tudo outra vez. Isso, claro, se o homem não interferir no processo.

Apaixone-se por mais essa maravilha que a Mãe Natureza criou, assistindo ao vídeo abaixo:

Talvez te interesse ler também: 

Borboleta: simbologia, significado no sonho e importância ecológica

As mais lindas fotos de animais selvagens no Wildlife Photographer Of The Year 2019

Lonomia obliqua – É linda, mas o seu veneno pode matar uma pessoa!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *