18 curiosidades sobre as Baleias, os maiores mamíferos do mundo


Baleias são os maiores mamíferos do planeta Terra, por conseguinte são também os maiores cetáceos. Pertencem às subordens Mysticeti e Odontoceti. São animais fantásticos, adorados e muito curiosos. Vejamos algumas das características mais intrigantes desses animais incríveis. 

Dois grupos principais (com e sem dentes)

As baleias são divididas em dois grupos principais: misticetos (cetáceos com barbatanas) e odontocetos (cetáceos com dentes).

As baleias de barbatanas têm placas fibrosas de barbatanas na boca em vez de dentes, o que lhes permite filtrar enormes quantidades de alimento: krill, plâncton e crustáceos.

Já as baleias dentadas têm dentes que lhes permitem se alimentar de presas maiores, como peixes e lulas.

Algumas baleias são super sociais

As orcas são baleias altamente sociais e que geralmente viajam em grupos matrifocais – unidade familiar focada ou centrada na mãe.

Baleias nunca dormem completamente

Por serem mamíferos, as baleias precisam do oxigênio que existe na superfície. Por isso elas são nadadoras conscientes, ou seja, precisam decidir quando respirar. Para dormir, por exemplo, elas entram em um estado de semiconsciência, ficam meio acordadas, mesmo dormindo.

Grandes viajantes

As baleias-cinzentas (Eschrichtius robustus) fazem viagens tão distantes que são consideradas uma das migrações anuais mais longas de qualquer espécie: elas viajam cerca de 16.000 km.

Jejum anual

Segundo a WWF, as baleias-jubarte no Hemisfério Sul conseguem viver de suas reservas de gordura por aproximadamente de 5 a 7 meses por ano, período durante o qual migram de seus locais de reprodução tropicais para a Antártida, onde se alimentam de krill (crustáceos diminutos).

Elas precisam de ar

Exatamente por precisar do oxigênio da atmosfera, a baleia sai, de vez em quando, do fundo do mar, para respirar na superfície e encher os pulmões.

Elas podem ser tão grandes quanto os dinossauros

A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é semelhante, em termos de tamanho, a alguns dinossauros, como o Titanossauro ou Argentinossauro, que tinham mais de 40 metros de comprimento. Ela é o animal mais pesado que existe, chegando a medir mais de 3o metros e pesar mais de 150.000 kg, o equivalente a 24 elefantes, de acordo com o NOAA.

As baleias-azuis podem consumir cerca de 3.600 kg de krill por dia!

Elas cantam

Uma das formas de comunicação das baleias é a música. Elas cantam para fins de reprodução, segundo os cientistas. No entanto, as suas canções não pode ser escutadas pelo ouvido humano, porque elas se comunicam em uma frequência mais baixa do que as pessoas conseguem escutar. As baleias belugas são, particularmente, fãs de música.

Coração eloquente

O coração de uma baleia-azul bate tão alto que pode ser escutado a três quilômetros de distância.

Elas são feministas

As fêmeas são as figuras mais importantes na sociedade das baleias. São elas que lideram os grupos e ficam com seus filhotes durante a vida inteira.

Moby Dick realmente existiu

A baleia Moby Dick, imortalizada na obra de Herman Melville, existiu de fato. Estudos indicam que aconteceu mesmo um episódio semelhante ao relatado no livro. A baleia de verdade chamava-se Mocha Dick e afundou um navio inglês, por volta de 1820.

Elas se alimentam de modo diferente

Baleias misticetos têm um órgão próximo ao queixo, que não existe em nenhum outro animal, e é responsável por ajudá-las a filtrar os alimentos que elas capturam no mar, tendo em vista que elas engolem muita água nesse processo.

Ecolocalização

Baleias dentadas (odontocetos) possuem uma massa de tecido adiposo localizada na cabeça delas que atua como lente sonora. É um órgão-chave envolvido na comunicação e ecolocalização desses animais. Assim como os morcegos, elas usam essa ecolocalização para “enxergarem”.

Vítimas dos desmandos humanos

Estima-se que havia mais de 225.000 baleias-azuis antárticas antes de sua exploração – hoje existem menos de 3.000.​

Apesar da proibição, países como Noruega, Islândia e Japão continuam caçando baleia.

Além disso, baleias são vítimas da pesca fantasma e, quando não são capturadas propositadamente, ficam enroscadas nas redes ou morrem à causa do triste lixo marinho.

Como as baleias amamentam seus filhotes?

Como diz o título desse artigo, baleias são os maiores mamíferos do mundo. Mas como elas amamentam seus filhotes?

O bebê baleia faz como a maioria dos mamíferos: mama! Ou seja, suga o alimento que sai dos  mamilos da mãe, localizados entre o centro da barriga e a cauda da baleia.

Os bebês das baleias são muito famintos

Se você acha que bebês humanos mamam muito é por que não conhece os filhotes das baleias. Eles podem mamar cerca de 500 litros em apenas um dia. Isso que é apetite!

E o leite dos cetáceos tem uma concentração de gordura muito maior que a do leite humano, variando entre 25 e 50% , o que ajuda no incrível desenvolvimento dos filhotes.

Baleias têm longa vida

Cientistas descobriram uma espécie de baleia que pode ter vivido cerca de 200 anos: a baleia da Groenlândia. E ela pode ajudar os pesquisadores a decifrarem como os humanos podem viver mais.

Baleias assassinas não são baleias

Conhecidas pelo péssimo nome de ‘baleias assassinas’, as orcas, na verdade não são baleias e sim a maior espécie da família Delphinidae, dos golfinhos.

Talvez te interesse ler também:

BALEIAS: SEUS HÁBITOS RESPIRATÓRIOS SE MODIFICAM PARA SE PROTEGEREM DOS ATAQUES DAS GAIVOTAS

ESTUDO AFIRMA QUE GOLFINHOS E BALEIAS SENTEM PELA PERDA DE PARENTES PRÓXIMOS

A MARAVILHOSA DANÇA DAS BALEIAS EM TORNO A UM HOMEM COM SUA PRANCHA




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...