Ressurgência: 10 orcas são avistadas perto da praia em Arraial do Cabo, capital do mergulho no Brasil


O verão no Brasil está chegando e o famoso caribe brasileiro, Arraial do Cabo (RJ), é um dos locais prediletos para cetáceos passearem durante este período do ano.

Um grupo de dez orcas chegou bem próximo à enseada na praia chamada Prainha. A proximidade das baleias chamou a atenção dos banhistas no último dia 24.

Além das baleias, golfinhos também costumam frequentar as águas da Região dos Lagos nesta época. Mas, o inédito para os banhistas, foi avistar nove orcas da mesma família, entre adultos, jovens e filhotes e um macho chamado Almirante, o maior que se uniu ao grupo. Os cetáceos caçavam arraias.

Ainda nesse mês de novembro, durante uma fiscalização da Polícia Federal na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, o grupo foi visto atacando uma baleia jubarte, que morreu.

Fenômeno da ressurgência

A “ressurgência” é uma corrente vertical que vem do fundo para a superfície do mar.

A massa de água profunda é empurrada para cima por correntes horizontais, que por sua vez, são estimuladas pelo vento. São raros os pontos no planeta onde se pode encontrar esse fenômeno e Arraial do Cabo é um deles.

O grande benefício da ressurgência é a riqueza de nutrientes que traz à superfície, favorecendo o desenvolvimento abundante da vida marinha.

A corrente, além de trazer uma enorme quantidade de alimentos e águas muito geladas, transparentes e azuis, faz com que Arraial do Cabo seja considerado um dos melhores pontos de mergulho do Brasil.

A temporada promete muitas belezas naturais e águas cristalinas. Por isso:

  • menos lixo nas praias;
  • mais turismo consciente;
  • cuidado com os animais marinhos;
  • menos plásticos nos oceanos.

Faça a sua parte!

Talvez te interesse ler também:

Levantamento aponta que Brasil perdeu 15 % das áreas de praias e dunas em 36 anos

As Praias mais bonitas do Brasil – Veja as FOTOS! 

Animais, pedras e conchas: da praia nada se toca e nada se leva. É crime! 

Coca-Cola é o lixo mais comum nessas praias




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...