Dia Mundial das Abelhas: mulheres empoderadas, abelhas protegidas, alimento saudável e abundante para todos


Hoje, 20 de maio, é o Dia Mundial das Abelhas. Todo mundo deveria saber da importância desses insetos polinizadores, mas esse ano a conscientização da data ganhou uma força especial, que já está dando o que falar: a Angelina Jolie coberta de abelhas.

A campanha da National Geographic com uma das mulheres consideradas mais bonitas do planeta, chama a atenção para o delicado equilíbrio entre os humanos e os insetos polinizadores. Dependemos destes para nossa segurança alimentar. Sem polinização não há alimento.

A força do feminino

Assim, a National Geographic conseguiu chamar a atenção para o Dia Mundial das Abelhas e para um programa da UNESCO-Guerlain que “treina mulheres como apicultoras-empresárias e protetoras de habitats de abelhas nativas em todo o mundo”. É uma rede global de mulheres protetoras desses polinizadores fundamentais.

A foto da campanha foi inspirada no famoso retrato de Richard Avedon, o apicultor nu coberto de abelhas que alguns de vocês devem se lembrar. A foto é de 1981, clique aqui para ver.

Simbologia da abelha

A abelha é um símbolo feminino, do trabalho, da abundância entre outros significados.

Mulheres empoderadas, abelhas protegidas, alimento saudável e abundante para todos. Esse é o resumo da campanha que está dando o que falar, merecidamente, e que esperamos colha bons frutos dessa conexão.

Sobre a foto

Inspirado no famoso retrato de Richard Avedon, para conseguir o efeito que queria, Dan Winters, fotógrafo e apicultor amador, entrou em contato com um entomologista que criou um feromônio especial (conhecido como feromônio mandibular rainha, ou QMP) e mantiveram a calma, como conta Dan no post da @natgeo no Instagram.

Era preciso estarem em silêncio e no escuro para que as abelhas ficassem calmas. O feromônio foi aplicado nos lugares do corpo onde Jolie queria que as abelhas pousassem, e permaneceu imóvel, coberta pelas abelhas por 18 minutos, sem levar sequer uma picada!

“Estar perto de abelhas é sempre uma experiência que me deixa maravilhada. Acho que essa sessão fotográfica também foi um evento inspirador para todos os presentes – e nossa oferta para o Dia Mundial da Abelha tem suas próprias raízes na história da fotografia. Ao criar este retrato exatamente 40 anos depois, não estamos apenas homenageando abelhas e apicultores em todos os lugares hoje, estamos também homenageando Avedon, sua imagem icônica e a técnica pela qual ela foi alcançada”, diz o post.

Para saber mais sobre a importância das abelhas na polinização dos alimentos e na fertilidade da vida na Terra, leia nossos links abaixo:

Talvez te interesse ler também:

A abelha é o ser vivo mais importante da Terra (mas talvez não tenhamos percebido)

A Vida das Abelhas: vídeo inédito mostra como os pesticidas mudam o comportamento delas

Erva nada daninha: a dente-de-leão é ótima fonte de alimento para abelhas e outros polinizadores




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...