Abelhas são os únicos animais, além de nós, capazes de entender a diferença entre números pares e ímpares


Há quem considere as abelhas os seres mais importantes do planeta, pois estima-se que 70% da agricultura mundial dependa exclusivamente delas. Além de grandes trabalhadoras, as abelhas são também muito inteligentes e ótimas em matemática. Vários estudos confirmaram essa habilidade, mas agora uma novidade.

Abelhas são os únicos animais, junto com o homem, a entender a diferença entre números pares e ímpares. Em um experimento inusitado, uma equipe de pesquisa internacional conseguiu demonstrar mais essa grande capacidade matemática das abelhas.

Inteligentes, boas em matemática

Estudos anteriores já haviam demonstrado as capacidades matemáticas extraordinárias destes seres.

Por exemplo, este estudo demonstrou que as abelhas conseguem associar símbolos a números.

Este outro estudo revelou que abelhas sabem fazer adição e subtração, enquanto este estudo demonstrou que as abelhas compreendem o conceito de zero.

Agora, a novidade é que as abelhas também são capazes de distinguir números pares de números ímpares. Além das abelhas, somente os Homo sapiens sabem fazer tal distinção.

O estudo

Uma equipe de pesquisa internacional liderada por Scarlett R. Howard, pesquisadora do Center for Integrative Ecology da Universidade Deakin, em Burwood, Austrália, submeteu dois grupos de abelhas europeias (Apis mellifera) a um experimento inusitado.

O primeiro grupo foi treinado para associar cartões com números pares de formas à água com açúcar, e cartões com formas ímpares ao quinino, uma substância que as abelhas detestam.

Scarlett Howard / The Conversation

Scarlett Howard / The Conversation

O segundo grupo foi treinado exatamente da mesma maneira, mas ao contrário, associando quinino a números pares e água com açúcar a números ímpares.

Curiosamente, os cientistas descobriram que as abelhas eram mais habilidosas e mais rápidas em aprender números ímpares do que números pares, ao contrário dos humanos.

Depois de verificar que as abelhas aprenderam a reconhecer as formas corretas com uma precisão de 80%, a equipe mostrou às abelhas novos, cartões com números completamente diferentes (11 e 12).

Incrivelmente, as abelhas que haviam associado a água com açúcar aos números pares se dirigiram principalmente para o cartão com 12 formas, enquanto aquelas treinadas em números ímpares foram para o 11.

Não se sabe de onde venha essa habilidade das abelhas, mas os cientistas acreditam que pode ter a ver com o número das pétalas das flores.

Tampouco está claro se as abelhas são capazes de entender essa diferença contando os números ou os dividindo por dois.

O mais incrível é saber que esses minúsculos insetos têm menos de um milhão de neurônios, contra os cerca de 100 bilhões deles no cérebro humano.

A pesquisa evidencia ainda mais a importância das abelhas para a vida da Terra. É um dos seres mais inteligentes que existem, embora em ecologia, cada espécie é de grande importância para toda a biodiversidade.

A pesquisa “Numerosity Categorization by Parity in an Insect and Simple Neural Network” foi publicada na revista científica Frontiers in Ecology and Evolution.

Talvez te interesse ler também:

Candelila: opção vegetal para cera de abelha e outros usos

Crueldade por trás da Cera de Abelha que você nem Imagina

Em Curitiba, abelhas nativas são guardas municipais que prestam verdadeiros serviços ambientais

Estudo mostra que abelhas podem levar gerações para se recuperar da exposição a inseticidas

A vida sexual das abelhas: cientistas descobrem o namoro delas no ar

Dia Mundial das Abelhas: mulheres empoderadas, abelhas protegidas, alimento saudável e abundante para todos

A Vida das Abelhas: vídeo inédito mostra como os pesticidas mudam o comportamento delas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...